As polêmicas de Cuphead Show – A nova animação da Netflix

Uma nova animação chegou à Netflix, no entanto, seu conteúdo já tem gerado polêmicas em quem já pode dar uma espiadinha na atração. The Cuphead Show é uma série animada baseada no jogo homônimo lançado em 2017.

Seguindo uma estética que remete a chamada Era de Ouro dos Estados Unidos, o desenho segue uma linha de animação antiga, tanto nas formas de seus personagens, quanto nos cenários e abordagens. Com isso, é bastante fácil confundir essa produção com uma animação do século XX.

Mas afinal, qual o motivo para as tais polêmicas em volta desse título recém-lançado?

Bom, a gente te explica nos tópicos a seguir.

Sobre The Cuphead Show

as polemicas de cuphead show a nova animacao da netflix

The Cuphead Show segue os irmãos Caneco Xicrinho em suas aventuras cheias de confusão e de encontros com seres estranhos e sobrenaturais.

Nessa comédia, enquanto Xicrinho é o irmão que adora travessuras e está sempre quebrando as regras, Caneco é o irmão cauteloso e que sempre acaba vendo o risco onde seu irmão não vê.

Juntos eles sempre conseguem se livrar dos piores cenários em que acabam entrando, porém, sempre com uma consequência não muito agradável.

Confira o trailer da animação:

Uma animação que se tornou polêmica graças a sua classificação indicativa

Lançada no último dia 18 de fevereiro, a verdade é que, se não fosse a classificação indicativa da animação, esse texto nem precisaria existir.

Com um enredo cheio de referências a assuntos que podem não ser encarados de forma muito amistosa por algumas pessoas, o fato de a Netflix ter dado classificação livre para todos os públicos ao desenho é o maior motivo para todo o burburinho envolta de sua narrativa.

Personagem Diabo e roubo de almas

Pois é, pelo título você já deve ter se ligado em qual, afinal, é o impasse, certo?

Acontece que logo no primeiro episódio a atração já mostra a que veio e que abordará assuntos “espinhosos” de um jeito cômico.

No caso, ao desobedecer uma ordem do avô e fugirem para um parque de diversões do mal, os dois irmãos da história se veem em uma armadilha em um dos brinquedos onde, caso errem o jogo, tem suas almas sugadas e levadas para conhecer o próprio Diabo.

Nos episódios seguintes, o personagem controverso continua como uma figura importante do desenho, sempre tentando encontrar uma brecha para levar a alma de Caneco embora.

Pesado? Na verdade, depende de quem está assistindo e da seriedade com que cada um leva aquilo que assiste.

A atração em si mostra tudo de forma muito leve, cômica e lúdica, aliviando qualquer teor “macabro” que a narrativa possa ter.

Desenho inspirado nos anos 30 e 40

Outro dos motivos que explicam a narrativa de The Cuphead Show, é que, como dito no início, ele é inspirado nos desenhos dos anos 30 e 40, e naquela época, abordar assuntos como o Diabo, o inferno e outros considerados polêmicos hoje, eram extremamente comuns.

Estúdios como a própria Disney tem episódios em variados desenhos em que a narrativa seguia por caminhos parecidos ao de Cuphead, onde ao final, sempre deixavam claro o que era certo e errado.

Sendo assim, é bastante importante entender o contexto em que o desenho foi pensado antes de julgá-lo.

É um desenho indicado para crianças?

A resposta para isso vai depender muito do que cada pai ou responsável pensa.

Como medida de comparação, pode-se dizer que The Cuphead Show é um pouco similar a desenhos como A Hora da Aventura. Ao mesmo tempo que alguns adultos podem ver essa narrativa como problemática para o público infantil, para outros ela não passa de uma animação bem-humorada e divertida.

De qualquer forma, o melhor a se fazer caso tenha dúvida, é dar uma olhada primeiro no desenho para avaliar se deseja ou não que sua criança assista.

CONFIRA Também:

Era Uma Vez…Para Nunca Mais | Netflix divulga trailer de série que faz sátira de contos de fadas

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar