Conheça a história real que inspirou o filme ‘Contra o Gelo’, sucesso na Netflix!

Produções baseadas em fatos costumam fazer muito sucesso na Netflix e o mais novo filme a se encaixar nessa categoria é o drama Contra o Gelo, que estreou essa semana na plataforma e é inspirado em uma incrível história real.

Dirigido por Peter Flinth, o filme conta a impressionante história de dois homens que partem em uma jornada em meio a um deserto gelado, primeiro para provar uma teoria e depois por sobrevivência.

O longa-metragem tem a estrela de Game Of ThronesNikolaj Coster-Waldau como roteirista e também como o protagonista do filme.

Confira a seguir a história real por trás de Contra o Gelo.

Filme baseado em livro de memórias

conheca-a-historia-real-que-inspirou-o-filme-contra-o-gelo-sucesso-na-netflix

A história contada em Contra o Gelo foi adaptada de Two Against the Ice, livro do pesquisador Ejnar Mikkelsen que conta a história real de sua incrível expedição à Groenlândia no início do século XX.

Em junho de 1909 Mikkelsen já era um explorador experiente, com diversas viagens e pesquisas no currículo. Dessa forma, ele e uma tripulação partiram para a Gloenlândia em busca de mapas deixados no deserto de gelo pelo explorador Lwdwig Mylius-Erichsen, em 1907, e que poderia provar que o local não era dividido em duas partes, refutando a reivindicação feita pelos Estados Unidos.

Para isso, o capitão realmente precisou deixar sua tripulação e navio  para trás, indo em frente apenas com seu companheiro sem experiência IP Iversen.

Além dos mapas, a missão também visava encontrar o corpo do explorador anterior, que havia se perdido anos atrás no mesmo deserto.

Após mais de um ano de exploração e sucesso em suas buscas, os dois homens retornaram para a ilha de Shanon, onde o navio e a tripulação haviam ficado. No entanto, a embarcação acabou ficando presa no gelo e os homens haviam partido há tempos em um baleeiro.

Com isso, mesmo com os mapas em mãos, Mikkelsen Iversen não tinham como voltar para casa, e permaneceram na casa em meio ao gelo, vagando em seu trenó, e buscando a sobrevivência por mais dois anos.

Felizmente, em 1912 os dois homens foram resgatados por um baleeiro norueguês em condições muito difíceis.

O explorador não encerrou sua carreira

Mesmo após ter quase morrido na expedição de 1912, Mikkelsen não encerrou sua carreira como explorador, muito pelo contrário. Ele liderou diversas outras expedições nos anos seguintes, incluindo a busca por novos assentamentos na própria Groenlândia.

Oficialmente, ele permaneceu em atividade até 1950, quando enfim se aposentou das expedições.

Durante seus anos em atividade ele também se dedicou muito a escrita. Além de Two Against de Ice, e outros livros que narram suas memórias, Mikkelsen também escreveu alguns romances, que acabaram tendo boas repercussões.

Em 1970 ele recebeu uma homenagem nacional da Dinamarca por todos os serviços prestados e em 2009, quase quarenta anos após sua morte, a Marinha Real Dinamarquesa nomeou seu segundo navio de patrulha como HDMS Ejnar Mikkesen.

Para além disso seu nome também foi dado a uma cordilheira no leste da Groenlândia, Terra do rei Christian IX, lugar muito próximo de onde o explorador e seu companheiro viveram a aventura de 1909.

Sobre o filme Contra o Gelo da Netflix

Em Contra o Gelo, um experiente explorador ao lado de um companheiro inexperiente, partem em uma expedição pelo gelo da Groenlândia em busca de um mapa que pode resolver um problema geográfico com desdobramentos políticos.

O problema é que a jornada pode ser muito mais difícil do que eles esperavam, e será necessário controle das emoções e força para conseguir sobreviver.

CONFIRA Também:

Meia-Noite no Hotel Pera Palace: Descubra por que você DEVE assistir esta nova série turca da Netflix!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar