Falcão e o Soldado Invernal | Todos os easter eggs do primeiro episódio

A estreia da série Falcão e o Soldado Invernal, que aconteceu nesta sexta-feira (19), deu continuidade à Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e trouxe vários easter eggs . O novo seriado do Disney Plus se aproxima mais ao estilo clássico do estúdio de produções de heróis.

Com cenas de luta, envolvimento militar e governamental, Falcão e o Soldado Invernal cria um ambiente de investigação que já estamos acostumados a ver no MCU. Porém, se engana quem pensa que as referências e os easter eggs eram coisa apenas de WandaVision.

A nova série do Disney Plus está repleta de referências às produções anteriores da Marvel e aos quadrinhos. Por isso, o Tech News separou todas os easter eggs do primeiro episódio da série para você não perder nenhum detalhe. Confira abaixo:

Cenas de Vingadores: Ultimato

Steve Rogers easter egg
Steve Rogers em Vingadores: Ultimato (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A última vez que vimos Sam Wilson foi em Ultimato, na cena em que Steve Rogers passou o escudo de Capitão América para ele. Esse momento ficou durante muitos meses se repetindo na mente de Falcão.

O diálogo entre Wilson e Rogers é repetido em Falcão em o Soldado Invernal. Na cena de abertura da série, podemos ouvir o momento em Steve pergunta a Sam como ele se sente segurando o escudo, e o herói diz “como se pertencesse a outra pessoa“.  Esse ainda é o sentimento de Wilson, por isso ele abre mão da nomeação.

Joaquín Torres

Joaquín Torres easter eggs
Joaquín Torres em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Além de trazer rostos já conhecidos pelos fãs do MCU, a série Falcão e o Soldado Invernal vai apresentar novos personagem que irão compor essa novo fase do Universo Marvel. Um deles é o Primeiro-Tenente Torres, que está trabalhando junto com Sam.

Para quem acompanha os quadrinhos da Marvel Comics, esse nome não é estranho. Joaquín Torres é um menino que foi capturado por um cientista do mal. Com ele foram feitos experimentos que o transformaram numa espécie de híbrido de ave e ser humano.

O personagem com certeza terá uma participação importante na série, já que nas HQs ele assume o papel de Falcão quando Sam Wilson passa a ser o Capitão América. Wilson ainda não aceitou o escudo, mas isso não deve demorar muito para acontecer. Por isso, podemos imaginar que a Marvel esteja preparando um novo Falcão.

A exibição no Museu Smithsonian

Uma das referências que Falcão e o Soldado Invernal faz ao MCU é a exibição no Museu Smithsonian. Steve Rogers já esteve na exibição que mostra diversas memórias da época do soldado com os Howling Commandos durante a Segunda Guerra Mundial.

Esse é o local escolhido para a homenagem de Sam Wilson ao amigo. Sam entrega para o governo o escudo do Capitão América em um discurso sobre lealdade, sobre o o legado de Steve Rogers e sobre como aquele objeto pertencia a um dos maiores heróis americanos.

Capitão América na Lua?

Como em todas as produções da Marvel, Falcão e o Soldado Invernal mal estreou e as teorias já estão a todo vapor pela internet. Em uma cena entre Sam Wilson e Torres, o primeiro-tenente afirma que há rumores de que Steve Rogers não está morto. O herói estaria vivendo em uma base militar na Lua.

Pode parecer totalmente sem lógica, mas, nos quadrinhos, há vários grupos que já viveram em uma base na Lua, entre eles os Inumanos Mas, parece que essa referência está diretamente ligada ao personagem O Vigia, que já confirmado como o narrador de uma das novas séries da Marvel, What If…?

Retorno de Batroc

Badroc
Badroc em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Essa é uma referência que já sabíamos que iria acontecer. Quando Sam Wilson é chamado para enfrentar uma organização terrorista chamada LA.F., ele encontra Batroc. Ele é o líder da equipe que o herói está enfrentando, mesmo que a organização não tenha um correspondente nos quadrinhos. Ela usa cores parecidas com a HYDRA, para quem Batroc trabalhava anteriormente.

O vilão já tinha aparecido no MCU anteriormente no filme Capitão América: O Soldado Invernal. Ele chegou a enfrentar o Capitão América durante uma missão, mas foi derrotado e não tinha mais aparecido desde então.

The Flags Smashers

Esmagadores de Bandeiras
Esmagadores de Bandeiras em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Um outro grupo de terrorista que foi apresentado por Falcão e o Soldado Invernal, foram os Flags Smashers, em tradução livre “Esmagadores de Bandeiras”. O grupo acredito que o mundo ficou melhor depois que Thanos aniquilou metade das criaturas vivas.

O ideal deles é criar um mundo sem fronteiras e visam atacar aquilo que chamam de símbolos do separatismo. Eles fazem oposição ao nacionalismo, logo, fica fácil de compreender o porquê de eles serem inimigos do Capitão América, que era o símbolo maior do ideal americano.

Caderno de Bucky

Caderno Bucky easter eggs
Bucky Barnes em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Em Falcão e o Soldado Invernal veremos mais sobre os dois personagens principais, Sam Wilson e Bucky Barnes, que até então eram coadjuvantes no MCU. Quando o assunto é Barnes, veremos ele passando por algo semelhante ao que foi mostrado sobre Steve Rogers.

Assim como Rogers, Barnes está tentando se adaptar a esse novo mundo em que ele está vivendo, que é muito diferente dos anos 40 nos quais ele sofreu um acidente e teve a mente controlada pela HYDRA.

Uma das referências a esse mesmo momento que os dois heróis viveram é um caderno que Bucky possui. O livro de Steve era cheio de filmes que ele precisava assistir para entender mais sobre a cultura da época. Já o de Bucky é uma lista de erros que ele precisa consertar.

Alguns dos nomes que podemos ver no caderno são de pessoas ligadas à HYDRA, para as quais ele trabalhou durante o seu tempo como Soldado Invernal. Outros são nomes de pessoas inocentes que ele prejudicou ou que por ele foram mortas apenas por estarem no lugar errado na hora errada.

Tecnologia Stark

Tony Stark Easter eggs
Tony Stark (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Uma das maiores perdas do MCU no últimos tempos foi a morte Tony Stark, o Homem de Ferro. Por isso, a referência que a série Falcão e o Soldado Invernal fez ao herói foi um breve alento para os fãs que sentem falta do playboy, bilionário e filantropo.

Sam e sua irmã Sarah Wilson se encontram em um barco para tentar conseguir um empréstimo para os negócios de Sarah. Os dois começam a conversar sobre como os salários dos Vingadores eram pagos, e o vendedor do barco lembra que Tony Stark era quem tinha o dinheiro e costumava investir na equipe de heróis.

Máquina de Guerra

James Rhodes
James Rhodes em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Um outro velho conhecido dos fãs da Marvel que faz uma participação em Falcão e o Soldado Invernal é James Rhodes (Don Cheadle). Ele tem uma conversa com Sam durante a exibição do Capitão América feita no Museu Smithsonian.

Rhodes fala sobre a escolha de Sam entregar o escudo para o governo. Ele ainda afirma para o Falcão que ele irá se arrepender disso no futuro. Assim como todos nós, Rhodes também queria que Sam se tornasse o novo Capitão América.

Cenas pós-créditos

Pós-créditos de Falcão e o Soldado Invernal
Cena Pós-créditos de Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Assim como em todas as produções da Marvel, as cenas pós-créditos sempre revelam detalhes importantes. E com Falcão e o Soldado Invernal não seria diferente: podemos encontrar vários easter eggs sobre o futuro da série na sequência de créditos.

Uma delas é o nome Power Broker, um cientista que nos quadrinhos faz experimentos para criar super soldados. Um deles é Joaquín Torres, que já foi apresentado em Falcão e o Soldado Invernal. Além disso, nas HQs ele tem conexão também com o Agente Americano, que irá assumir o escudo do Capitão América.

É possível que vejamos o cientista fazendo seus experimentos nos próximos episódios da série. Isso também explicaria o motivo do líder dos Esmagadores de Bandeiras parecer ter habilidades sobre-humanas.

Um ponto importante dos créditos é uma breve aparição do personagem Carl Lumbly. Ele foi o primeiro Capitão América negro nos quadrinhos. Quando foi apresentada sua história nas HQs, descobrimos que o governo americano continuou tentando replicar o experimento feito em Steve Rogers usando soldados negros.

Outro aceno feito para essa discussão racial é a frase que também aparece nos créditos sobre como “reconhecer o patriotismo de concidadãos de todas as raças“. Toda essa discussão parece estar diretamente ligada à trama de Falcão e o Soldado Invernal.

Quer saber todas as novidades do mundo do entretenimento e da tecnologia? Nos siga no Twitter e tenha acesso a todas as notícias do Tech News Brasil em primeira mão!

Fonte: Nerdist, Screen Rant

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar