Conheça os maiores erros e acertos de “Persuasão”, filme que divide opiniões na Netflix

Desde a última sexta-feira (15), quando estreou no catálogo da plataforma de  streaming, o filme original Persuasão” tem estado em alta no catálogo da Netflix. Estrelado por Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza; A Filha Perdida), o longa de época traz em seu enredo a adaptação de um dos livros mais clássicos de Jane Austen, uma das romancistas britânicas mais famosas de todos os tempos.

A medida que os assinantes da plataforma de streaming foram assistindo ao longa, diversas opiniões convergentes passaram a circular nas redes. Atualmente, Persuasão” é um dos filmes da Netflix que mais divide a opinião do público – e sabendo disso, o Sobre Sagas resolveu elencar os maiores erros e acertos da produção original. Confira:

Erro: Adaptação

Persuasão
“Persuasão” segue caminhos contrários aos do livro de origem (Imagem: Reprodução/Netflix).

O primeiro grande erro de Persuasão“, já mencionado pelos fãs de Jane Austen, está exatamente na forma como o filme adapta o seu livro de origem. É claro que, nesse ponto, os espectadores que não conhecem o primeiro material não devem ter suas experiências afetadas – mas aqueles que conhecem podem se decepcionar bastante  com o que a Netflix entrega: uma história que, apesar de manter sua premissa, se desvia completamente da sensibilidade e pureza do enredo original.

Acerto: Persuasão de Dakota Johnson

Persuasão 2
Dakota Johnson é um dos grandes acertos de “Persuasão” (Imagem: Divulgação/Netflix).

Uma opinião quase que unânime entre quem aprovou Persuasão” é a forma como a estrela Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza; A Filha Perdida) se entrega ao papel de Anne ElliotAo se encontrar nessa proposta mais descontraída do enredo, ela consegue entregar uma personagem carismática, ambígua e de sentimentos complexos.  A forma como ela transita entre a paixão e os comentários assertivos de quem quebra a quarta parede é capaz de manter os espectadores interessados na história mesmo quando seu ritmo falhe um pouco.

Erro: Ímpeto da narrativa

persuasao-5-principais-diferencas-entre-o-livro-e-o-novo-filme-da-netflix
História perde seu ímpeto da narrativa ao propor quebra de expectativas (Imagem: Divulgação/Netflix).

Para além das mudanças que ocorreram no processo de adaptação, essa versão reimaginada de Persuasão” acaba perdendo, também, um elemento que torna os romances de Jane Austen tão atemporais: o ímpeto de sua narrativa. Mesmo com diálogos e reflexões complexas, a autora consegue prender seus leitores através de um ritmo fluído centrado nos relacionamentos. Aqui, ao quebrar as expectativas da narrativa com comentários cômicos, ácidos e reflexivos, o filme encontra problemas em alavancar seu enredo e promover seu escalonamento até o terceiro ato.

Acerto: Riqueza da produção

Requinte e riqueza dos elementos técnicos salvam espectadores de “Persuasão” (Imagem: Divulgação/Netflix).

Já era de se esperar que a plataforma de streaming que produz Bridgerton” The Crown” não iria deixar de lado os aspectos técnicos de uma adaptação de Jane Austen. Nesse sentido, Persuasão” acerta bastante ao trazer cenários, figurinos, locações e paisagens que expressam o romantismo, a naturalidade e a riqueza de um período tão específico – o que permite que seus espectadores realmente viajem no tempo e suspendam, por alguns minutos, suas preocupações e realidades para embarcar nos preceitos da trama principal.

Erro: Diálogos rasos

Filme da Netflix acaba ofertando diálogos rasos aos assinantes da plataforma (Imagem: Divulgação/Netflix).

Para além da falta de fidelidade e a perda do ímpeto da narrativa, a adaptação da obra de Jane Austen falhou em criar relações profundas e complexas. Ao tentar simplificar o romance através de diálogos rasos, os poucos minutos de filme não são capazes de fazer com que os espectadores se entreguem aos dramas e dilemas dos personagens – o que torna o enredo central pouco cativante e até mesmo maçante em alguns momentos. Nesse ponto, nem sempre a proposta mais cômica proposta pelo roteiro consegue salvar.

Acerto: “Persuasão” apresenta uma nova Anne

Filme inova ao trazer uma versão reimaginada da personagem principal (Imagem: Divulgação/Netflix).

Por fim, um dos grandes acertos que são frutos do processo de adaptação proposto pela Netflix está no fato de Anne Elliot ser uma mulher mais forte e independente.  Apesar de ainda criticar o papel de submissão ao qual as mulheres eram inseridas na época, essa nova versão de Persuasão” traz uma versão mais independente, consciente e crítica da protagonista – uma transformação que, apesar de não ser acurada historicamente, permite observar a história através de novos olhares.

CONFIRA Também:
Persuasão: 5 principais diferenças entre o livro e o novo filme da Netflix

Você já assistiu ao filme Persuasão” no catálogo da NetflixQual foi sua opinião sobre o longa? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e todos os outros conteúdos que fazem sucesso na plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar