Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar o Oscar, morre aos 94 anos

Sidney Poitier em 1967 como Dr. John Wayde Prentice Jr. em Adivinhe Quem Vem para o Jantar (Imagem: Reprodução/Columbia Pictures)
Sidney Poitier em 1967 como Dr. John Wayde Prentice Jr. em Adivinhe Quem Vem para o Jantar (Imagem: Reprodução/Columbia Pictures)

Nesta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022, o ator bahamense/americano Sidney Poitier, primeiro homem negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator, morreu aos 94 anos de idade. Sua morte foi confirmada pelo governo das Bahamas e recebida com bastante pesar por fãs e companheiros de trabalho ao redor de todo o mundo.

Conhecido por papéis em filmes como Adivinhe Quem Vem para o Jantar (1967), No Calor da Noite (1967), Ao Mestre com Carinho (1967), Uma Voz nas Sombras (1963) e Acorrentados (1958), Sidney Poitier ficou conhecido não apenas por ser um excelente ator e ter sido o primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, mas também por ser um dos primeiros atores negros a interpretar papéis de destaque e protagonismo sem a presença de estereótipos raciais, pavimentando o caminho para que outros excelentes atores e atrizes negros ganhassem espaço em Hollywood.

Ele venceu o Oscar de Melhor Ator em 1964 por seu papel como o trabalhador itinerante desempregado Homer Smith em Uma voz nas Sombras (1963). No filme, enquanto dirige por uma estrada do Arizona, o carro de Homer dá problema e ele precisa parar em uma comunidade local a fim de consertá-lo. Lá, ele fica obstinado com a ideia de ajudar um grupo de freiras a construir uma nova capela, mesmo não recebendo nada em troca.

Outros dois filmes marcantes de sua carreira foram Adivinhe Quem Vem para o Jantar (1967), no qual Poitier interpretou o Dr. John Wayde Prentice Jr., um médico que passa a se relacionar com uma jovem americana branca de uma família liberal de classe alta (e que não é muito bem recebido pela família da jovem durante um jantar, especialmente pelo pai, que até então se dizia progressista e “mente aberta”), e Ao Mestre com Carinho (1967), no qual ele interpretou Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que assume o cargo de professor em uma escola na periferia de Londres e precisa lidar com uma turma extremamente indisciplinada.

Sidney também foi o primeiro ator negro a receber o Oscar Honorário, prêmio que visa homenagear pessoas que tiveram contribuições expressivas para a indústria cinematográfica. Ele o recebeu em 2002 e, em seu discurso, agradeceu aos cineastas, diretores, escritores e produtores americanos visionários, corajosos e altruístas que o ajudaram a moldar sua carreira.

A causa, o local e o horário da morte não foram informados, mas mais informações devem ser divulgadas nas próximas horas.

Abaixo, deixamos um vídeo mostrando uma das melhores cenas de Adivinhe Quem Vem Para o Jantar que ilustra muito bem o talento de Poitier para a atuação:

CONFIRA também:
Turma da Mônica | Globoplay está desenvolvendo série em live-action da franquia

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar