8 produções da Netflix para quem gostou de “Persuasão”

Desde o início dos anos 2000, uma das principais estratégias utilizadas pelos grandes estúdios de Hollywood para produzir filmes de sucesso tem sido apostar em adaptações cinematográficas de livros já consolidados. É claro que, na era dos streamings, as plataformas também não ficariam de fora dessa demanda – e justamente nesse sentido, a Netflix disponibilizou na manhã de ontem o longa Persuasão”, baseado na obra de Jane Austen.

A trama do filme acompanha uma garota de 19 anos que acaba se apaixonando por um oficial, mas é impedida de casar com ele pelas condições financeiras de sua família. Tudo muda quando, 8 anos depois, os caminhos de ambos voltam a se cruzar – e Anne terá que fazer de tudo para lidar com seu amor enquanto tenta contar o fascínio de sua paixão por outras moças solteiras. Se você já assistiu ao filme na Netflix, confira outras produções de época para quem gostou do longa:

8 produções da Netflix para quem gostou de "Persuasão"
“Bridgerton”, “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade” fazem parte da lista (Imagem: Divulgação/Netflix).

Orgulho e Preconceito (Filme)

Ao se tratar da obra da escritora britânica Jane Austen, que inspirou os acontecimentos de Persuasão“, é seguro dizer que o livro Orgulho e Preconceitoseja sua publicação mais famosa. Apesar de não ter sido a primeira, uma das adaptações mais famosas dessa obra ocorreu em um filme de 2005, que está disponível no catálogo do streaming. A trama central do longa acompanha as desventuras amorosas da família Bennett na tentativa de encontrar homens ricos com futuros proeminentes para suas filhas.

Razão e Sensibilidade (Filme)

Outra adaptação de livros da Jane Austen que também se tornou um marco da indústria cinematográfica é o filme Razão e Sensibilidade“, lançado em 1995. O enredo do filme acompanha as dificuldades que duas irmãs, Marianne Elinor,  enfrentam ao tentar encontrar um par ideal. Enquanto uma delas se vê dividida entre duas possíveis paixões, outra vê sua vida amorosa ser dificultada por um compromisso oficial.

Mary Shelley (Filme)

Outro destaque de época que também é recomendado para quem curtiu Persuasãoé o filme Mary Shelley”, que narra a história da lendária escritora que deu vida ao livro “Frankenstein”. A  trama acompanha a protagonista em um romance proibido com o poeta Percy Bysshe Shelley, que não consegue a aprovação da família da moça. Agora, que eles estão fugindo de suas famílias, eles recebem a proposta de escreverem, juntos, um conto de terror que marcaria a história do gênero.

Bridgerton (2 Temporadas)

É impossível falar sobre títulos de época disponíveis na Netflix sem citar o drama Bridgerton“, série original produzida pela plataforma de streaming em parceria com a Shondaland. Baseada nos livros de Julia Quinn, a série acompanha o cotidiano de uma proeminente família da aristocracia britânica na luta incessante para encontrar o par perfeito. Polêmicas, reviravoltas e romances improváveis fazem com que o título seja uma das produções de maior sucesso da plataforma.

Effie Gray (Filme)

Inspirado em uma história real, o longa “Effie Gray” acompanha a vida de uma mulher de 19 anos que percebe, aos poucos, que seu matrimônio é uma farsa. Agora, que está impedida de consumar o casamento, ela acaba se apaixonando por um outro homem e marca a história da justiça do seu país após ser a primeira esposa a entrar com um processo de divórcio.

Downton Abbey (Filme)

Baseado em uma das séries de maior sucesso da televisão britânica, o filme Downton Abbey acompanha o cotidiano de uma família aristocrata do interior da Inglaterra. Tudo seguia dentro dos conformes até que eles recebem a notícia de que receberão uma visita da família real. Agora, eles devem fazer de tudo para preparar o castelo para a chegada do Rei e da Rainha do seu país enquanto tentam impedir que um atentado terrível aconteça. 

A Cozinheira de Castamar (1 Temporada)

Voltando ao universo das séries originais da plataforma de streaming, um dos títulos de destaque ao se tratar do gênero de época é a produção espanhola “A Cozinheira de Castamar”. O enredo central da vida acompanha a vida de clara, uma jovem mulher que sofre de agorafobia e vê na culinária um refúgio para os seus medos. Após conseguir um emprego na cozinha de um poderoso Duque, ela vê sua vida virar de cabeça para baixo quando se apaixona pelo dono da propriedade. 

Enola Holmes (Filme)

Por fim, outra produção de época que não é necessariamente um romance como Persuasão” mas também se apresenta com uma abordagem divertida é o filme original Enola Holmes“, protagonizado por Millie Bobby Brown (Stranger Things). Após o desaparecimento repentino de sua mãe, a personagem precisa se desvencilhar da inteligência do seu irmão, Sherlock Holmes, na tentativa de solucionar enigmas que podem lhe dizer onde está sua matriarca. O filme ganhará uma continuação na plataforma de streaming ainda em 2022.

CONFIRA Também:
Bridgerton | 3ª temporada será mais parecida com o livro? Nicola Coughlan comenta sobre a série

Você já assistiu “Persuasãono catálogo da Netflix? Já conhecia algum desses romances recomendados para quem curtiu o filme? Compartilhe o que pensa em nossas redes sociais, e para ficar por dentro dos principais lançamentos e produções originais da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas! 

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar