Roteadores Wi-Fi começam a receber novo protocolo de segurança WPA3

A Wi-Fi Alliance, entidade que controla e supervisiona a implementação do padrão Wi-Fi, apresentou no última segunda-feira, dia 25 de junho de 2018, a próxima geração de segurança Wi-Fi “WPA3” o novo protocolo traz novos recursos para melhorar as proteções Wi-Fi em redes pessoais e corporativas.

O novo protocolo tem o intuito de garantir que os usuários tenham mais segurança quando conectados via Wi-Fi. Os recursos do novo protocolo “WPA3” inclui duas versões, uma doméstica (WPA3-Personal) e uma comercial (WPA3-Enterprise).

  • A versão WPA3-Personal, inclui autenticação mais resiliente e baseada em senha, mesmo quando os usuários escolhem senhas que ficam abaixo das recomendações típicas de complexidade. O WPA3 aproveita a Autenticação Simultânea de Iguais (SAE), um protocolo de estabelecimento de chave seguro entre dispositivos, para fornecer proteções mais fortes para os usuários contra tentativas de adivinhação de senha por terceiros.
  • A versão WPA3-Enterprise, oferece o equivalente a uma força criptográfica de 192 bits, fornecendo proteções adicionais para redes que transmitem dados confidenciais, como governo ou finanças. O pacote de segurança de 192 bits garante uma combinação consistente de ferramentas criptográficas implantadas em redes WPA3.

Leia também: Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo PC

Além de lançar oficialmente o WPA3 e começar a certificar os modems com suporte para o novo protocolo, a Alliance também está anunciando um novo recurso Wi-Fi opcional chamado Easy Connect, que é destinado a simplificar o processo de conexão de dispositivos domésticos inteligentes ao seu roteador, o que pode ser complicado quando eles não têm telas ou botões neles. Se o dispositivo e o roteador ao qual ele está se conectando suportar o Easy Connect, o usuário poderá digitalizar um código QR com o telefone para que as credenciais da Wi-Fi sejam enviadas automaticamente para o novo dispositivo.

Ressaltamos que alguns fabricantes já estão disponibilizando uma atualização de firmware, para os modems com suporte para o novo protocolo.

Fonte: Wi-Fi Alliance e The Verge

Imagem: The Verge

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário