São definidas novas especificações do padrão completo do sistema 5G

O 3GPP,  parceria entre organizações de desenvolvimento de padrões de telecomunicações, anunciou no dia 14 de junho (ontem), que a padronização do 5G independente foi concluída. Após um longo período de 34 meses de avaliações e estudos por parte de diversos representantes do setor mobile, o grupo trouxe a novidade que deve garantir a disponibilidade comercial do 5G ainda este ano.

As especificações em questão foram aprovadas durante a Reunião Plenária do 3GPP  realizada nos Estados Unidos nesta semana e dão conta do Release 15 da versão independente do 5G, que complementa os dados estabelecidos no documento da versão 5G NR non-standalone (NSA), aprovado em dezembro de 2017.

Segundo comunicado na página oficial do 3GPP, a novidade garante ao 5G a habilidade de ser lançado de forma independente e ainda oferece uma arquitetura de rede de ponta a ponta totalmente nova. O grupo espera que o 5G se torne um facilitador e contribua na aceleração durante o processo de melhoria das tecnologias de comunicação e informação inteligentes na indústria.

Ao todo, mais de 600 representantes das principais operadoras de telecomunicações, além de fabricantes de aparelhos móveis e de chips para telefones celulares participaram das discussões que formataram o novo padrão divulgado nesta quinta-feira dia 14 de junho.

Balázs Bertényi, presidente do 3GPP TSG RAN, disse: “O sistema 5G NR Standalone não só incrementa dramaticamente as velocidades e a capacidade das redes móveis, mas também abre a porta para novas indústrias além da de telecomunicação que buscam revolucionar o seu ecossistema por meio do 5G”.

Fonte: 3GPP

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário