Sandman: Entenda por que o personagem John Constantine não está na série da Netflix

Falta menos de uma semana para a estreia de Sandman na Netflix e os fãs da grande obra de Neil Gaiman estão ansiosos para conferir os personagens da série. Uma diferença relacionada a troca de um personagem, no entanto, chamou a atenção do público.

John Constantine é uma personalidade extremamente importante na história de Sandman, porém, na versão live-action da Netflix, o feiticeiro foi substituído pela personagem Johanna Constantine.

Johanna também tem participação nas HQs de Sonho, no entanto, em um contexto diferente do qual foi inserida na série.

Com tantos questionamentos por parte dos fãs, recentemente Neil Gaiman acabou explicando o motivo por trás da falta de John no programa. Confira o que disse o autor, e também outros detalhes sobre a participação de Johanna Constantine na série.

Por que John Constantine foi substituído em Sandman?

sandman-entenda-por-que-o-personagem-john-constantine-nao-esta-na-serie-da-netflix

Desde sua criação no início dos anos 80, John Constantine se tornou um personagem gigante na DC Comics, e suas origens místicas, fizeram com que Neil Gaiman decidisse incorporá-lo em Sandman.

Constantine aparece pela primeira vez na terceira edição do primeiro arco da HQ, Prelúdios e Noturnos, e tem importância central da missão do protagonista Sonho em recuperar um artefato logo após sua reclusão de mais de 80 anos.

Considerando que a primeira temporada da série da Netflix adapta justamente esse primeiro arco de Sandman, foi um choque para vários leitores das HQs quando Johanna apareceu no trailer da série no lugar de John.

A resposta para a necessidade troca entre os dois membros da família Constantine veio do próprio criador da série que publicou  uma justifica em seu twitter.

Segundo ele, a situação dos direitos sobre John Constantine certamente estão limitadas nesse momento.

A fala do escritor se refere ao fato de o personagem estar sob posse da DC Comics Studios, empresa do grupo Warner Bros. Aliás, há uma série reboot de Constantine em andamento atualmente, que deve ser lançada em algum momento na HBO Max.

O feiticeiro exorcista também deve ser uma das figuras centrais do projeto Liga da Justiça Sombria, que está em fase inicial da produtora de JJ Abrams e que também fará parte do catálogo do streaming da HBO.

Com isso, percebe-se que a falta do personagem se deu única e exclusivamente por motivos de contratos e direitos de imagem.

Quem é Johanna Constantine?

johanna-constantine-sandman-netflixCom base nas HQs da SandmanLady Johanna Constantine é uma ancestral direta de John, e assim como seu parente, é uma vigarista ocultista cheia de cartaz na manga.

A personagem surgiu pela primeira vez na edição 13 do segundo arco de Sandman, chamada de Homens de Boa Fortuna. Nela, Lady Johanna surge investigando Sonho e um humano imortal.

Depois dessa, há outras passagens no material literário onde Lady Johanna figura, no entanto, diferente da série, nos quadrinhos ela não é uma personagem da atualidade e sim de séculos passados  da história de Sonho.

Para a série, com a necessidade de substituição, a atriz Jenna Coleman deve interpretar duas versões de Johanna. Uma fará as vezes de John no tempo presente da série, e a original das HQs será uma antepassada da personagem jovem.

Gaiman também revelou que, apesar de a personagem ter sido usada para substituir o ocultista da DC, a ideia sempre foi que ela participasse da série live action.

Outros personagens também foram excluídos da série da Netflix

Apesar de um mais marcante “desaparecido” da série ser John Constatine, outros personagens dos quadrinhos, também não aparecerão na adaptação.

Estamos falando de alguns membros da Liga da Justiça, que ao longo das edições da história de Neil Gaiman, apareceram vez ou outra. Alguns exemplos são o Superman e o Batman, que são citados logo no primeiro arco da história.

O motivo, como você já deve ter suposto, é que esses personagens são parte crucial do universo DC da Warner Bros, e estão em vários projetos futuros do estúdio.

Sandman estreia no próximo dia 5 de agosto na Netflix.

Sandman: 5 coisas que você precisa saber antes da adaptação da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar