3 erros e 3 acertos do filme ‘Dois’ — segundo os assinantes da Netflix! Vale a pena assistir?

dois filme

Na semana passada, um suspense, um tanto quanto perturbador, estreou na Netflix e desde então tem dado o que falar entre os espectadores. Dois é um filme espanhol que chama a atenção por seu enredo chocante e bizarro e que teve tanto erros quanto acertos apontados pelos assinantes do streaming.

Seguindo uma premissa onde dois estranhos acordam e descobrem que foram unidos cirurgicamente pelo abdômen, o filme da diretora Mar Targarona definitivamente não é para todo mundo. Mesmo assim, alguns bons elementos são dignos de elogios e podem fazer com que algumas pessoas acabem curtindo o filme ao final.

Se você ainda não viu essa obra na Netflix, confira a seguir alguns erros e alguns acertos de Dois.

Acerto 1: A escolha de apenas dois personagens

Tanto pela premissa do filme, quanto por ter sido um longa gravado na pandemia, a produção e roteiristas acertaram ao manter apenas dois personagens quase que o tempo todo em tela.

A escolha aumentou o ar de união “estranha” entre os personagens e não permitiu que o espectador desviasse a atenção do foco principal da história. Além disso, apesar de várias críticas que o longa possa receber, o desempenho de seus atores não deveria ser uma delas.

Ambos os personagens se entregam completamente a seus papéis e a angústia e o desespero são palpáveis.

Erro 1: É desconfortável

O desconforto que o filme causa no espectador é notavelmente proposital, mas isso não quer dizer que isso tenha dado certo, na opinião de grande parte do público.

A despeito do desconforto que a situação principal da história já causa, tudo no filme acaba gerando um nó no estômago, o que com frequência acabou fazendo com que algumas pessoas abandonassem a produção antes do final.

Acerto 2: Não perde o ritmo

Dois é um filme bastante curto, com pouco mais de uma hora de duração. Justamente por isso, um dos acertos apontados por quem viu o filme foi o ritmo constante, que não deixa a história esfriar.

Bem separado em três atos em que primeiro os personagens entendem a situação em que estão, depois tentam descobrir o motivo e o culpado por aquilo, e, por fim, são levados para o desfecho de tudo, o filme consegue manter o interesse do espectador.

Erro 2: Cena angustiante terrivelmente expostas

Um dos erros mais apontados por quem viu o filme foi a forma explícita como muitas cenas incrivelmente angustiantes (e até nojentas) foram feitas.

Muitas pessoas viram essas cenas como exageradas, especialmente por conta da durabilidade do enfoque das câmeras. Sendo assim, se você ainda não viu Dois, fica o alerta de que pode ser preciso ter um estômago menos sensível.

Acerto 3: É realmente bizarro

Quem esperava assistir a uma história tão bizarra quanto sua sinopse propõe não se decepcionou e esse foi um dos acertos apontados.

Desde o simples fato de dois estranhos serem costurados juntos, até tudo o que se desencadeia a partir disso, quem queria ver “estranhices” em tela ficou bastante feliz ao acompanhar essa história.

Erro 3: Explicação interessante, mas desperdiçada

Por fim, o maior erro apontado por quem assistiu ao filme foi a forma leviana como a explicação para todo o enredo do filme foi exposta no final.

Apesar de interessante, e de manter o teor bizarro que se esperava do filme, os espectadores reclamaram que pareceu que a revelação e o final, em si, pareceu apressado demais. Isso acabou gerando uma sensação de que diretora e roteiristas acabaram se perdendo na história e deram “o desfecho que deu” ao filme.

Vale a pena assistir Dois?

Esse não é um filme fácil de ser visto e diversos elementos podem desagradar boa parte do público. Dessa forma, é bem complicado julgar se vale ou não a pena assistir a esse longa.

Com base na opinião geral da crítica, a verdade é que ele não teve uma recepção muito favorável. Dessa forma, caso decida ver, que seja por sua conta e risco.

CONFIRA Também:

6 filmes da Netflix que poderiam estar no Oscar 2022

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar