Samsung apresenta seu primeiro processador automotivo

A Samsung anunciou nesta quinta-feira, dia 03 de janeiro de 2019, seu primeiro processador automotivo, o Exynos Auto V9, que foi selecionado para alimentar o sistema de infoentretenimento (IVI) de próxima geração da Audi, que deve ser lançado até 2021.

De acordo com a companhia o Exynos Auto V9, é baseado na avançada tecnologia de processo de 8 nanômetros (nm), o V9 reúne os mais recentes núcleos de CPU Cortex-A76 da ARM, GPU ARM Mali G76, processador de sinal digital de áudio HiFi 4 (DSP), unidade de processamento neural inteligente (NPU) e um núcleo insular de segurança que suporta padrões ASB (Automotive Safety Integrity Level, nível de integridade de segurança automotiva). O processador também suporta LPDDR4 e LPDDR5 DRAM rápidos e com baixo consumo de energia.

A Samsung está totalmente comprometida em trazer processadores automotivos de primeira linha para experiências de direção mais seguras e agradáveis“, disse Kenny Han, vice-presidente da Divisão de Soluções de Dispositivos da Samsung Electronics. “Estamos entusiasmados em apresentar a nova linha de produtos Exynos Auto, começando com o Exynos Auto V9, que traz um poderoso desempenho de processamento para a próxima geração de sistemas de entretenimento veicular automotivo, atendendo aos rigorosos requisitos de confiabilidade da indústria.

A Samsung destacou que o Exynos Auto V9 suporta até seis monitores e doze conexões de câmera para vários conteúdos do subsistema em sistemas premium IVI. O V9 ainda é alimentado por oito núcleos Cortex-A76 a velocidades de até 2,1 gigahertz (GHz). A GPU é organizada em três conjuntos dedicados separados de núcleos de GPU Mali G76 que são capazes de suportar múltiplos sistemas, como o display de cluster, display de informação central (CID) e entretenimento de banco traseiro (RSE) simultaneamente. Para qualidade de áudio premium, o chip vem com quatro processadores de áudio HiFi 4 que proporcionam experiências de áudio cativantes com sons realistas e vívido.

Para finalizar o anuncio a Samsung ressaltou que o V9 ainda é equipado com um NPU, para um serviço de portaria digital que gerencia de forma inteligente um ambiente de direção seguro e personalizado.

A Audi se esforça para trazer os automóveis mais emocionantes, porém os mais seguros, quando vislumbrarmos o impulso de amanhã“, disse Alfons Pfaller, chefe de Arquitetura e Desenvolvimento de Plataformas da E / E da Audi. “A Samsung tem sido um valioso parceiro de tecnologia nos últimos anos e estamos extremamente satisfeitos em ter o Exynos Auto V9 como nossa plataforma de próxima geração que moldará as futuras experiências de infoentretenimento em veículos“.

para conhecer mais sobre a linha de produtos Exynos Auto da Samsung acesse a página oficial da empresa.

Fonte:  Samsung Newsroom

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário