Entenda a cena final do episódio 5 | Falcão e o Soldado Invernal

O episódio 5 de Falcão e o Soldado Invernal foi ao ar hoje (16). Embora tenha respondido algumas perguntas levantadas pelos episódios anteriores, ele também levantou várias outras. Como, por exemplo, a cena final do Episódio 5, em que Sam finalmente abre a caixa de Wakanda que Bucky Barnes, o Soldado Invernal, deu para ele.

Mas o que realmente significa essa cena? O que tem dentro da caixa de Wakanda? Confira as respostas para estas e outras perguntas nesta matéria do Tech News Brasil!

Cena final do episódio 5 de Falcão e o Soldado Invernal

Diversos fatores levaram à cena final do episódio 5. Primeiramente, Sam Wilson e Bucky Barnes derrotaram John Walker, tomando o escudo de Capitão América dele, já nas primeiras cenas do episódio. Entregando-o à justiça, o governo americano o destituiu do posto de Capitão América.

Além disso, Bucky Barnes foi atrás de Barão Zemo, que havia fugido no episódio 4. Depois de entregá-lo às guerreiras de Wakanda do Dora Milaje, Bucky pede a Ayo, subcomandante do grupo, um favor especial. Não vemos o que o Soldado Invernal faz ou pede para ela, mas fica subentendido: o tal favor tem relação direta com a caixa que ele posteriormente entrega a Sam Wilson na cena do reparo do barco.

Bucky Barnes entregando a caixa de Wakanda para Sam Wilson
Bucky Barnes entregando a caixa de Wakanda para Sam Wilson (Imagem: Reprodução/Marvel Studios | Disney Plus)

Antes de propriamente abrir a caixa, Sam Wilson e Bucky Barnes têm conversas muito edificantes sobre o legado do Capitão América, sobre a parceria dos dois, sobre Karli Morgenthau, líder dos Apátridas etc. Além disso, vemos ambos (mas Sam especialmente) treinando com o escudo do Capitão América. Depois que a dupla se separa, Sam começa a treinar de forma ainda mais intensiva.

E é depois desse treinamento que Sam Wilson enfim recorre à caixa de Wakanda que Bucky Barnes havia entregado a ele. Na cena final do episódio, vemos Sam abrindo a caixa, mas ainda não chegamos a ver o que havia nela.

O que tem na caixa misteriosa de Wakanda?

Sendo uma caixa misteriosa, obviamente o que tem dentro ainda é um mistério. Entretanto, já há algumas teorias sobre o conteúdo dela circulando pela internet.

O fato de Sam abrir a caixa logo após aparentemente aceitar o escudo e título dá indícios do que pode haver dentro da caixa: o novo traje de Capitão América. Afinal, caso Sam realmente aceite o novo manto, ele precisará de um uniforme à altura.

Sam WIlson abrindo a caixa de Wakanda
Sam WIlson abrindo a caixa de Wakanda (Imagem: Reprodução/Marvel Studios | Disney Plus)

Mas por que o traje veio especificamente de Wakanda? Por uma razão bastante óbvia: como já vimos anteriormente em outras produções do Marvel Cinematic Universe (MCU), o povo de Wakanda dominou o uso do vibranium. E ter um uniforme feito com este material pode ser muito bom para Sam Wilson, que não é um Super Soldado.

Entretanto, talvez a caixa não tenha apenas o uniforme, mas também um novo par de asas. Afinal, como vimos no episódio 5, John Walker quebra as asas do Falcão na cena de luta no começo do episódio.

Caso Sam WIlson ganhe um novo par de asas, dessa vez feito de vibranium, se ele voltar a enfrentar John Walker (que, como sugeriu uma cena pós-crédito, não desistiu do posto de Capitão América), o vilão não poderá repetir a façanha de quebrar as asas. Afinal, o vibranium é conhecido por ser um material super resistente. Lembrando que o próprio escudo do Capitão América foi feito com esse material.

Como vai ser o novo uniforme de Sam Wilson?

Essa é uma pergunta que só teremos uma resposta possivelmente no sexto e último episódio de Falcão e o Soldado Invernal, que vai chegar ao Disney Plus na próxima sexta-feira (23).

Entretanto, no final de março de 2021, uma linha de brinquedos oficial da Marvel, produzida pela Hasbro, mostrou Sam Wilson vestindo um uniforme de Capitão América. Confira abaixo:

Brinquedo mostrando Sam Wilson com seu suposto novo traje de Capitão América
Brinquedo mostrando Sam Wilson com seu suposto novo traje de Capitão América (Imagem: Reprodução/Screen Rant)

Como você pode ver, o uniforme mistura o visual de Capitão América, com as cores da bandeira americana, incluindo as listras e as estrelas, com a estética do Falcão — como o uso das asas, por exemplo.

Esse uniforme, entretanto, tem um problema: ele tem as cores da bandeira americana. E a conversa que Sam Wilson teve com Isaiah Bradley no episódio 5 pode fazer com que Sam Wilson fique relutante em usá-lo. Afinal, o governo americano foi diretamente responsável pelo experimento que envolveu a aplicação de doses experimentais do Soro de Super Soldado em soldados afro-americanos, tendo sido Bradley o único a sobreviver.

Por outro lado, esse também pode ser um motivo a mais para Sam usá-lo. Afinal, a bandeira americana não é um símbolo exclusivo do governo e do exército americano. Sam pode usar as cores e os símbolos da bandeira justamente para ressignificá-los.

Tech News Brasil

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Todas as informações apresentadas nesta matéria foram retiradas dos episódios 1, 2, 3, 4 e 5 de Falcão e o Soldado Invernal, série exclusiva do Disney Plus, e do site ScreenRant.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar