Segurança da rede doméstica: dicas para se proteger

Você sabe como aumentar a segurança da rede doméstica na internet da sua casa? Os cuidados com a segurança são cada vez mais indispensáveis no uso da internet.

Mas nem todos sabem como fazer para manter bons níveis de segurança na rede doméstica. Sendo assim, neste artigo separamos algumas dicas de como fazer para garantir uma proteção com o uso da internet em sua casa. Confira!

Segurança da rede doméstica
Segurança da rede doméstica: Saiba como se proteger

Importância da segurança da rede doméstica

Mas qual a importância da segurança da rede doméstica? Um dos principais motivos para se investir em segurança são os ataques digitais.

Isto é, o Brasil é um dos países onde mais golpes e crimes cibernéticos são aplicados. E isso ocorre justamente pela falta de segurança nas redes.

Sendo assim, sai muito mais barato investir na segurança da rede doméstica do que simplesmente esperar pelo pior.

Segurança da rede doméstica: dicas de como se proteger

Mas como fazer para deixar a rede doméstica mais segura? Quais são as ações que você pode adotar para garantir a segurança no uso da internet em casa?

Em resumo, os cuidados com a proteção da sua conexão começam com um bom roteador. Isto é, por meio dele você pode garantir uma melhora na segurança da rede doméstica.

Isso porque se o roteador tiver a segurança comprometida, toda a rede doméstica, e dispositivos a ela conectados, estarão vulneráveis.

Painel de controle
Para garantir a segurança na conexão você precisa saber como acessar o painel de controle do roteador!

Saiba acessar o painel de controle

Sendo assim, para garantir a segurança de conexão, é preciso entender como configurar o seu roteador. Para isso, é importante que você saiba acessar o painel de configuração – ou administração.

Para isso, basta acessar, pelo navegador, o endereço de IP do roteador. Em geral, esse endereço é uma das opções abaixo:

  • 168.0.1
  • 168.1.1
  • 168.2.1
  • 0.1.1
  • 0.0.1 ou
  • 10.1.1

Se a opções estiver correta, você terá acesso a uma página de login, que é o painel do seu roteador. O login e senha, em geral, estão localizados no próprio roteador. Se tiver dificuldade para acessar o painel ou fazer login, entre em contato com a sua operadora.

SSID personalizado

Com o acesso ao seu roteador, você consegue estabelecer um dos primeiros parâmetros de segurança: o SSID personalizado.

A sigla para Service Set Identifier nada mais é do que o nome da sua rede Wi-Fi. Ou seja, com um SSID personalizado você consegue alterar o nome da sua rede.

Mas o que isso traz em termos de segurança? Grande parte dos roteadores, quando instalados, apresentam um nome com o modelo do roteador.

Com isso, fica mais fácil para que criminosos possam saber quais são os pontos fracos da sua rede.

Isto é, grande parte desses criminosos já sabe quais os pontos fracos de cada modelo. Sendo assim, dificultar a identificação dele pode ser de grande ajuda.

Use um gerador de senhas

Outra medida de segurança que você pode adotar são senhas personalizada, mais fortes do que aqueles geradas pelo roteador.

Como destacamos antes, grande parte dos roteadores possuem senhas padronizadas e login simples, como “admin” e “1234”. Com isso, fica mais fácil acessar o painel de controle, colocando sua rede, e informações pessoais, em risco.

Sendo assim, uma forma de garantir a segurança da sua rede doméstica é trocar as credenciais de acesso ao painel. Procure pelas opções de credenciais do seu roteador e use um gerador de senhas. Lembre-se, claro de guardar a senha em um local seguro.

Atualize seu firmware

Por fim, outra dica para garantir a segurança da rede doméstica da sua cada é procurar atualizara com frequência o seu firmware.

Isto é, cada modelo de roteador no mercado possui um firmware – sistema operacional embutido. E grande parte das brechas que dão acesso aos criminosos são de firmware desatualizados.

Desse modo, uma forma de aumentar a segurança da sua conexão é atualizar o firmware. Acesso o site do fabricante e procure por patchs de segurança para o seu dispositivo.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.

Deixe seu comentário