Conheça a lenda folclórica que inspirou “Sandman”, série da Netflix

Desde a manhã de sexta-feira (5), quando os 10 episódios da primeira temporada de Sandman” estreou no catálogo da Netflix, a série original tem estado em alta na plataforma de streaming e nas discussões das redes sociais.

Baseada em dois volumes da franquia publicada por Neil Gaiman, o primeiro ano do título mistura fantasia épica, suspense drama em uma adaptação de proporções monumentais e reviravoltas de tirar o fôlego.

Envolto a diversas crenças e mitologias, tanto a série quanto os livros que a originou utilizam de diversas referências presentes no folclore e nas tradições de vários países. Entre elas, uma das que mais se destaca é a Lenda de Sandmanque empresta seu nome ao título a medida que também se relaciona aos poderes e à personalidade de Morpheu. Conheça melhor o mito:

Conheça a lenda de Sandman

Sandman
Sandman: Personagem é baseado em lenda famosa do folclore europeu (Imagem: Reprodução/Netflix/Literature Fandom).

Ao se tratar da série da Netflixo personagem conhecido por alguns como Sandmantem uma origem e uma personalidade bastante sombria, mas sua origem folclórica não é tão obscura quanto parece. No folclore de alguns países da Europa, ele é tido como uma entidade mítica responsável por assoprar areia nos olhos das crianças, o que faz com que elas durmam e tenham bons sonhos.

A primeira vez que a lenda foi reconhecida por este nome foi em 1816, quando o escritor E. T. A. Hoffmann publicou uma fábula sobre o personagem. A princípio, sua origem era de fato mais sombria por se apresentar como uma entidade que roubava os olhos das crianças para alimentar a Lua, enquanto elas dormiam. Posteriormente, o mito passou a ganhar contornos mais amigáveis.

Outro nome pelo qual o personagem também é conhecido na Europa é Ole-Luk-Oie, que é bastante simpático com crianças. Enquanto elas dormem, ele assopra uma areia fina sobre seus olhos que garante que eles continuem sonhando. Depois disso, ele abre um guarda-chuva repleto de fotografias em cima da cama das boas crianças – o que garante que elas tenham bons sonhos – e um sem imagens sobre a cama das crianças travessas, o que faz com que elas durmam sem sonhos.

Em certos países, personagem é conhecido pelo nome fantasioso de Ole-Luk-Oye (Imagem: Reprodução/Literature Fandom).

Apesar de já conhecidas há décadas pela Europa, as adaptações mais recentes da lenda do Sandman fizeram com que o personagem se tornasse cada vez mais famoso. É possível citar, por exemplo, seu papel no filme de animação A Origem dos Guardiões“, onde a entidade também ganha um ar mais amigável e um papel bastante parecido com o do Ole-Luk-Oie.

Ao se tratar da série e dos livros que a inspiraram, Gaiman utiliza certo sincretismo mitológico ao misturar as lendas de Sandman, entidade do folclore europeu, com a do deus grego Morpheus, responsável pelo sono das pessoas no contexto da mitologia grega. Ao misturar todas as essas referências, ele consegue apresentar um personagem mais complexo e multifacetado – cujas origens remetem à diversos mitos e lendas que inspiraram a humanidade em diversos países pelo mundo.

CONFIRA Também:
Conheça os livros que inspiraram a 1ª temporada de “Sandman”, sucesso da Netflix

Você conhecia as origens da lenda que inspirou Sandman“, série original da Netflix? O que você achou da série original? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a série e todos os conteúdos que fazem sucesso no catálogo da plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar