7 curiosidades sobre os filmes de Jane Austen disponíveis na Netflix

Desde que o filme Persuasão” estreou no catálogo da Netflix, as adaptações da autora britânica Jane Austen tem estado em alta entre os assinantes da plataforma de streaming – que se apaixonam cada vez mais com os romances ardentes da autora.

Até o momento, o catálogo da marca já conta com três de suas principais adaptações: Razão e Sensibilidade” (1995), Orgulho e Preconceito” (2005) e Persuasão(2022). Confira, a seguir, algumas curiosidades incríveis sobre estes filmes:

Primeiras Impressões

Jane Austen Netflix
Elizabeth Bennet lê “Primeiras Impressões” no início de filme (Imagem: Reprodução/StudioCanal)

Logo no início do filme Orgulho e Preconceito” (2005), os espectadores do filme têm a oportunidade de ver Elizabeth Bennet (Keira Knightley) lendo um livro chamado Primeiras Impressões“. O que nem todos sabem é que este seria o nome original  da obra que todos passaram a conhecer anteriormente como “Orgulho e Preconceito“.  Ao mostrar as páginas da obra, inclusive, o filme mostra alguns trechos do capítulo final do livro, com alguns nomes trocados.

Quase irmãs

Jane Austen
Emma Thompson e Kate Winslet viveram juntas durante gravações (Imagem: Reprodução/IMDb).
Ao se tratar dos bastidores de Razão e Sensibilidade” (1995), os espectadores sempre ficaram encantados com a química de irmãs entre os papéis Emma Thompson (Elinor) e Kate Winslet (Marianne). O que nem todos sabem, contudo, é que ambas as atrizes moraram juntas durante todas as gravações do filme, na tentativa de criarem laços e familiaridade o suficiente para que pudessem interpretar irmãs perfeitas nas telas.

Erro histórico

Persuasão
Persuasão: carta do filme conta com desenho que não existia na época (Imagem: Divulgação/Netflix).

Ao se tratar de Persuasão“, adaptação da própria Netflix, uma das curiosidades que mais repercutiram sobre o filme foi um erro histórico cometido em uma das sequências. Nele, enquanto escrevia uma carta, a personagem Mary acaba utilizando um emoji de rosto triste para expressar seus sentimentos ( 🙁 ). Acontece que a história do filme se passa no século 19, e representações desse tipo passaram a ser utilizadas apenas no século 20.

Apenas britânicos no elenco

Donald Sutherland é um dos poucos não-britânicos no elenco de “Orgulho e Preconceito” (Imagem: Reprodução/Studiocanal).

Para manter a fidelidade sobre os personagens e o país onde se passa o filme, a produção de Orgulho e Preconceito” teve como premissa escolher apenas atores britânicos para o elenco do filme. Com isso, o sotaque dos personagens poderiam ser mais fiéis ao período e contexto em que vivem. As únicas exceções para essa regra são Jena Malone, que é norte-americana, e Donald Sutherland, um canadense.

Agradecimento inusitado

Jane Austen
Stephen Fry ajudou Emma Thompson a salvar o roteiro do filme (Imagem: Reprodução/CBS).

Ao se tratar de Razão e Sensibilidade“, muitos cineastas britânicos se questionaram sobre o motivo do ator Stephen Fry (Sandman) estar creditado no filme. O motivo pelo agradecimento se deu após Emma Thompson, atriz e roteirista do filme, ter perdido o roteiro do longa em seu computador após um problema técnico. Foi o ator, um antigo conhecedor dos computadores da Apple e amigo da atriz, quem resolveu o problema e conseguiu recuperar o arquivo, após 7 horas de trabalho.

Um pouco mais de diversidade

Conheça os maiores erros e acertos de "Persuasão", filme que divide opiniões na Netflix
Filme da Netflix inseriu mais diversidade ao elenco (Imagem: Divulgação/Netflix).
Entre os acertos da adaptação de Persuasão” pela Netflix, um dos que se destacam entre os demais é a forma como os produtores utilizam a liberdade poética do filme para inserir mais diversidade ao elenco. Tal como foi feito em séries como “Bridgerton”, o título se desvia um pouco do realismo histórico e apresenta  pessoas de cor em posições de poder, acrescentando ainda mais camadas de complexidade e representatividade ao título.

Não viu quase nada

Ator que interpreta o Sr. Darcy precisou ser guiado pelo diretor (Imagem: Reprodução/StudioCanal).

Por fim, uma curiosidade dos bastidores de Orgulho e Preconceito” é que o ator Matthew Macfadyen, que interpreta o Ms. Darcy no longa, tem um alcance de visão bastante limitado. Por esse motivo, ao gravar a cena que se passa no nevoeiro de uma manhã, o diretor Joe Wright teve que ficar por trás da câmera balançando uma grande bandeira vermelha para que o ator soubesse para onde caminhar.

CONFIRA Também:
7 filmes da Netflix para quem gosta das histórias de Jane Austen

Qual das adaptações de Jane Austen disponíveis na Netflix é a sua preferida? Gostaria de ver mais curiosidades sobre seus filmes preferidos? Compartilhe o que pensa com a gente nas nossas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve os filmes da autora, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar