Saiba como utilizar dois aparelhos no mesmo fone bluetooth

A tecnologia sem fio está cada vez mais próxima dos nossos usos diários e cotidianos. Já podemos observar uma presença grande de aparelhos sem fio nas lojas e, além disso, uma maior acessibilidade enquanto a tecnologia fica menos difícil de produzir e os preços são reduzidos.

Os fones bluetooth, apesar de não serem uma novidade, são os que mais se desenvolvem e tornam-se baratos. Se você tem um fone bluetooth saiba que é possível utilizá-lo em até dois aparelhos simultaneamente, não apenas um.

O recurso possibilita ouvir pelo fone qualquer som vindo de seus dispositivos conectados, isso pode incluir smart TVs, smatphones, aparelhos de som, rádio do carro ou até mesmo o computador. Com esse recurso será possível ouvir música da TV enquanto recebe as notificações do celular.

Se você quer saber como conectar o fone em dois aparelhos simultaneamente, confira o tutorial a seguir.

Como conectar o seu fone bluetooth em mais de um dispositivo

Para começar será necessário garantir que os dispositivos que você deseja utilizar possuem conexão via bluetooth. Sem esse tipo de tecnologia não será possível conectar o fone ao aparelho.

Geralmente os dispositivos mais modernos, incluindo TVs, rádios, celulares e notebooks, contém essa funcionalidade. Caso o seu computador não possua uma conexão por bluetooth, é possível comprar uma placa com essa tecnologia e plugar na placa mãe do computador. Não recomendamos que se faça essa atualização de hardware em casa.

Se você está no jeito com os dispositivos prontos, vamos ao tutorial:

  • O primeiro passo será ligar todos os dispositivos e ativar a funcionalidade de conexão via bluetooth;
  • Ative o fone para o pareamento. Essa parte é importante pois é aqui que os dispositivos vão se reconhecer. Se o pareamento falhar não será possível conectar e será necessário reiniciar todos os dispositivos;
  • Utilizaremos aqui uma conexão com celular, primeiramente, pois o sistema dos smartphones possui vantagens como visualizar quais dispositivos estão pareados, qual o estado do pareamento e até os níveis de bateria no caso de fones sem fio;
  • Em seguida, conecte com o primeiro dispositivo. No caso do celular, garanta que o fone aparece na lista de dispositivos ativos. Também é recomendado testar para ver se o fone está recebendo os sons do primeiro dispositivo;
  • Se tudo correr bem, você verá os fones na lista de pareamento ativo do celular. Pronto, eles estão conectados;
  • Agora para o segundo dispositivo utilizamos um notebook que possui a opção de pareamento por bluetooth. Ative o bluetooth no computador e aguarde enquanto ele reconhece o pareamento do fone;
  • Ao ser identificado pelo computador será preciso ativar o pareamento e pronto, seu segundo dispositivo estará pronto para uso;
  • Confira agora se os dois dispositivos conseguem enviar sinais de áudio para o fone. Se tudo estiver correto, agora é só aproveitar.

A função multiponto, a que permite aos fones sem fio conectarem com mais de um dispositivo simultaneamente, é facilitada pelos sistemas atuais. Infelizmente, por motivos de usabilidade, os fones apenas poderão conectar dois aparelhos ao mesmo tempo.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário