DARKHOLD | Conheça o livro mais perigoso da Marvel que apareceu em WandaVision

WandaVision terminou com a Feiticeira Escarlate lendo o Darkhold, livro que estava na posse de Agatha Harkness. Na série, vimos o objeto pela primeira vez no porão da bruxa quando Wanda foi procurar seus filhos, Billy e Tommy.

Esse livro não é uma completa novidade no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). No filme de apresentação do Doutor Estranho, quando Stephen está furtivamente lendo uma obra da coleção particular da Anciã, podemos ver que tem um livro faltando em uma das estantes.

Como ficamos sabemos em WandaVision, Agatha Harkness estava com o Darkhold e chegou a mencionar que Wanda era mais poderosa até mesmo que o Feiticeiro Supremo. Concluímos que foi a bruxa quem roubou o livro e justamente por isso é que ele não apareceu na biblioteca no filme do Doutor Estranho.

Fica claro que a coleção da Anciã era repleta de livros considerados muito perigosos. As consequências do Darkhold não estar mais guardado em segurança em Kamar-Taj podem – e provavelmente vão – repercutir em toda a Fase 4 da Marvel.

Se você nunca ouviu falar desse livro, não se preocupe! O Tech News separou tudo o que você precisa saber sobre um dos objetos que pode ser fundamental para os enredos das próximas produções da Marvel Studios, tanto no cinema quanto no streaming. Confira abaixo:

Origem do livro

WandaVision
(Imagem: Reprodução/Disney Plus)

Para entender melhor a função do Darkhold nessa nova fase da Marvel, precisamos voltar à origem desse objeto. Na Marvel Comics, a Terra era um lugar governado pelos Deuses Anciões. Alguns deles usavam seus dons para o bem; outros, porém, tinham uma imensa sede de poder e intenções não tão boas assim.

Um desses deuses era Chthon. Ele foi o primeiro a manipular a magia maligna e aprendeu um tipo de feitiçaria que era proibida até então: a Magia do Caos. Magia essa que inclusive já foi citada em WandaVision, quando Agatha diz pela primeira vez que Wanda é a Feiticeira Escarlate.

No final, houve uma guerra e os Deuses Anciões conseguiram expulsar aqueles que estavam se corrompendo. Entretanto, mesmo sendo exilado, Chthon deixou de presente para a humanidade uma coleção de escritos. Eles serviriam para um dia libertá-lo e trazê-lo de volta para a Terra.

Esses escritos se tornaram o livro de magia das trevas chamado Darkhold. Nas HQs, esse livro é a fonte de diversos males, os mais horríveis que a Terra pode presenciar. Vale ressaltar que há um capítulo no livro exclusivamente sobre a Feiticeira Escarlate. Seria ela um dos piores males que a Terra teria de enfrentar em um futuro não muito distante?

Wanda e o Darkhold

Feiticeira Escarlate lendo o Darkhold
(Imagem: Reprodução/Disney Plus)

Em WandaVision, a bruxa Agatha Harkness já tinha dado a entender que Wanda tinha uma ligação com a Magia do Caos. Isso se confirma caso voltemos às histórias em quadrinhos, nas quais a Feiticeira Escarlate foi escolhida por Chthon para usar esse poder.

Contudo, toda vez que Wanda fazia uso dessa magia ela prejudicava o tecido da realidade e, com isso, deixava a volta de Chthon cada vez mais fácil de acontecer. A partir da reação de Agatha quando esta vê a Feiticeira usando seus poderes em toda a sua totalidade, podemos presumir que isso também ocorrerá no MCU.

A bruxa, com uma expressão de horror, chega a declarar que Wanda não tinha ideia do que havia feito. O livro agora está com a Feiticeira Escarlate e, na cena pós-crédito do episódio final de WandaVision, vimos que ela está usando-o para aprender mais sobre seus poderes.

Porém, isso pode ser um grande erro, já que o Darkhold não é apenas um livro de feitiços comum: ele tem o poder de corromper a alma de quem o lê. Pela cena mostrada na série, concluímos ainda que Wanda já aprendeu bastante coisa com o livro. Afinal, vimos ela copiar um dos feitiços que Doutor Estranho já usou em seu filme: a projeção astral.

Elizabeth Olsen já está confirmada no elenco do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Com isso, podemos supor que, por conta do Darkhold, talvez ela liberte um poder que não irá conseguir controlar. Talvez Chthon seja o grande vilão do longa ou uma mistura dele com outros Deuses Anciões.

Darkhold apareceu em Agentes da S.H.I.E.L.D.?,

Agentes da Shield
(Imagem: Divulgação/American Broadcasting Company)

Apesar de não fazer parte do cânone do MCU, a série Agentes da SHIELD também já tinha mencionado o Darkhold. Na quarta temporada do seriado, o livro é usado por AIDA, uma das vilãs da trama.

A vilã usa os conhecimentos que adquiriu com o livro para criar uma realidade na qual ela poder invadir a mente de suas vitimas. Esse enredo soa familiar, não é mesmo? Além disso, ela usa o Darkhold para criar um corpo com superpoderes para si mesma. Depois que ela é derrotada, o Motoqueiro Fantasma esconde o Darkhold em outra dimensão.

Darkhold e os Vampiros no MCU

Blade logo
(Imagem: Divulgação/Marvel)

A Marvel está trabalhando em diversas produções atualmente, seja para o cinema, seja para o serviço de streaming. Uma delas é o reboot de Blade, que era estrelado pelo ator Mahershala Ali como o famoso caçador de vampiros.

Em uma entrevista ao Rotten Tomatoes, o executivo da Marvel, Kevin Feige, comentou sobre uma possível ligação entre os acontecimentos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Blade: “Há anos estamos tentando achar uma forma de incluir Blade no MCU,  com os elementos sobrenaturais chegando em Doutor Estranho pareceu possível começar a explorar isso.

Essa afirmação pode ser um indício que veremos um mundo repleto de magia das travas no segundo filme do Doutor Estranho e, com isso, diversos seres sobrenaturais podem invadir a nossa realidade, como vampiros, por exemplo. E essa pode ser a introdução de Blade no universo da Marvel.

Para reforçar essa teoria podemos usar uma das histórias do Darkhold nos quadrinhos. Nessa trama, o Doutor Estranho trabalha em parceria com Monica Rambeau e a Feiticeira Escarlate para derrotar um exército de vampiros enviados por Chthon.

Com a apresentação de Rambeau e com os poderes que a personagem adquiriu em WandaVision, é muito possível que essa HQ seja a base para o enredo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar