Filme comovente conta história real sobre escola bombardeada na guerra e está no top 10 da Netflix

Essa semana, o emocionante filme dinamarquês O Bombardeio estreou na Netflix, trazendo à tona uma história real não tão conhecida da Segunda Guerra Mundial.

Ambientado na Dinamarca de 1945, quando o país se tornou uma das sedes estratégicas do nazismo na Europa, o filme tem direção e roteiro de Ole Bornedal e explora um dos acontecimentos mais trágicos ocorridos em Copenhague naquele período.

Confira a seguir mais detalhes desse longa-metragem e porque ele vem conquistando tantos elogios de espectadores e crítica.

Sobre O Bombardeio

filme-comovente-conta-historia-real-sobre-escola-bombardeada-na-guerra-e-esta-no-top-10-da-netflixNesse drama de guerra, acompanhamos o fatídico acontecimento de 1945, quando a Força Aérea Real Britânica, em missão para atingir a sede da polícia secreta nazista, acabou promovendo o bombardeio a uma escola católica cheia de crianças, no centro de Copenhague.

Muito além da parte tática e de tudo que levou ao bombardeio, o filme aborda o fato chocante pelos olhos de crianças e outros sobreviventes que presenciaram os horrores repletos de mortes e destruição.

As consequências da guerra são o foco desse filme, que apresenta uma visão sensível e estarrecedora de quem é obrigado a viver em meio a ela, e também os questionamentos universais que podem surgir em meio a tragédias como essa, como o papel da humanidade e a existência ou não de Deus.

Produção e elenco

Conhecido inicialmente como The Shadow in My Eye, o filme dinamarquês foi produzido pela Miso Film a partir do roteiro do também diretor Ole Bornedal.

Apenas após concluído, a Netflix adquiriu os direitos de distribuição do longa, que estreou nos cinemas de seu país de origem no final de 2021.

O diretor, Ole Bornedal, decidiu contar a história do bombardeio a uma escola infantil não apenas de forma a explicar os fatos, mas também de modo a explorar as relações humanas tão complexas desenvolvidas em um momento de guerra.

Ele mesmo dinamarquês, e, dessa forma, com uma pessoalidade com a história, decidiu tornar isso maior ao escalar sua filha, a atriz Fanny Bornedal, para o papel da noviça Teresa, que antes mesmo do ato trágico já tinha diversos questionamentos filosóficos em relação à Guerra.

Além da jovem, um rosto muito conhecido do público assume o outro papel de protagonismo nesse filme. Trata-se do ator Alex Høgh, mais conhecido por viver o personagem Ivar, O Sem Ossos, na série épica Vikings.

Em O Bombardeio ele dá vida ao soldado nazista Frederik, que vive um grande dilema entre conquistar suas ambições e fazer o certo por seu próprio povo.

Outros atores com grande importância no longa são os jovens Bertram Bisgaard, Ester Birch Ella Josephine Lund Nilsson que compõe o elenco infantil do longa.

Outros nomes que também estão no elenco são Danica Curci, Caspar Phillipson, Susse Wold Mads Riisom.

Vale a pena assistir O Bombardeio na Netflix?

Explorando uma história extremamente triste pelos olhos de quem sofre, O Bombardeio é uma película belíssima; no entanto, fica o alerta de que nem todo mundo pode estar emocionalmente preparado para assistir.

Com atuações sensíveis e competentes, o filme apresenta uma outra visão sobre os tantos relatos de guerra que estamos acostumados a ver em diversos filmes e deixa um pouco de lado questões táticas para focar nas consequências humanas que eventos como esse podem trazer. E não apenas de forma geral, mas muito mais individual de pessoas que, na vida real, não tiveram seus nomes lembrados pela história a despeito de todo o sofrimento.

A resposta para a questão do título é sim, com certeza vale a pena assistir O Bombardeio e refletir sobre o papel humano na destruição do mundo e de seus semelhantes.

CONFIRA Também:
Conheça a história real que inspirou “O Bombardeio”, mais novo drama militar da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar