Conheça ‘Ayo’, subcomandante do Dora Milaje | Falcão e o Soldado Invernal

No final do episódio 3 de Falcão e o Soldado Invernal, uma personagem já conhecida do Marvel Cinematic Universe (MCU), em português Universo Cinematográfico da Marvel, apareceu: Ayo, subcomandante do Dora Milaje, grupo de guerreiras cujo principal objetivo é o de defender o Rei de Wakanda. Na série, a atriz alemã Florence Kasumba, nascida em Uganda, interpreta a personagem.

Mas você sabe quem é a personagem? Sabe qual é a relevância que ela pode ter para o desfecho da série Falcão e o Soldado Invernal? Caso não saiba, pode deixar que nós te contamos tudo sobre ela nesta matéria original do Tech News Brasil!

Quem é Ayo?

Ayo, como comentamos, é a subcomandante do Dora Milaje, um grupo formado apenas por mulheres cujo objetivo é o de proteger Wakanda e o seu Rei. Por exemplo, o grupo estava responsável pela proteção do Rei T’Chaka e lamentou bastante a sua morte após ele ser assassinado por Barão Zemo.

Dentro do Dora Milaje, Ayo serve fielmente a Okoye, a general do grupo, interpretada no MCU por Danai Gurira. Ela teve um ótimo preparo físico e sabe lutar muito bem, especialmente com sua lança de vibranium, pois recebeu treinamento para se tornar uma guerreira. Além disso, a personagem é fluente em inglês e em Xhosa, sua língua nativa.

Ayo, interpretada por Florence Kasumba, em Pantera Negra (Imagem: Reprodução/ Marvel | Disney)
Ayo, interpretada por Florence Kasumba, em Pantera Negra (Imagem: Reprodução/ Marvel | Disney)

Lealdade de Ayo a Wakanda e a seu Rei/Rainha

Após o assassinato do Rei T’Chaka, quem assumiu o trono foi T’Challa (Chadwick Boseman). Com a morte do ator em agosto de 2020, entretanto, não sabemos como a Marvel vai fazer para dar continuidade à linhagem de Wakanda. Mas uma coisa é certa: o Dora Milaje certamente estará lá para proteger o novo rei ou rainha.

A prova maior da lealdade do grupo — e da própria personagem — ao Rei ou Rainha de Wakanda é que, quando Erik Killonger (Michael B. Jordan) derrota momentaneamente T’Challa em Pantera Negra, o Dora Milaje passa imediatamente a servir o novo rei, até que T’Challa posteriormente volte e recupere seu trono.

Dora Milaje, Pantera Negra
Dora Milaje, guerreiras guardiãs do Rei de Wakanda (Imagem: Reprodução/ Marvel | Pantera Negra)

Além disso, também já sabemos que o estúdio pretende aprofundar mais a história de Wakanda. Afinal, a aparição de Ayo no final do episódio 3 de Falcão e o Soldado Invernal deixa isso muito claro. A personagem muito provavelmente terá uma participação importante para o desenrolar da trama da série.

Ayo nos quadrinhos

Entretanto, nos quadrinhos da Marvel, a personagem tem um desenvolvimento ligeiramente diferente. Nas HQS, além de fazer parte do Dora Milaje, Ayo também faz parte do subgrupo “Midnight Angels” (“Anjos da Meia-Noite”), um grupo rebelde de Wakanda.

Em determinado momento dos quadrinhos, Ayo se apaixonada por Aneka, outra guerreira que faz parte do Doro Milaje. Depois que a Rainha Ramonda, mãe de T’Challa, sentencia Aneka à morte por ter matado um estuprador, Ayo rouba as peças de armadura do Anjo da Meia-Noite e parte ao resgate de Aneka.

Além disso, a personagem acredita que T’Challa agiu de forma passiva ao não contrariar sua mãe. E que, por isso, ele seria um rei fraco, “isentão” e, principalmente, indigno de ser seguido. E é aí que ela e outras guerreiras dissidentes resolvem formar o grupo rebelde “Anjos da Meia-Noite”.

Será que poderemos ver um desenvolvimento parecido de Ayo no MCU? Esse pode ser arco explorado em Pantera Negra 2 — e que justificaria o fato de a personagem estar aparecendo agora, com mais destaque, na série Falcão e o Soldado Invernal.

Importância de Ayo na série Falcão e o Soldado Invernal

Ayo apareceu na série Falcão e o Soldado Invernal com o objetivo de capturar Barão Zemo e levá-lo à justiça.

Isso porque o vilão, interpretado por Daniel Brühl, foi o responsável pelo assassinato do Rei T’Chaka no contexto da Guerra Civil entre os super-heróis. E, agora que o Soldado Invernal libertou o vilão da prisão no começo do episódio 3, a subcomandante do Dora Milaje tem uma boa justificativa para aparecer na série.

Encontro entre Ayo e Soldado Invernal
Encontro entre Ayo e Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel | DIsney Plus)

O próprio ator do Barão Zemo já comentou a aparição da personagem, sugerindo um possível combate entre Zemo e as guerreiras de Wakanda. Entretanto, ainda não sabemos de que lado Falcão e Soldado Invernal vão ficar: se do lado de Zemo, que está ajudando a dupla a rastrear o Soro de Super Soldado, ou do lado da justiça, já que Zemo deve pagar por seus crimes.

Caso Falcão e Soldado Invernal desistam de Zemo e partam em buscam do Soro de Super Soldado, que atualmente está em posse dos Apátridas, Ayo e as demais guerreiras do Dora Milaje podem se encarregar de Barão Zemo. O que seria bem interessante de se ver na série.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Todas as informações apresentadas nesta matéria foram retiradas dos episódios 1, 2 e 3 de Falcão e o Soldado Invernal, série exclusiva do Disney Plus, do Marvel Fandom e do Marvel Cinematic Universe Fandom.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar