Por que ‘Round 6’ se chama originalmente “Squid Game”?

Na atualidade, uma das produções mais assistidas da Netflix é a série coreana Round 6. Desde o filme Parasita, o mundo já sabia que os coreanos tinham grande potencial para produzir filmes. Depois de Round 6, só ficou claro que a Coreia é uma potência cinematográfica.

Se você já assistiu Round 6 e se tornou fã da produção, pode ter percebido que em outros países a série é conhecida por ‘Squid Game’. No meio disso, já deve ter se perguntado por que tem esse nome. Nesta matéria Tech News Brasil, você entende por que Round 6 se chama originalmente ‘Squid Game’. Confira!

Por que o nome original de ‘Round 6’ é ‘Squid Game’?

Quem assistiu Round 6 sabe que a produção começa e termina com o famoso “jogo da Lula”. Essa é uma brincadeira infantil bastante comum entre as crianças da Coreia e consiste na divisão de duas equipes.

Na brincadeira, todos os jogadores começam vivos. A equipe de defensores deve fazer com que os atacantes pisem na cabeça da lula. Se isso acontecer, os atacantes estão mortos. Porém, se os defensores acabam ultrapassando as linhas que formam o corpo da lula, eles morrem.

Em Round 6, o jogo da lula é o jogo mais esperado e mais importante da competição, pois ele é que vai determinar o vencedor do prêmio de 46,5 bilhões de wons. É por isso que ‘Squid Game’ é o nome original da produção nos EUA, Portugal e, na Coreia, tem o nome na língua coreana, isto é, “Ojingeo Geim” (오징어 게임).

Leia também:
Conheça ‘A Vingança das Juanas’, nova série mexicana da Netflix

A série chegou ao Brasil sob o título ‘Round 6’: por quê?

A série de sucesso gira em torno de uma competição que consiste na recriação de brincadeiras infantis. A competição conta com 6 rodadas, cada uma com brincadeira diferente, com novas regras e consequências. Em geral, quem comete qualquer deslize em algum dos jogos só tem um destino possível: a morte.

Ou seja, são 6 fases pelas quais os participantes têm de sobreviver no jogo. Isso se aproxima ao que dá origem ao nome com o qual a produção chegou ao Brasil. Mais precisamente, Round 6 quer dizer “rodada 6” ou até “6ª rodada”, em tradução livre.

Não é novidade que os fãs de séries e filmes costumam levantar muitas e diferentes teorias sobre as narrativas, além é claro de observar e encontrar certos segredos que não são tão secretos assim. Entre essas teorias criadas pelos fãs está uma possível associação política no cenário brasileiro caso o nome chegasse ao Brasil com o nome original (‘Squid Game’).

Ou seja, o que fãs acreditam que, para evitar movimentações de cunho político, tendo em vista principalmente a ideia principal da trama (pessoas endividadas que participam de um jogo mortal na tentativa de sanar dívidas e melhorar a qualidade de vida), uma vez que a tradução para “squid game” nada mais é do que “jogo da lula”.

Com base nessa teoria, a tendência seria que as pessoas possivelmente relacionassem o nome da série ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até porque, a discussão política é que a prevalece atualmente no Brasil.

Mas quem apontou essa teoria não deve saber que o nome ‘Round 6’ não se aplicou somente ao Brasil. A escolha se deve à divisão da Netflix, que é uma empresa mundial. Desse modo, ela deve escolher os melhores títulos, ou seja, os mais atraentes para cada lugar.

Na Coreia, faz todo sentido chamar a série de “Ojingeo Geim”, já que é uma típica brincadeira de criança, nostálgica para os nativos já adultos. Por outro lado, em países como o Brasil, acabaria sendo muito mais interessante chamar de “Round 6”, já que as pessoas estão acostumadas com jogos eletrônicos e similares, contados por rodadas. Ou seja, a empresa já esclareceu que a decisão não teve relação com política.

Gostou de saber por que Round 6 originalmente se chama Squid Game? Pois confira também:
Top 5 personagens mais ODIADOS de Round 6

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar