Round 6 tem sido acusada de plágio de um filme japonês; entenda a polêmica

Hoje (29), o maior título da Netflix, ocupando o top 1 entre os mais assistidos, é a série de origem coreana ‘Round 6’. Recentemente, diante de tanto sucesso, a produção foi acusada pelos espectadores de plagiar um filme japonês.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você descobre a origem desta polêmica e o que o criador e diretor de Round 6 está falando sobre a acusação de plágio. Confira!

Round 6 é acusada de plagiar o filme japonês As The Gods Will

Os espectadores de Round 6 alegam que a produção é um plágio do filme japonês de 2014 As The Gods Will, de Miike Takashi. A acusação se fundamenta na semelhança entre as premissas. Em ambas as histórias, vemos um grupo de pessoas ser submetido a jogos infantis que têm como consequência a morte.

Porém, o criador e diretor de Round 6Hwang Dong-hyuk, afirma que escreveu a história muito antes do lançamento do filme de origem japonesa, ainda entre 2008 e 2009. Nessa época, segundo o autor, o primeiro jogo já estava escrito. Inclusive, ele confirma que existem algumas similaridades entre uma obra e outra, porém reforça que estas não são tantas quanto se aponta. Desse modo, não tem como haver plágio.

Em As The Gods Will, vemos um grupo de adolescentes, ainda no ensino médio, serem obrigados a jogar um jogo infantil. Nesse caso, se alguém perde, deve morrer. Enquanto isso, em Round 6, um grupo de pessoas afundadas em dívidas são convidadas, de maneira misteriosa, a participar de um jogo competitivo. O vencedor poderá ganhar bilhões de wons, mas os perdedores devem ser eliminados — e morrer.

Em entrevista ao site Variety, Hwang ainda fez questão de deixar claro que não gosta de ver sua obra ser vista como uma mera reprodução, no sentido de ser uma cópia, da franquia Jogos Vorazes, Battle Royale e até mesmo do filme As The God Will. Ele também afirmou que:

Admito francamente que me inspirei muito nos quadrinhos e na animação japoneses ao longo dos anos. (…) Quando comecei, eu também estava em apuros financeiros e passava muito tempo em cafés lendo quadrinhos, incluindo ‘Battle Royale’ e ‘Jogo do Mentiroso’. Comecei a me perguntar como me sentiria se participasse dos jogos sozinho. Mas achei os jogos muito complexos e, para o meu próprio trabalho, concentrei-me em usar jogos infantis.

Diante disso, na mesma entrevista, Hwang disse que gostaria de escrever uma história que colocasse em evidência o capitalismo moderno, a fim de explorar a influência e os impactos que ele têm sobre na vida em sociedade. Além de tudo, Hwang ainda optou por trabalhar com um personagem com traços de pessoas reais, o que resultou na criação e construção do personagem Seong Gi-hun, protagonista da série de sucesso.

Round 6 conta uma narrativa violenta e altamente sangrenta sobre um grupo de pessoas endividadas que não têm perspectiva de vida. Por esse motivo, acabam optando por aceitar o convite que é, no fim das contas, como uma última oportunidade que essas pessoas têm de mudar de vida, além de garantir melhores condições às suas respectivas famílias.

Confira também:
Quiz | Você conhece as regras e os detalhes dos jogos da série Round 6?

Séries coreanas em alta desde o sucesso de Round 6

Desde que Round 6 estreou na Netflix, os assinantes da plataforma de streaming, entre aqueles que já eram apreciadores dos chamados “doramas” e aqueles que não tinham nenhum conhecimento sobre essas produções, estão consumindo outras produções de origem coreana.

Não é novidade que os sul-coreanos têm um talento gigantesco e que escrevem histórias brilhantes, o que aliás já se comprovou com o longa-metragem O Parasita. Indo além, eles também conseguem propor grandes reflexões relacionadas à sociedade a seus espectadores. Da mesma forma, em geral, as produções audiovisuais realizadas pela Coreia do Sul são bastante requintadas e bem elaboradas.

Mesmo assim, o sucesso é de impressionar a todos. Em especial porque, logo mais, deve se tornar a série mais assistida da Netflix, se seguir pelo caminho que tem seguido até aqui. Inclusive, se você é uma dessas pessoas que assistiu Round 6 e está procurando outras produções parecidas, então confira essa seleção que fizemos especialmente para você!

O quão bem você conhece as regras e detalhes das provas de Round 6? Descubra no quiz abaixo!

Gostou de entender a polêmica sobre a acusação de plágio a Round 6? Pois confira também:
Round 6 | Entenda a polêmica envolvendo o número de telefone usado na série

Fonte: Variety

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar