Netflix sai derrotada do Oscar 2022: Por que “Ataque dos Cães” perdeu em quase todas as categorias?

A noite do Oscar 2022 foi cheia de surpresas e polêmicas. E depois do tapa de Will Smith em Chris Rock, que acabou roubando todas as atenções, o segundo feito mais chocante foi o fato de o maior indicado da edição, Ataque dos Cãester encerrado a noite com apenas uma estatueta. Mas afinal, por que o filme da Netflix, cotado como o “preferido”, acabou tendo um desempenho tão aquém do esperado no Oscar 2022?

Bem, a resposta para isso não é tão simples assim, e tem explicações que vão além de dizer se o longa-metragem de Jane Campion acabou ou não sendo injustiçado, como sugerem vários comentários na internet.

Para tentar entender as imensas perdas da Netflix com Ataque dos Cães, é necessário analisar o histórico das premiações que vieram antes do Oscar.

“Ataque dos Cães” dividia o favoritismo com “CODA” já há algum tempo

netflix-sai-derrotada-do-oscar-2022-por-que-ataque-dos-caes-perdeu-em-quase-todas-as-categorias

Ataque dos Cães estava indicado em 12 categorias da Academia, entre elas diversos prêmios técnicos, de atuação e de produção.

Apesar disso, a verdade é que, em premiações anteriores, o filme se destacou em apenas três categorias: Direção, Melhor Filme Ator Coadjuvante. Ele também chegou a levar prêmios de Roteiro, Fotografia e Melhor Ator, porém de forma bastante pontual se comparado a CODA: No Ritmo do Coração, Duna e Will Smith, maiores vencedores da temporada nessas categorias.

Em premiações como o BAFTA, Critics Choice Awards Leão de Prata, o filme de Jane Campion angariou: 7 troféus de Melhor Direção, 5 troféus de Melhor Filme e 3 troféus de Ator Codjuvante para Kodi Smith-McPhee.

Ainda assim, o longa já havia sofrido perdas muito significativas nas categorias de Ator Coadjuvante e Melhor Filme, justamente para o vencedor da noite do Oscar, CODA: No Ritmo do Coração.

O drama cômico, que conta a história de uma adolescente ouvinte em uma família de surdos, havia conquistado esses dois troféus em grandes prêmios da crítica como o AFI Awards e principalmente o Prêmio do Sindicato dos Produtores da América, considerado o maior termômetro do Oscar entre todas as outras premiações da temporada.

Para além disso, CODA também conquistou os maiores prêmios do Festival Sundance desse ano, o que afirmou todo o potencial que ele poderia ter.

Feita essa análise, a conclusão é que a forma como os prêmios do Oscar foram distribuídas seguiu sim um bom-senso, ainda que as opiniões entre o público, os críticos e a própria Academia não tenham sido unânimes.

Nada mais justo do que entregar o troféu de Direção para Jane Campion, que vinha angariando vitórias consecutivas nessa categorias em outros eventos.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensavam, já há algum tempo CODA vinha sendo um competidor à altura na visão dos críticos. Isso o consolidou nas duas outras categorias em que Ataque dos Cães tinha mais chances, além de também ter lhe garantido o troféu de Melhor Roteiro Adaptado.

Em resumo, a verdade é que, de forma geral, a Academia reconheceu com os dois maiores prêmios da noite duas obras de assuntos socialmente relevantes (masculinidade tóxica/homofobia/capacitismo/diversidade) e dirigidos por mulheres. Uma vitória para quem aguardava há tempos por uma evolução de pensamento do Oscar.

Ataque dos Cães não foi a única decepção da Netflix no Oscar 2022

Apesar de o maior balde de água fria da Netflix ter sido Ataque dos Cães, o longa não foi a única decepção do streaming que teve 11 de seus filmes indicados ao Oscar 2022.

A plataforma conseguiu angariar indicações nas maiores categorias da noite, porém, só levou para casa o (grandioso, é verdade) troféu de Direção para Jane Campion. Com isso, filmes como A Filha Perdida, Não Olhe Para Cima, Tick, Tick…Boom, e os curtas Audible Onde eu Moro foram esnobados e não conseguiram vencer.

Isso marca um desempenho bem aquém do que o streaming vinha apresentando na premiação nos últimos anos onde sempre conseguia alguns dos maiores troféus da noite.

Agora, é aguardar e conferir de que forma a Netflix vai tentar se redimir no Oscar do ano que vem.

CONFIRA Também:

Oscar 2022 | Confira a lista completa de vencedores do prêmio

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar