Após polêmicas recentes, “Harry Potter” é retirado de lista comemorativa da Rainha Elizabeth II

Ao se tratar da monarquia britânica, o ano de 2022 é o período em que a realeza comemora o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, monarca que celebra 70 anos de atuação no trono. Com isso, diversos eventos e listas de mérito são divulgadas pela família real, na tentativa de reconhecer o mérito de artistas, personalidades, escritores e políticos que marcaram o Reino Unido durante os anos.

Recentemente, foi oficialmente divulgada uma lista intitulada Big Jubilee Read” (Leitura do Grande Jubileu, em tradução livre). O rankeamento, que faz parte das listas oficiais divulgadas durante o Jubileu, apresenta 70 livros – 10 de cada década – que marcaram a história da literatura britânica e devem ser utilizados para incentivar o prazer pela leitura.

Para a surpresa dos fãs, nenhum livro da franquia Harry Potter” foi citado pela lista, que conta com curadoria da BBC e da The Reading Agency. O primeiro título da franquia, Harry Potter e a Pedra Filosofal“, estava entre as 153 obras escolhidas pelo público para concorrer a uma vaga na lista, mas acabou sendo retirado da lista, que conta com obras como A Vida de Pi, de Yan Martell, “Laranja Mecânica“, de Anthony BurgessA Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak.

Alguns veículos citam que a ausência de Rowling na lista se deve às recentes polêmicas que envolvem a autora, que optou por compartilhar uma série de comentários transfóbicos em seu twitter. A primeira onda de comentários ocorreu ainda em 2020, mas desde então, opiniões parecidas têm sido compartilhadas com frequências pela autora.

Após polêmicas recentes, "Harry Potter" é retirado de lista comemorativa da Rainha Elizabeth II
Autora de “Harry Potter” tem compartilhado comentários transfóbicos em suas redes (Imagem: Divulgação/ Warner).

CONFIRA Também:
Emma Watson | Após alfinetar transfobia de J.K. Rowling, atriz enfrenta onda de ódio na internet

E você, o que acha da franquia Harry Potter” ter ficado de fora das condecorações feitas pela Rainha Elizabeth II durante seu Jubileu desse ano? Acredita que o nome de J.K. Rowling merecia estar na lista, após as diversas polêmicas que a autora tem se envolvido? Compartilhe suas expectativas com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre suas sagas preferidas, fiquem ligados no Sobre Sagas!

Fonte: Reading Groups

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar