Robô humanoide “Asimo” da Honda será descontinuado

A Honda anunciou nesta semana, que parou o desenvolvimento de seu robô humanoide Asimo. Sendo assim, a sétima geração produzida em 2011, será a última. De acordo com o site NIKKEI, a montadora planeja colocar a tecnologia por trás da Asimo para uso em áreas como fisioterapia e veículos autônomos.

Asimo (sigla para Advanced Step in Innovative Mobility) era famoso por seu forte equilíbrio que permitia andar como um humano, o robô humanoide bonitinho da Honda foi revelado pela primeira vez no ano de 2000, mas o seu desenvolvimento teve início no ano de 1986, o  primeiro deles foi o E0,  um estranho robô que só tinha pernas e era capaz apenas de dar um passo a cada cinco segundos.

O Asimo passou por muitas atualizações e revisão desde o lançamento em outubro do ano de 2000, que garantiram evoluções impressionantes e assegurou momentos marcantes, como quando ele caiu de uma escada em uma apresentação ou até mesmo quando jogou futebol com ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

De acordo com a montadora, a tecnologia utilizada no Asimo já está sendo aplicada em outras máquinas da Honda e continuará sendo aproveitada, uma vez que a equipe responsável pelo robô humanoide continuará atuando em pesquisas com tecnologias robóticas.

A Honda possui um plano de gestão que envolve sistemas de mobilidade de energia e robótica até 2030. Vale citar ainda, que a Honda  já está desenvolvendo um dispositivo de reabilitação que usa as técnicas de caminhada do Asimo para dar suporte à fisioterapia.

Fonte: MotherboardNIKKEI

Imagem: NIKKEI

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário