Samsung deve lançar novo notebook em parceria com a AMD

A Samsung e a AMD anunciaram, em 2019, uma parceria para desenvolverem uma nova GPU mobile, e a empresa coreana já havia sugerido que esse componente poderia ser utilizado em um produto flagship. Por isso, especulava-se que poderíamos ver o novo produto na próxima geração de smartphones dobráveis da marca. 

Entretanto, após uma publicação da ZDNet Korea, parece que esse não será o caso. Segundo o site, o produto em questão é na verdade um notebook ARM Windows, que será anunciado no segundo semestre deste ano.  

Imagem: Divulgação/Samsung

Se o rumor estiver correto, este novo laptop fará parte do grupo de “Always Connected Personal Computers”(ACPCs) da marca, que já possui múltiplos modelos. Porém, estes são todos equipados com processadores Intel e Qualcomm, que têm o monopólio dessa área do mercado. O novo modelo será o primeiro com SoC da própria Samsung. 

Ainda segundo a ZDNet Korea, esse novo dispositivo deve ser lançado após a apresentação da nova geração do Galaxy Note. No passado, houve rumores sobre o encerramento da série Note, mas pode ser que seu fim ainda não tenha chegado. 

Exynos 2200?

Em janeiro, a Samsung apresentou o evento Unpacked 2021, no qual apresentou seu mais novo SoC, o Exynos 2100. Este é o processador que equipa as versões internacionais do Galaxy S21 e é construído num processo EUV de 5nm, sendo extremamente potente. 

Como o novo notebook deve ser lançado apenas no segundo semestre, existe a possibilidade de que ele chegue como o sucessor do Exynos 2100. Segundo o site onde surgiu o rumor, este será chamado de Exynos 2200. 

Esses SoC da Samsung são conhecidos por ter duas desvantagens em relação aos concorrentes da Qualcomm: aquecimento e GPU. Porém, a parceria com a AMD, que fará uma GPU customizada para o suposto Exynos 2200, poderá solucionar um desses problemas. Isso porque a empresa possui muita experiência na produção de placas de vídeo.

Além disso, por notebooks possuírem mais espaço e capacidade de dissipação de calor do que smartphones, o problema do calor também pode ser resolvido. Dessa forma, as duas grandes fraquezas dos processadores Exynos terão sido eliminadas no novo produto. 

Computadores baseados em ARM

A grande vantagem de computadores equipados com processadores do tipo ARM é o baixo consumo de energia, o que prolonga a autonomia da bateria. Por isso, esses dispositivos podem chegar a até 20 horas de uso longe da tomada. 

Além disso, esses chips possuem compatibilidade com o uso de redes móveis, como o 4G e 5G, e, por essa razão, são chamados de “Computadores Pessoais Sempre Conectados” (tradução direta de ACPCs). 

Entretanto, há uma grande desvantagem no uso desses chips para notebooks Windows, que é o desempenho de softwares. Para fazer com que o programa rode corretamente nestes dispositivos, a Microsoft precisou implementar um emulador. Como consequência disso, alguns programas podem rodar mais lentamente. 

Porém, o uso de chips com arquitetura ARM para computadores não é uma novidade, e o Windows vem otimizando continuamente essa experiência. Cada vez mais, os aplicativos são desenvolvidos com essa compatibilidade em mente.

Além disso, o fato de a Samsung trazer o seu próprio processador para esse mercado pode incentivar o desenvolvimento dessa plataforma. 

Outros notebooks baseados em ARM

Além do Exynos da Samsung, a Apple acaba de lançar sua própria linha de Macs com esse tipo de processador. A empresa denominou o novo chip como M1 e implementou-o no novo MacBook Air e MacBook Pro. Seu desempenho tem sido elogiado, e a Apple afirma que deve substituir toda a linha que utiliza MacOS por esses processadores.

A própria Samsung possui outros dispositivos com chips ARM, porém produzidos pela Qualcomm. Os dispositivos em questão são o Galaxy Book S e o Galaxy Book 2, e o processador é o Snapdragon 8cx. 

Outro notebook Windows que também é baseado na arquitetura ARM é o Surface Pro X, da Microsoft.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário