Dinheiro Sujo e Amor vai ganhar uma 2ª temporada na Netflix?

Apesar da maioria massiva de produções no catálogo da Netflix serem de origem norte-americana, tem se tornado cada vez mais comum que a plataforma de streaming invista em distribuir produções de outros mercados. Nesse sentido, a dramaturgia turca tem ganhado cada vez mais destaque no catálogo do streaming, e o exemplo mais recente de sucesso é o da novela “Dinheiro Sujo e Amor“.

Escrita pelas renomadas roteiristas Eylem Canpolat (Meu Lar, Meu Destino; Sila – Prisioneira do Amor) e Sema Ergenekon (Império de Mentiras; Sila – Prisioneira do Amor), a novela foi produzida e exibida originalmente pela emissora turca ATV  durante as noites de domingo, e recentemente tem ganhado o mundo ao ser distribuída através de outros canais e plataformas.

No Brasil e em outros países da América Latina, a série Dinheiro Sujo e Amor” tem sido licenciada pela Netflixe a repercussão do título nesses países tem feito os fãs se perguntarem sobre a possibilidade da produção ganhar uma nova temporada no catálogo do streaming. Antes que se aborde as chances disso ocorrer, contudo, é válido destacar algumas divergências entre os formatos de distribuição da série:

Dinheiro Sujo e Amor: Formatos de distribuição

Dinheiro Sujo e Amor
Dinheiro Sujo e Amor: novela ganhou novo formato de distribuição internacionalmente (Imagem: Divulgação/ATV).

Quem pesquisar por Dinheiro Sujo e Amor” nas plataformas de busca se surpreenderá pelo fato de que, na verdade, a novela já tem uma 2ª temporada. Nesse ponto, entretanto, o público deve ser cauteloso antes de criar expectativas para um novo ano da série na Netflixisso porque o formato de distribuição internacional da novela segue um modelo completamente diferente de sua exibição original.

Quando exibida pela ATV na Turquia, a primeira temporada de Dinheiro Sujo e Amor” (Kara Para Aşk, por lá) teve seus 13 episódios totais exibidos entre os dias 12 de março de 2014 e 18 de junho de 2014. Isso quer dizer que, inicialmente, a produção era tida como uma minissérie pelo canal, mas a repercussão foi tamanha que uma nova temporada, com outros 41 capítulos, foi encomendada e exibida pela emissora entre os meses de setembro de 2014 e julho de 2015.

Acontece que, na Turquia, os episódios de Dinheiro Sujo e Amor” tinham uma duração média de 130 minutos, um tempo longo para os formatos de distribuição internacional de séries e novelas licenciadas. Isso fez com que, ao ter seus direitos de distribuição vendidos para outros países, a produção fosse reeditada em uma única temporada, com 164 episódios com uma duração média de 45 minutos – e é nesse formato que os espectadores brasileiros conseguem assistir a novela.

“Dinheiro Sujo e Amor” vai ganhar uma 2ª temporada?

Dinheiro Sujo e Amor:
Dinheiro Sujo e Amor: entenda porque a série não deve ganhar um novo ano (Imagem: Divulgação/ATV).

Agora, que já é possível compreender as diferenças entre os formatos de distribuição do título, alguns fãs ainda devem estar se questionando sobre a possibilidade de Dinheiro Sujo e Amor” ganhar uma nova temporada na Turquia, o que significaria um 2° ano da série por aqui. A esse respeito, contudo, as informações que se tem até então não são muito animadoras.

Inicialmente, é válido destacar que os episódios já existentes da série tiveram sua exibição finalizada há quase 7 anos, em julho de 2015. Caso os produtores tivessem intenção de renovar a novela para uma nova temporada, essa decisão seria tomada há alguns anos, quando o título ainda estava em alta na Turquia.

Nesse longo intervalo, tanto a equipe de produção quanto o elenco do título já envelheceram e desenvolveram novos projetos. As próprias roteiristas, inclusive, já trabalharam juntas em diversos novos projetos tão promissores quanto, como é o caso da conceituada novela Império de Mentiras”, exibida em 2020 e 2021.

Todos esses fatores dificultam que uma nova temporada seja produzida e disponibilizada pelo streaming. Aqui, ainda poderia ser discutida a possibilidade da própria Netflix assumir uma continuação para o projeto, mas para isso, ele precisaria de ser assistido por milhões de assinantes e, ainda assim, a gigante de mídia enfrentaria dificuldades referentes aos direitos autorais, retorno do elenco e outras questões que minam, cada vez mais, as chances de Dinheiro Sujo e Amorganhar novos capítulos no futuro.

 Netflix enfrentaria problemas ao tentar produzir continuação (Imagem: Divulgação/ATV).

CONFIRA Também:
Dinheiro Sujo e Amor: 4 motivos pra assistir a esta nova série turca da Netflix

Você gostaria que a série Dinheiro Sujo e Amor” ganhasse uma continuação no catálogo do streaming? Quais são suas impressões acerca do primeiro ano da série? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e todas as outras produções licenciadas pela Netflix no Brasil, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar