7 filmes nacionais da Netflix para assistir nesse período de festas juninas

O final do mês de junho está se aproximando, e com isso, as principais cidades do Brasil já estão realizando as tradicionais festividades em homenagem a São João, Santo Antônio São Pedro, que reúnem centenas de pessoas em torno de tradições seculares que misturam os mais diversos elementos que remetem à cultura nordestina, na grande maioria dos casos.

Como a pandemia tem voltado a preocupar parte do público e nem todos conseguem participar dessas festas, resta a alguns celebrar a cultura nordestina e as tradições festivas brasileiras em casa. Pensando nisso, o Sobre Sagas selecionou 7 filmes nacionais que estão disponíveis na Netflix e prometem divertir o público nesse período. Confira a lista completa a seguir:

As tradicionais festas juninas já tomam conta do país! Confira 7 filmes da Netflix para assistir enquanto celebra as tradições brasileiras.
Filmes de comédia e biografias se destacam na lista (Imagem: Divulgação/Netflix/Globo/Downtown). 

Gonzaga: De Pai Para Filho

A primeira recomendação da lista é o filme nacional Gonzaga: De Pai Para Filho”, sucesso lançado em 2012 nos cinemas. O longa é uma biografia bastante detalhada do Rei do Baião, Luis Gonzaga, e acompanha a trajetória do cantor que ganhou o país. Desde sua infância pobre no nordeste até o estrelato nos palcos do país, o enredo mostra os altos e baixos do artista, tendo como elementos catalizadores da narrativa os conflitos e o legado que deixou para seu filho, Gonzaguinha.

Cabras da Peste

Outro longa que também é capaz de passar toda a brasilidade e o poder de algumas tradições e costumes nordestinos é a comédia Cabras da Peste“, produzida pela própria Netflix e lançada em 2021 no catálogo do streaming. A trama acompanha as desventuras do policial Bruceuilis, que mora no interior do Ceará e tem sua vida revirada de cabeça para baixo quando uma cabra que é considerada um patrimônio de sua cidade acaba sendo roubada e indo para São Paulo.

Agora, para manter seu emprego e sua dignidade, ele deve viajar de sua pequena cidade até a maior metrópole da polícia na tentativa de resgatar Celestina, animal que será a estrela de uma famosa festa tradicional. Nesse contexto, ele acaba conhecendo o escrivão da polícia Trindade, que também embarca na aventura enquanto luta para sair da rotina entediante do seu trabalho.

O Shaolin do Sertão

Mais um filme estrelado por Edmilson Filho, o longa O Shaolin do Sertãoacompanha a trajetória de Aluízio Li, que mora em uma cidadezinha do sertão do Ceará. A trama se passa durante os anos 80, quando os filmes envolvendo artes marciais estavam em alta e acabam chamando a atenção do personagem. Os acontecimentos começam a tomar novos contornos quando um lutador profissional chega na cidade e decide enfrentar todos os valentões.

Irmã Dulce

Outro filme que mistura elementos da cultura nordestina com lições religiosas é o longa biográfico Irmã Dulce“, cuja maioria dos acontecimentos se passa na sempre agitada cidade de Salvador. O longa acompanha a vida da freira que ficou conhecida como “Anjo Bom da Bahia” e se passa entre os anos 40 e 80, período em que a irmã enfrentou problemas de saúde e uma sociedade que fazia de tudo para negligenciar as pessoas miseráveis. O enredo apresenta de forma sútil a entrega e os princípios dessa mulher que chegou a ser beatificada pela Igreja Católica.

Tatuagem

Outro filme que se passa no Nordeste e também está disponível no catálogo da Netflix é a produção Tatuagem“, de 2013. O longa acompanha o grupo de teatro Chão de Estrelas, onde o líder Clécio acaba se envolvendo em polêmicas após seduzir Fininha, um militar que visita sua colega Paulette. Agora, o personagem terá que lidar com os desafios de ser um militar gay enquanto faz de tudo para expressar seu amor pelo líder do grupo teatral.

Ricos de Amor

Apesar da trama não ter relação com elementos do nordeste, o filme Ricos de Amor”  também é capaz de provar a devoção que as pessoas do Brasil têm para com suas festas tradicionais. O longa acompanha Teto, filho de um rico empresário conhecido como “Rei do Tomate”. Com um futuro promissor, ele esconde os detalhes de sua vida enquanto se apaixona por Paula, uma garota que sonha em ser médica. Tudo fica mais intenso quando os acontecimentos colocam o casal em um turbilhão de desentendimentos que tem seu clímax na Festa do Tomate, tradição anual da pequena cidade de Paty dos Alferes.

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar

Por fim, outro título que também subverte a festa mas também mostra a realidade do nordeste do país é o longa documental Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, que acompanha o cotidiano da pequena cidade de Toritama, no interior de Pernambuco. Lá, a maioria dos cidadãos trabalham durante todo o ano em fábricas de jeans, mas tudo muda quando o Carnaval chega e eles conseguem aproveitar, por fim, dos frutos de seus trabalhos.

CONFIRA Também:
A Magia de Aruna | Tudo o que sabemos sobre a série nacional do Disney+

Você já assistiu a todos esses filmes nacionais no catálogo da NetflixTem alguma outra indicação para conferir nesse período festivo? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre seus títulos preferidos, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar