Resenha | “Aurora Ascende” é o livro perfeito para quem gosta de fantasia e ficção científica

Conheça o livro "Aurora Ascende", livro que mistura elementos de ficção científica e fantasia em uma história envolvente e dinâmica.

Aurora Ascende
Essa resenha não contém spoilers relevantes sobre a trama principal de “Aurora Ascende”

Uma das grandes apostas da Editora Rocco, parceira do Sobre Sagas em 2021, é o tão aguardado livro Aurora Ascende“, dos autores Amie Kaufman Jay Kristoff. A obra, publicada internacionalmente em maio de 2019, foi destaque entre os livros mais vendidos do The New York Times e é o primeiro volume da trilogia Ciclo Aurora, que também conta com os títulos “Aurora Burning” (Aurora Queima, em tradução livre) e “Aurora’s End” (O Fim de Aurora, em tradução livre).

A trama da publicação acompanha um esquadrão formado por dez integrantes desajustados reunidos pelo acaso no inicio do livro, e agora, que eles se graduaram na Academia Aurora, cabem a eles embarcarem em suas primeiras missões espaciais. Em relação ao primeiro arco do livro, ambos os autores não gastam páginas em longas introduções e já empurram os leitores para dentro dos desafios que Tyler, um dos melhores alunos da Academia, enfrenta quando recebe um chamado.

É nessa missão em que ele encontra e salva a vida de Auri, uma garota que sobreviveu por criogenia em uma nave lançada pela Terra há mais de 200 anos. Os desafios dessa atividade inicial fazem com que Tyler, que tinha tudo para participar de uma equipe com os melhores graduados da Academia, perca o Alistamento e acabe se instalando em uma equipe de desajustados cujas personalidades são completamente diferentes.

Brindes da primeira edição do livro “Aurora Ascende” (Imagem: Divulgação/Rocco).

Desse ponto, os leitores de ficção científica e drama já conseguem captar qual será a vibe do livro. E é exatamente nesse ponto que Kaufman Kristoff acertam em cheio: Aurora Ascende“, apesar de ser um livro evidentemente de ficção científica, consegue pescar elementos de outros gêneros que deixam a história muito mais envolvente e dinâmica.

As referências que os autores inserem na obra vão desde grandes clássicos da literatura – como as raças criadas por J.R.R. Tolkien em sua obra – até os mais recentes recursos da dramaturgia cinematográfica, como os arcos de ação em ambientes espaciais que, inclusive, renderiam uma adaptação cinematográfica de excelência para o livro.

Por se tratar da primeira obra de uma trilogia, é claro que os autores acabam se prologando um pouco mais em estabelecer os preceitos desse universo e introduzir com clareza os lugares e personagens da trama, mas esses trechos mais descritivos acabam se mesclando com momentos de ação e isso garante que a história não perca do ímpeto da narrativa – mantido aqui por elementos de enredo, como os diversos pontos de vista em que a história é narrada, e pelos deslumbramento com a completude desse novo universo.

Primeira edição do livro “Aurora Ascende”, de Amie Kaufman e Jay Kristoff (Imagem: Sobre Sagas).

Outro ponto que, inquestionavelmente, deixa os leitores presos ao enredo de Aurora Ascende” são os personagens principais. O grupo de desajustados – outro recurso também já conhecido em produções de jovens adultos – possibilita que os leitores se identifiquem com características específicas de cada personagem. É quase impossível não se apaixonar com o lado resolutivo de Scar e com a liderança sempre prestativa de Tyler, que mesmo com certo ego, consegue trabalhar bem em equipe.

Apesar de oferecer uma mistura de gêneros e uma apelação ao público adulto, é impossível negar que Aurora Ascende” é um livro explicitamente adulto em alguns pontos. As questões políticas e organizacionais que expõem as instituições apresentadas no livro permitem abordagens mais críticas sobre o universo em questão, e a maturidade exigida dos personagens também aproxima a trama de um público mais adulto.

E para finalizar a lista de elementos que os autores pegam emprestado – e homenageiam ao utilizá-los corretamente – dos roteiros de cinema, a história também conta com certo suspense em relação às atitudes de certos personagens e um gancho explícito para os livros futuros da trilogia, que devem ser publicados em breve no país.

Por fim, essa pluralidade de gêneros e referências de “Aurora Ascende” fazem com que o livro seja uma obra imperdível para quem gosta de leituras envolventes que misturam fantasia e ficção. É uma linda homenagem a alguns elementos que fizeram história em diversos gêneros, e que agora encontram harmonia em um universo com um potencial gigante para obras futuras.

CONFIRA Também:
ERAGON | Editora Rocco anuncia novo box da saga “Ciclo A Herança”

Você já leu Aurora Ascende“? Compartilhe sua opinião sobre o livro em nossas redes sociais, e fiquem ligados aqui no Sobre Sagas para mais informações sobre as principais publicações da Editora Rocco!

Ficha Técnica de “Aurora Ascende”

Capa oficial de "Aurora Ascende"
Capa oficial de “Aurora Ascende”, primeiro livro do Ciclo Aurora (Imagem: Divulgação/Editora Rocco).

Sinopse: Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos. Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies.
Autores: Amie Kaufman; Jay Kristoff
Tradução: Laura Pohl
N° de Páginas: 368
Selo: Editora Rocco
Preço de Capa: R$ 59,90 (livro físico)/R$ 29,90 (E-book)

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

1 comentário

  • Livro de mediano pra baixo, onde as premissas mais básicas não se sustentam, com personagens chatos, irritantes, vazios e rasos… É o tipo de livro que funciona com a molecada que não é exigente e só quer se divertir, porque pra pensar mesmo ele não cola.

Deixe seu comentário