Setembro Amarelo | 8 filmes sobre saúde mental para entender mais o assunto

Esse mês inicia a campanha Setembro Amarelo em todo o mundo. Para conhecer mais sobre saúde mental, veja essa lista de filmes que promovem o assunto

filmes saúde mental

Em setembro temos o início da campanha Setembro Amarelo que visa incentivar as ações de prevenção ao suicídio e promover a saúde da mente, em geral. Para contribuir ao menos um pouco com a disseminação dessas informações tão importantes, que tal conhecer alguns filmes que tratam sobre a saúde mental?

O cinema, como todo veículo cultural, também tem grande responsabilidade na promoção de assuntos sociais relevantes. E claro que, muitas produções acabam condições reais, ou mesmo distorcendo algumas coisas.

Ainda assim, é inegável que o cinema tem o poder de criar interesse no público por vários assuntos, e isso já é uma grande coisa em se tratando de saúde, distúrbios e transtornos da mente.

Dessa forma, para entender um pouco mais sobre as tantas condições que podem atingir a mente humana, e principalmente, a importância de se buscar ajuda, veja a seguir uma lista com alguns filmes que tratam sobre saúde mental e doenças da mente.

Garota Interrompida

Não dá para fazer uma lista de filmes sobre saúde mental e não colocar essa obra-prima com Winona Ryder e Angelina Jolie.

“Garota Interrompida” trata o assunto de saúde da mente da forma mais pura possível. No caso, se passa em uma clínica onde apenas mulheres residem, cada uma sofrendo com um tipo de condição e o foco está nas interações entre elas. Um ótimo filme para conhecer a realidade de diferentes distúrbios mentais, especialmente o transtorno Borderline que atinge a protagonista.

Elenco: Winona Ryder, Angelina Jolie, Brittany Murphy, Elisabeth Moss

Direção: James Mangold

As Vantagens de Ser Invisível

Um dos melhores filmes teen lançados na última década, “As Vantagens de ser Invisível” trata as questões de traumas, depressão e ansiedade em pessoas jovens, com uma sensibilidade impressionante.

Charlie é a personificação do adolescente tímido que quando encontra os amigos certos, consegue ser uma pessoa mais feliz. Porém, seu histórico de depressão intensa sempre está presente, mostrando o quão difícil é conseguir superar esse distúrbio mesmo com apoio familiar e de outras pessoas amadas.

Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Mae Whitman

Direção: Stephen Chbosky

Se Enlouquecer Não se Apaixone

Um filme que trata distúrbios mentais com muita leveza e é ideal para quem deseja se inteirar desses assuntos sem dramas pesados.

Craig é um jovem de 16 anos que decide de livre vontade se internar em uma clínica de distúrbios mentais para evitar que acabe machucando a si mesmo.

Com a ala jovem fechada, ele deve passar seu breve período de internação na ala dos pacientes adultos, e é ai que ele conhece Bobby, um interno que em pouco tempo se torna seu fiel companheiro, e a jovem Noelle, uma paciente de idade parecida com a sua que se torna seu interesse amoroso.

Elenco: Keir Gilchrist, Emma Roberts, Zach Galifianakis

Direção: Anna Boden, Ryan Fleck

Uma Mente Brilhante

Mais um clássico filme que trata sobre saúde mental, dessa vez falando de uma das doenças mais sérias que podem acometer a mente humana.

Baseado em uma história real, o filme traz o gênio matemático Josh Nash, que quando era muito jovem foi responsável pela criação de um teorema que o tornou famoso em sua área.

Infelizmente, com o passar do tempo, Josh começa a apresentar rompantes de paranoia, o que acaba se revelando uma condição que muda completamente sua vida.

Elenco: Russel Crowe, Jeniffer Conelly, Paul Bettany, Ed Harrys

Direção: Ron Howard

Manchester à Beira Mar

O luto é o grande protagonista desse filme, representado pela atuação impecável de Casey Affleck e com uma das cenas de encontro mais emocionais e realistas que o cinema já viu.

Lee Chandler é um homem reservado que trabalha como zelador até que recebe a notícia do falecimento de seu irmão e que a partir de agora, é o responsável legal do sobrinho. Se não bastasse esse choque, ele precisa retornar a cidade que deixou anos atrás devido a um acontecimento trágico que mudou completamente sua vida e o qual ele nunca conseguiu superar.

Esse filme é um dos maiores exemplos do quão importante é falar com alguém sobre a dor que se está sentindo, ao invés de guardar e sofrer sozinho.

Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Lucas Hedges, Kile Chandler

Direção: Kenneth Lonergan

Nise: O Coração da Loucura

Um dos melhores filmes nacionais inspirado na história real da inovadora psiquiatra Nise da Silveira, profissional que revolucionou os métodos de tratamento da saúde mental no Brasil a partir dos anos 50.

Ao assumir a diretoria de um dos departamentos de um sanatório para doentes mentais em 1950, Nise promove uma revolução com seus pacientes ao não concordar com os métodos convencionais e cheios de abuso utilizados para “controlar” os internos.

Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Fabrício Boliveira

Direção: Roberto Berliner

Cisne Negro

O filme que deu o Óscar a Natalie Portman trata muito bem os casos de obsessão, dependência emocional parental e múltiplas personalidades.

Nina é a bailarina mais aplicada de uma grande companhia de dança da qual faz parte. Quando surge a oportunidade de conquistar o papel de protagonista de “O Lagos dos Cisnes”, a personalidade  da bailarina começa a sofrer grandes mudanças. Muito disso, devido a competição proposta pelo diretor do espetáculo entre Nina  e a bailarina novata, Lily.

Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel

Direção: Darren Aronofsky

Pieces of a Woman

O sofrimento de uma mulher que acabou de perder um filho é o assunto de “Pieces of a Woman, e as consequências que essa fase de total tristeza pode ter em outros relacionamentos.

Martha é uma mulher ansiosa pela chegada da primeira filha, porém, após um parto domiciliar, a criança acaba não sobrevivendo. Com isso, ela precisará lidar com a dor da perda, ao mesmo tempo que vê seu casamento e outro relacionamento importante, ir desabando aos poucos.

Novamente o tema luto é explorado em mais essa obra, porém, com grande foco no processo de superação desse estado.

Elenco: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Ellen Bustyn, Iliza Shlesinger

Direção: Kornél Mundruczó

CONFIRA Também:

6 personagens de filmes e séries que deveriam fazer terapia

E você, como anda cuidando da sua saúde mental? Já assistiu a algum dos filmes indicados nessa lista? Conta para a gente aqui nos comentários ou nas redes sociais do Sobre Sagas.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário