Returnal, exclusivo de PlayStation 5, é adiado para o dia 30 de abril

Em janeiro, noticiamos aqui no Tech News Brasil que o novo exclusivo de PlayStation 5, ‘Returnal’, havia entrado em pré-venda na PlayStation Store. Na última quinta-feira (28), entretanto, a Sony anunciou que Returnal foi adiado para o dia 30 de abril de 2021.

Trata-se de um atraso consideravelmente grande, já que o game estava previsto para chegar ao PlayStation 5 no dia 19 de março.

A Sony fez o anúncio através do perfil oficial do PlayStation no Twitter, com os seguintes dizeres: “Atualização: a nova data de lançamento de Returnal é 30 de abril de 2021. SIE [abreviação de Sony Interactive Entertainment] e Housemarque tomaram a decisão de adiar a data de lançamento a fim de dar ao time [de desenvolvimento] tempo extra para continuar polindo o jogo para o nível de qualidade que os jogadores esperam da Housemarque” (Tradução de Tech News Brasil).

Você pode conferir a publicação original abaixo:

O atraso de mais um título coloca em evidência um problema que os consoles da nova geração, tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X|S, estão enfrentando: a escassez de títulos de peso no início da geração.

Possíveis motivos de ‘Returnal’ ser adiado

Como a própria Sony comentou, Returnal foi adiado a fim de dar mais tempo para que a Housemarque, estúdio responsável pelo game, possa polir melhor o jogo para o PlayStation 5.

Entretanto, é impossível não lembrar de Cyberpunk 2077 quando o assunto é adiamento e polimento. Afinal, A CD Projekt Red adiou bastante o jogo antes de lançá-lo. E o lançamento foi um desastre, especialmente nos consoles. Afinal, o jogo estava repleto de bugs.

Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 sofreu diversos adiamentos e teve um lançamento problemático (Imagem: Divulgação/CD Projekt Red)

Eram tantos bugs no PlayStation 4 e no PlayStation 5, por exemplo, que a Sony optou por oferecer reembolso integral a todos que compraram o game e simplesmente removeu Cyberpunk 2077 da PlayStation Store por tempo indeterminado.

Um dos motivos do adiamento de Returnal, portanto, pode ter sido justamente a experiência que a Sony teve com Cyberpunk 2077. Afinal, a empresa japonesa viu que a comunidade já não tolera mais o lançamento de jogos repletos de problemas.

E depois de remover e oferecer reembolso a todos que compraram Cyberpunk 2077 pela PlayStation Store, a Sony certamente não quer ter de fazer o mesmo com Returnal, um de seus exclusivos.

Sobre ‘Returnal’, novo exclusivo do PlayStation 5

A Sony, responsável pela publicação do game, anunciou Returnal no dia 11 de junho de 2020, durante a live de anúncio do próprio PlayStation 5. Até então, não havia quase nada de informações sobre o título, exceto alguns rumores de que a Housemarque estava trabalhando em game.

Em Returnal, jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de roguelike, o jogador assume o controle de Selene, uma pilota de nave espacial que acaba presa em um planeta hostil.

O interessante do game é a mecânica de “time loop”. Isso porque, sempre que a personagem Selene morre, ela volta no tempo, para o início. Entretanto, ela mantém as habilidades e atualizações que conseguiu ao longo da jornada (daí o fato de ser um jogo com elementos de roguelike).

Por conta disso, ela consegue sempre ir cada vez mais longe em sua jornada através do planeta alienígena hostil. Além disso, o mundo vai mudando com o tempo, de modo que cada “run” é diferente da anterior.

Com a nova data de lançamento, Returnal chega exclusivamente ao PlayStation 5 no dia 30 de abril de 2021. A pré-venda ainda está disponível na PlayStation Store, com a versão padrão do game custando atualmente R$ 349,90. Além disso, a versão em mídia física também está disponível em alguns varejistas.

Mas e aí, o que você achou desse atraso de Returnal? Comprou a ideia de que é para polir o game, ou acha que ele ainda não está pronto para o lançamento? Pois conta a sua opinião para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário