7 curiosidades sobre o filme turco “Mucize”, que faz sucesso na Netflix

Apesar da grande maioria do seu catálogo ser composto por produções norte-americanas, quem acompanha a Netflix nos últimos anos sabe que a plataforma de streaming tem investido com uma frequência cada vez maior em filmes e séries de outros países. É esse o caso do longa dramático Mucize”, que estreou em 2015 nos cinemas e hoje é um dos grandes sucessos do catálogo da marca.

O título foi disponibilizado no ano de 2017 para os assinantes do streaming, e ficou disponível até a metade de 2021. Após retirá-lo, não demorou muito para que a Netflix reconhecesse o potencial do longa e renovasse seu contrato de distribuição, reintegrando-o ao catálogo no final de 2021. Confira, a seguir, algumas informações [SEM SPOILERS] sobre o filme de sucesso:

1. O filme é aprovado por 88,7% do público

7 curiosidades sobre o filme turco "Mucize", que faz sucesso na Netflix
“Mucize” é um dos filmes turcos mais bem avaliados da última década (Imagem: Divulgação/As Sanat).

Que o filme turco Mucize” é um sucesso na Netflixisso já não é surpresa para ninguém. O que nem todos sabem, contudo, é que a qualidade do longa é quase uma unanimidade entre seus espectadores. De acordo com os índices compilados pela plataforma IMDb, o longa recebeu uma nota superior a “6” de 88,7% do público,  um número raro entre produções do gênero. Isso faz com que Mucize” seja um dos longas turcos mais bem avaliados da plataforma.

2. “Mucize” quebrou recordes logo na estreia

Mucize
Longa levou milhares de pessoas aos cinemas em sua semana de estreia (Imagem: Divulgação/As Sanat).

Por se tratar de uma produção independente, o filme Mucize” teve seu lançamento nos cinemas bastante restrito ao seu país de origem. O longa, entretanto, surpreendeu seus produtores logo na estreia, ao quebrar recordes de audiência e levar 642.187 pessoas aos cinemas turcos apenas em sua primeira semana. Esse foi o melhor público do período de inverno turco que se estendeu entre os anos de 2014 e 2015, consolidando-o como um dos maiores lançamentos da última década.

3. O longa teve um baixíssimo orçamento

Baixo orçamento impôs desafios à equipe criativa do filme “Mucize” (Imagem: Reprodução/As Sanat).

Outro detalhe que nem muitas pessoas sabem é que, apesar do sucesso de sua distribuição internacional, o longa Mucize” foi produzido com um baixíssimo orçamento. Todos os custos que envolvem a produção foram orçados em menos de US$5 milhões, um valor bastante restrito para produções do gênero. Isso, por outro lado, fez com que a equipe do filme lidasse com soluções criativas para lidar com o orçamento limitado, o que acrescenta bastante qualidade ao longa.

4. Significado do título “Mucize”

Mucize: distribuidora nacional do filme optou por manter título original (Imagem: Divulgação/As Sanat).

Outra informação relevante sobre Mucize” está em seu título, que significa Milagre“. Em alguns territórios internacionais, as distribuidoras do longa optaram por traduzir o nome do filme para o idioma vigente, como é o caso dos Estado Unidos, onde a produção foi lançada como “The Miracle”. No Brasil, contudo, as marcas que distribuem o longa optaram por manter o título original.

5. O filme teve mais de 200% de lucro

Boa repercussão do filme garantiu que “Mucize” tivesse um lucro superior a 200% (Imagem: Divulgação/As Sanat).

 

Apesar da distribuição cinematográfica de Mucize” ter ficado bastante atrelada aos cinemas da Turquia, o longa ainda foi capaz de arrecadar mais de US$17 milhões de dólares apenas em sua bilheteria, o que significa um lucro de mais de 200% em relação ao seu orçamento inicial. Aqui, ainda vale destacar que esse valor não abrange as taxas de distribuição do filme em plataformas de streaming,  que deve continuar gerando lucro para seus produtores até os dias atuais.

6. “Mucize” é baseado em uma história real

História de “Mucize” é baseada na vida de uma pessoa real (Imagem: Divulgação/As Sanat).

Outro elemento que o filme deixa claro após seu terceiro ato e nem muitas pessoas prestam atenção é que sua trama é baseada em uma história real de superação. O roteiro, assinado pelo diretor e ator Mahsun Kırmızıgül, teve como inspiração a vida de um jovem garoto que também se chamava Aziz e também enfrentava deficiências. Sua vida, tal como a do personagem principal, foi modificada pelas ações fascinantes de um professor igualmente inspirador.

7. “Mucize” tem uma continuação

Por fim, um detalhe que nem todos sabem é que o filme turco Mucize” tem uma continuação. Intitulado Milagres do Amor” no Brasil, o longa foi lançado em 2019 mostra Aziz se aventurando no novo romance arranjado com Migzin, uma bela garota da cidade. Acontece que ela só tem a chance de o conhecer no dia do casamento, e o choque e as consequências disso geram conflitos e reflexões que embalam toda a trama do filme. Por aqui, ele está disponível no catálogo do Prime Video.

CONFIRA Também:
7 filmes emocionantes da Netflix para quem gostou de “Mucize”

Você já assistiu ao filme turco Mucize” no catálogo da NetflixJá sabia dessas curiosidades sobre o longa? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar