Conheça ‘Silenced’, filme do mesmo criador de ‘Round 6’ disponível na Netflix (super pesado)

O diretor Hwang Dong-hyuk ganhou reconhecimento mundial após sua criação Round 6 se tornar um fenômeno absoluto ao redor do mundo. Porém, antes da série, lá em 2011, ele já ganhava notoriedade graças ao filme Silenced, um pesado drama sul-coreano baseado em uma história real.

Abordando o tema abuso sexual infantil, o filme, que também está disponível na Netflix, emociona e indigna, e com certeza não é o mais indicado para pessoas sensíveis ao tema.

Apesar disso, serve como lição ao explorar a cultura do silêncio, impregnada em diversos campos da sociedade, seja por crenças religiosas ou qualquer outra justificativa infundada.

Confira a seguir mais detalhes sobre Silenced, antes de dar play no longa.

Sobre Silenced

Em Silenced, o professor Kang In-ho acaba de ser contratado para dar aulas de arte em uma escola para crianças com deficiência auditiva.

Ao chegar lá, ele percebe que há algo de errado já que as crianças são sempre reclusas e parecem evitá-lo o máximo que podem. Após um tempo, ele ganha a confiança de seus alunos e finalmente entende o porquê das reservas iniciais: as crianças vêm sofrendo abusos físicos e sexuais do corpo docente da escola, tudo isso em segredo.

A partir da descoberta, com a ajuda de uma ativista dos direitos humanos, o professor fará de tudo para levar os responsáveis até a justiça. No entanto, uma rede de acobertamento muito maior que o esperado vai tornar essa tarefa ainda mais difícil.

Baseado em uma história real

silenced

Silenced é uma produção de 2011, inspirado no livro “The Crucible” do escritor Gong Ji-young.

As passagens da história são baseadas nos acontecimentos da escola Gwangju Inhwa, ocorridos entre 2000 e 2003, onde professores e diretor abusaram sexualmente de nove alunos surdos da instituição.

O caso foi levado à justiça em 2005, mas só ganhou grande repercussão popular em 2009, quando o livro de Ji-young foi lançado na Coreia. O debate foi reavivado em 2011, após o lançamento do filme, com desdobramentos ainda maiores.

Na época, a indignação popular pela história foi tão grande que gerou protestos em várias cidades do país, o que resultou na reabertura do caso e no fechamento permanente da escola.

Além disso, uma lei com o nome coreano do filme (Dogani) foi aprovada, removendo todas as limitações em julgamentos de abusos sexuais de crianças e deficientes, e aumentando muito as penas para os culpados.

Elenco

O elenco de Silenced é composto por várias estrelas conhecidas do cinema sul-coreano, entre elas o ator Gong Ji-cheol que ganhou reconhecimento mundial pelo filme Invasão Zumbi de 2016, e que em 2021 fez parte do elenco de Round 6.

A atriz Jung Yu-mi é o outro destaque de Silenced, que também tem uma longa e sólida carreira na indústria cultural sul-coreana, com vários prêmios na estante, incluindo um troféu de Melhor Atriz Coadjuvante no prêmio Blue Dragon Film Awards, um dos mais importantes da Ásia.

Os papéis mirins são estrelados por Kim Hyun-sooBaek Seung-hwan Jung In-seo.

Recepção da crítica

Silenced foi um dos filmes mais assistidos na Coreia do Sul em seu ano de estreia, ficando em primeiro lugar por três semanas consecutivas no ranking dos cinemas do país.

Além do público em geral, o filme também foi aclamado pela crítica especializada, indicado em diversas categorias de premiações importantes, das quais venceu algumas.

No IMDB, o filme possui pontuação de 8.1, o que representa avaliações de maioria positiva.

Um filme repleto de gatilhos

Apesar de uma história poderosa, importante e de uma relevância sem precedentes, é importante saber que Silenced não é um filme para ser visto por todo tipo de pessoa.

Pessoas sensíveis ao tema devem ter em mente que a produção é repleta de gatilhos que podem desencadear reações emocionalmente adversas, com cenas e descrições difíceis de serem digeridas.

Sendo assim, fica aqui o alerta de que Silenced é um filme incrível, que com certeza merece ser visto, no entanto, pode ser preferível evitá-lo a depender do estado emocional de cada um.

CONFIRA Também:

O Vendedor de Passados | Vale a pena assistir esse filme na Netflix?

Para mais informações sobre os lançamentos recentes das plataformas de streaming, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar