Animais Fantásticos 3 | Veja o que disseram os atores do filme sobre transfobia de J.K. Rowling

Desde a metade de 2020, quando a autora britânica J.K. Rowling compartilhou em sua rede social alguns tweets e um texto de cunho transfóbico – onde confundem-se propositalmente os conceitos de sexo gênero – o nome da escritora tem estado entre os assuntos mais comentados da cultura pop. Agora, com a aproximação de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore“, a discussão voltou a fazer parte das redes.

Apesar do posicionamento problemático, várias pessoas do elenco e da equipe do filme se posicionaram contra os pensamentos de Rowling, reafirmando a liberdade de gêneros e o direito das pessoas de se identificarem como realmente são. Confira, a seguir, alguns destaques do que os atores do filme disseram acerca do posicionamento da roteirista:

Eddie Redmayne (Newt Scamander)

Animais Fantásticos 3
Eddie Redmayne lançou uma nota contrária aos posicionamentos da autora (Imagem: Divulgação/Warner Bros).

Assim que as falas transfóbicas da roteirista geraram repercussões pela internet, o ator Eddie Redmayne foi um dos primeiros a sair em defesa da comunidade trans. Através de uma nota publicada em sua conta e enviada para veículos de imprensa, o ator reafirmou o respeito às identidades dessas pessoas, e afirmou que já é hora de deixar a comunidade trans viverem suas vidas em paz:

Respeitar as pessoas transgênero é um imperativo cultural, e através dos anos eu tenho tentado constantemente me educar. Esse é um processo em andamento. Como alguém que já trabalhou tanto com J.K. Rowling quanto com membros da comunidade trans, eu quero deixar absolutamente claro onde eu fico. Eu discordo dos comentários da Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não-binárias são válidas. Eu nunca quis me pronunciar em nome de uma comunidade mas eu sei que meus caros amigos transgênero e colegas estão cansados desse questionamento constante sobre suas identidades, que muitas vezes resulta em violência e abuso. Eles simplesmente querem viver suas vidas em paz, e é hora de deixá-los fazer isso.

Katherine Waterston (Tina Goldstein)

Katherine Waterston também se posicionou contra pensamentos da autora (Imagem: Divulgação/Warner Bros).

Outra atriz que se posicionou imediatamente após os comentários da autora foi Katherine Waterston, que interpreta Tina Goldstein no filme. Na época, ela compartilhou em suas redes stories onde demarca trechos de uma matéria em apoio à comunidade trans. Entre as frases destacadas, era possível ler as seguintes afirmações:

“Mulheres trans não oferecem riscos a mulheres cis, mas nós oferecemos risco a elas se nós as excluímos. […]Me desculpe, você não pode ser uma feminista se você não apoia os direitos humanos de todos, principalmente os de outras mulheres.

Posteriormente, a atriz também comentou sobre seu posicionamento em uma entrevista com o tabloide The Independent. Na ocasião, ela revelou que se viu obrigada a se posicionar para que não fosse associada com J.K. Rowling por associação:

“Eu acho que como eu estava associada ao projeto de um filme… Porque eu estava associada com Animais Fantásticos, pareceu importante comunicar meus posicionamentos. Alguém perguntou se eles poderiam estar agrupados com outras pessoas por associação.

Dan Fogler (Jacob Kowalski)

Animais Fantásticos 3
Dan Fogler lançou nota contra transfobia de J.K. Rowling (Imagem: Divulgação/Warner Bros).

Mais um ator que se posicionou de frente aos comentários transfóbicos de Rowling foi o ator Dan Fogler, que interpreta Jacob Kowalski na franquia. Em uma publicação no seu twitter, ele apontou que “não é função de ninguém etiquetar ou classificar outra pessoa”, e detalhou seu ponto de vista:

Em um tempo já difícil na história, eu encorajo todos a abraçarem a liberdade, inclusão e amor. Se uma pessoa te fala que é um homem, uma mulher, ou alguém em outro lugar do espectro do gênero, ela merece ser tratada com respeito e apoio – e isso independente do que elas possam parecer externamente. Não é função de ninguém etiquetar ou classificar outra pessoa. Você pensa, portanto, você é.

Eu estou comprometido a continuar minha educação no sentido de me tornar um aliado para a comunidade trans, que já sofreu tanta dor e discriminação. Eu amo JK e agradeço ela por criar o papel de uma vida para mim como Jacob Kowalski. A essência  do personagem e sua história é que ele é um humano no-maj e considerado em uma classe diferente por tantos bruxos. Jacob, de alguma forma, encontra amor em uma bruxa mágica, e mesmo que seja proibido, assim como muitas das histórias da Jo nos ensina: o amor triunfa sobre tudo, e aceita as pessoas como elas são. AMOR é a magia mais poderosa e não pode ser contida. Nós precisamos amar um aos outros seja lá quem sejamos – e seja lá quem queremos ser. Essa é a magia que precisa acontecer.

Warner Bros. Pictures

Por fim, não foram apenas atores do elenco se posicionaram contra os pensamentos transfóbicos da autora. Em um comunicado para a imprensa, a Warner Bros. Pictures também se pronunciou a favor de medidas inclusivas. Confira a nota completa:

“Os eventos nas últimas semanas firmaram nossa determinação como empresa em confrontar questões sociais difíceis. A posição da Warner Bros. sobre inclusão é bem estabelecida e, e promover uma cultura diversificada e inclusiva nunca foi tão importante para nossa companhia e para nosso público ao redor do mundo. Nós valorizamos profundamente o trabalho de nossos contadores de histórias que dão tanto de si próprios em compartilhar suas criações com nós todos. Nós reconhecemos nossa responsabilidade de promover a empatia e advogar pela compreensão de todas as comunidades e pessoas, particularmente aquelas que trabalhos e e aquelas que alcançamos por meio do nosso conteúdo.

CONFIRA Também:
Animais Fantásticos 3 | Trailer confirma roteiro vazado em resposta à transfobia de J.K. Rowling

E você, o que achou dos posicionamentos desses atores? Esperava ver mais alguém na lista? Compartilhe suas opiniões sobre o caso em nossas redes sociais, e para mais informações sobre o filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

 

Fontes: VarietyDan Fogler, Out

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar