Conheça ‘As Leis da Fronteira’, novo drama espanhol da Netflix! Vale a pena assistir?

Filmes baseados em livros são alguns dos preferidos do público dos streamings, e a mais nova opção desse tipo a chegar à Netflix é o drama espanhol As Leis da Fronteira.

Baseados no livro de mesmo nome do escritor Javier Cercas, a história é focada em um grupo de jovens convivendo em um verão no final dos anos 70.

Livro muito popular na Espanha e em boa parte do mundo, há grandes expectativas por parte da Netflix em relação ao sucesso desse longa-metragem. Mas será que realmente vale a pena dar uma chance à produção?

A seguir você vê o que nós achamos e conhece mais detalhes sobre o filme.

Sobre As Leis da Fronteira

Em 1978 o jovem e introvertido Ignacio Cãnas está cansado de sua vida repleta de bullying e de exclusão social.

Após conhecer dois jovens delinquentes, no entanto, sua vida está prestes a mudar completamente, já que ele cria uma conexão com o novo grupo repleta de amizade, lealdade, e crimes.

Apaixonado, Ignacio  acaba se envolvendo com roubos, furtos e outras aventuras criminosas ao longo de todo um verão que se tornará para sempre inesquecível.

Produção

as leis da fronteira

As Leis da Fronteira teve seus direitos de distribuição adquiridos pela Netflix, inclusive ganhando o selo de um original da plataforma. Apesar disso, sua produção foi feita por três produtoras diferentes e por meio de financiamento do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales, uma instituição pública da Espanha que trabalha com leis de incentivo à cultura.

O filme foi lançado inicialmente no 69º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e estreou nos cinemas da Espanha em outubro desse ano.

As filmagens foram feitas em Girona e em outras três locações espanholas. Ao todo foram 10 semanas de gravações, iniciadas em setembro do ano passado, e concluídas em novembro do mesmo ano.

A direção é de Daniel Monzón com roteiro de Jorge Guerricaechevarría.

Elenco

O elenco de As Leis da Fronteira é pouco conhecido do público, em parte por se tratar de integrantes jovens. Apesar disso, conseguem cumprir muito bem seus devidos papéis no filme.

O protagonista Ignacio Canãs é interpretado pelo ator Marcos Ruiz. Begoña Vargas Chechu Salgado são responsáveis por dar vida aos novos e criminosos amigos de Ignácio.

Outros nomes presentes no elenco são Carlos Oviedo, Xavier Martín, Daniel Ibáñez, Jorge Aparício, Victor Manuel Pajares Cintia García.

Vale a Pena assistir As Leis da Fronteira na Netflix?

As Leis da Fronteira é aquele típico filme de amadurecimento adolescente onde o jovem passa por um período que acaba definindo boa parte de sua vida.

No caso, o “crescimento” aqui desabrochado é o do jovem e “inocente” Ignácio (Nacho), que, após anos sem ser aceito, acaba encontrando sua “turma” em uma gangue de jovens delinquentes.

A história em si é bastante interessante e tem um roteiro firme, muito disso devido ao fato de ser baseado em livro. No entanto, por se tratar do que chamamos de “drama de costumes”, em alguns momentos o filme pode ficar bem devagar e até mesmo cansativo.

Para além disso, vale frisar que esse também é aquele típico “filme de diretor”, cheio de peculiaridades que algumas pessoas podem considerar cult.

As atuações são convincentes, ainda que haja uma clara disparidade entre a protagonista feminina do filme e os dois rapazes que a acompanham. Dessa forma, por vezes parece que o filme conta mais a história de Tere do que a de Ignácio.

Quem curte produções ambientada em épocas passadas certamente vai achar muito interessante a espiada que o filme oferece, sobre a Espanha beirando os anos 80.

É possível que quem ama produções como O Clube dos Cinco ou On the Road identifique certas similaridades, não na história em si, mas nas relações entre personagens e no tema de fundo de amadurecimento jovem.

Por fim, o veredicto é que As Leis da Fronteira é um filme naturalista bastante bom, porém, pode ser que nem todo mundo enxergue esse lado. Apesar disso, vale dar uma chance para a produção e tirar as próprias conclusões.

CONFIRA Também:

Vale a pena assistir “Profecia do Inferno” na Netflix? Confira nosso veredito!

E então, se interessou por assistir As Leis da Fronteira? Quando terminar, não deixe de voltar aqui e nos contar a sua opinião sobre o filme.

E para ficar por dentro de todas as novidades dos streamings e do cinema, continue acompanhando a gente aqui no Sobre Sagas do TechNews Brasil.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar