Sinal analógico de TV será desligado a partir de hoje no PR, RJ, RS e SP

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou em seu portal oficial, ontem, terça-feira dia 27 de novembro de 2018, que o Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu (naquela data), propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) o desligamento do sinal analógico de TV no PR, RJ, RS e SP.

A decisão propôs que o desligamento do sinal analógico seja realizado hoje, no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul, e que terá início a partir desta mesma data, 28 de novembro de 2018, no interior do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, porém, com prazo para finalização até o dia 12 de dezembro de 2018.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil. De acordo com a Empresa Administradora da Digitalização (EAD), 41% das cidades já foram mitigadas e 4.263 cidades já foram liberadas.”, explica a Anatel.

A instituição destacou que durante o processo de mitigação a população é informada sobre a possibilidade de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital, e orientada como proceder.

O desligamento completo do sinal pode durar uma media de 30 dias. Após este período a Anatel vai liberar faixa de 700 MHz para o uso do serviço de telefonia e internet 4G.

O anuncio ainda destacou que todos os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito ao recebimento de um kit gratuito, com antena e conversor digital. Para liberar o recebimento os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site Seja Digital ou ligar para a central de atendimento no número 147.

Para consultar se sua cidade ou município está na lista que vai iniciar o processo de desligamento do sinal analógico acesse o Anexo III da Portaria 7432/2017 do MCTIC.

Fonte: Anatel

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário