Este documentário da Netflix vai te fazer ter medo das redes sociais

Se você assim como boa parte da população mundial hoje, é um hard user de redes sociais, o documentário “O Dilema das Redes” da Netflix apesar de amedrontador, pode ser uma forma muito útil de saber como as Big Techs podem controlar a sua vida no futuro.

O pior de tudo é que essa última frase não é nenhuma história de conspiração. A manipulação de ações e mesmo de pensamento já é algo real e está mais próximo de nós do que gostaríamos de acreditar.

“O Dilema das Redes” não é um lançamento recente da Netflixo documentário já está disponível há um bom tempo na plataforma. No entanto, com tanta coisa relacionada as redes sociais presente na mídia ultimamente, ele é ainda mais relevante nesse momento.

Confira mais detalhes sobre a produção a seguir.

Sobre O Dilema das Redes

“O Dilema das Redes” traz a história fictícia de um jovem viciado em redes sociais e os problemas que isso acaba causando em sua sua vida pessoal.

Ao mesmo tempo, a história é intercalada com os depoimentos de vários especialistas de tecnologia que trabalharam nas empresas mais populares do mundo, que trazem a luz a realidade por trás do funcionamento das redes sociais e todo o perigo que elas representam.

Um documentário apavorante, mas quase obrigatório

o dilema das redes

“O Dilema das Redes” talvez seja o documentário com maior impacto social-generalista dos últimos tempos. Isso porque o assunto aqui abordado não está ligado a uma pauta que atinge mais a um ou outro grupo característico, e sim atinge igualmente a maior parte da população mundial com acesso à internet.

Reunindo um grupo de ex-funcionários de alto escalação de plataformas como Facebook, Google, Pinterest e outros, a produção nos leva em um mergulho sobre os perigos reais aos quais estamos diariamente expostos nas redes sociais. Alguns deles, que apavorantemente, não temos qualquer controle.

O documentário dirigido por Jeff Orlowski desmembra as questão de falsa sensação de privacidade que as redes proporcionam, as fake news e mesmo como a tecnologia de algorítimos vem sendo aperfeiçoada para praticamente “controlar” nossos hábitos de pesquisas, compras e outras ações que possam gerar lucros.

Para quem usa as redes sociais todos os dias, tudo o que é exposto nesse longa-metragem de uma hora e meia pode ser muito assustador. No entanto, também é essencial saber de tudo isso e entender como o mecanismo funciona para tentar se resguardar ao menos um pouco de todos os riscos.

Entendendo os algorítimos

Ainda que o que seja dito sobre a tecnologia de algorítimos ajudar a controlar nossas ações, seja apavorante, é muito interessante finalmente entender como essa ferramenta funciona.

Em “O Dilema das Redes” diversos especialistas explicam como o Facebook, o Twitter e outra redes usam esses códigos para monitorar as preferências dos usuários e filtrar aquilo que será mostrado a eles.

Considerando o tempo que acabamos passando navegando nesses ambientes, a falta de amplitude de pontos de vista, a percepção de que uma “curtida” ou publicação ignorada tem tudo a ver com nosso valor social, a vontade de ver cada vez mais coisas do nosso interesse, pode causar graves problemas psicológicos e mesmo sociais.

Uma linguagem simples e fácil de entender

Antes de qualquer coisa “O Dilema das Redes” funciona quase como um guia para usar a internet e as redes sociais de forma a pelo menos, tentar evitar ser ludibriado por elas.

Mas é claro que isso não funcionaria se toda a linguagem utilizada no documentário não fosse acessível à maioria das pessoas. Nesse ponto a produção é extremamente competente, deixando tudo muito claro para que mesmo os mais leigos no assunto, entendam como as coisas funcionam e ao que podem estar expostos.

Não dá para falar muito mais sobre “O Dilema das Redes” sem dar spoilers importantes. Sendo assim o conselho que a gente deixa é, enfrente seu medo de querer excluir seu Facebook, Instagram ou Twitter e assista a esse documentário. Ele tem o poder de mudar completamente sua perspectiva e suas ações no mundo virtual, para melhor!

CONFIRA Também:

7 melhores documentários da Netflix

Para mais dicas do que assistir na Netflix e para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do cinema e tecnologia, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar