Filmes do Harry Potter – Assistir os filmes em ordem na HBO Max

Desde que estreou no Brasil, em junho do último ano, uma das principais apostas da plataforma de streaming HBO Max está no público fã da franquia Harry Potter“, cujos filmes levaram milhões de fãs aos cinemas durante os anos 2000 e início dos anos 2010. Agora, que as adaptações dos livros da saga já estão consolidadas, a plataforma de streaming é a única do país a contar com todos os filmes no catálogo.

Tendo em consideração que, apesar do sucesso avassalador, muitas pessoas ainda não conhecem a história do Menino que Sobreviveu, Sobre Sagas resolveu destacar a ordem de todos os filmes da franquia para que você, assinante da plataforma, possa assistir os melhores conteúdos que o mundo bruxo tem a oferecer. Confira a lista completa a seguir, com algumas informações relevantes sobre os filmes:

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O primeiro passo em nosso guia dos filmes de Harry Potter” no HBO Max está em Harry Potter e a Pedra Filosofal“, longa dirigido por Chris Columbus que conquistou os cinemas ao redor do mundo em 2001. O filme, que ainda carrega um clima mais infantilizado pela produção, é responsável por introduzir os espectadores ao mundo de Hogwarts e aos preceitos que fundamentam o universo bruxo.

Nele, Harry (Daniel Radcliffe) estabelece laços que o guiarão pelos próximos filmes, como a de Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson). Juntos, eles acabam descobrindo que um artefato mágico está escondido na escola: a Pedra Filosofal, capaz de transformar metal em ouro puro e produzir o Elixir da Vida. Tudo muda quando os três descobrem que um antigo vilão anda pelo Castelo atrás do objeto, e agora, eles farão de tudo para defendê-lo.

Harry Potter e a Câmara Secreta

A segunda parada de sua maratona está em Harry Potter e a Câmara Secreta“, última colaboração de Chris Columbus para a franquia. Nele, Harry, Ron e Hermione retornam a Hogwarts. Lá, entretanto, eles descobrem que um mistério que estava há anos adormecido voltou a assombrar o castelo e seus estudantes, ameaçando a existência de todos os nascidos trouxas que andam por lá.

É nesse contexto que o grupo de amigos é forçado a agir novamente e deter o perigo que emana da Câmara Secretalocal criado por Salazar Sonserina na fundação do Castelo. Descobrir quem é o herdeiro de Sonserina, impedir o fechamento da escola e deter um vilão perigoso é o que aguarda o trio de protagonistas do título.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O terceiro filme da franquia, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban“, está entre os longas mais queridos entre os fãs da saga e isso se deve ao estilo de direção do cineasta Alfonso Cuarón, que conseguiu dar um ar mais sombrio e um clima de amadurecimento à história original. Com dementadores por todo lado, Prisioneiro de Azkaban” é essencial para definir os rumos que a franquia tomará no futuro.

Antes mesmo de começar seu terceiro ano, Harry já passa a ser amedrontado pela fuga de um perigoso prisioneiro que ameaça sua existência e a paz no mundo bruxo: Sirius Black. A fuga do personagem acaba instaurando um clima de vigilância constante em Hogwarts, que agora recebe os guardas de Azkaban para garantir a proteção do Castelo. Tudo muda quando Harry descobre que Sirius Black está à sua procura para resolver de uma vez por todas uma questão do passado.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Dirigido por Mike Newell, a 4ª parada de uma maratona da franquia é em Harry Potter e o Cálice de Fogo“, que é considerado como um divisor de águas da saga. É nesse filme onde os personagens principais transitam de suas fases mais infantis para um lado mais adulto – e cada vez mais obscuro – de suas vidas. Aqui, eles já conseguem como as consequências de seus atos moldam seus futuros.

O mistério do filme começa quando Harry e seus amigos são atacados por figuras encapuzadas durante a Copa Mundial de Quadribol. Pouco tempo depois, eles descobrem que Hogwarts sediará um torneio lendário com desafios mortais, e com isso, Harry acaba sendo selecionado para representar sua escola. Agora, o personagem terá que lutar por sua sobrevivência enquanto as trevas voltam a dar as caras nos margens do mundo bruxo.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Um dos filmes mais importantes para o destino do protagonista, Harry Potter e a Ordem da Fênix” é o primeiro longa da saga dirigido por David Yates, cineasta que assumirá a direção de todos os demais filmes da franquia. Definido como um filme de amadurecimento, os acontecimentos do enredo são essenciais para que Harry  entenda qual é o seu destino enquanto Menino que Sobreviveu.

Tudo começa quando, com o retorno de um vilão ao poder, Dumbledore reúne uma sociedade secreta capaz de combatê-lo. O Ministério da Magia, entretanto, se recusa a acreditar que tal mal voltou a assombrar o mundo bruxo, e nisso, passa a criar um clima de perseguição a todos aqueles que assumem que Voldemort retornou. Nesse momento, Harry e seus amigos devem utilizar suas rebeldias para desvendar segredos ainda mais sombrios e aprenderem a se defender sozinhos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Agora, que o Mundo Bruxo já reconhece que Voldemort ressurgiu, o clima de terror toma conta em um dos filmes que é considerado, por muitos, um dos mais tristes da franquia. Harry Potter e o Enigma do Príncipeé essencial pelo seu caráter decisivo nos acontecimentos futuros da saga, agora que seus protagonistas são obrigados a pensar e agir como adultos.

Aos poucos, Harry, Rony e Hermione descobrem que nem mesmo Hogwarts é um lugar tão seguro como antes, e a presença de Dumbledore no castelo é a única coisa capaz de manter o lugar longe da manipulação de Voldemort. Agora, Harry precisa voltar ao passado para desvendar o futuro, e para isso, ele conta com a ajuda do diretor do Castelo em uma viagem através de viagens bastantes reveladoras.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Após 6 filmes de amadurecimento que encaminharam Harry para seu inevitável destino, agora o personagem reconhece sua posição de Eleito e está disposto a rodar o mundo à procura das Horcruxes de Voldemort. É nesse contexto que Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1″ oferece um enredo cada vez mais dramático e diferente da sensação de segurança que os filmes anteriores construíram.

Longe de Hogwarts e sem a proteção de Dumbledore, o trio de protagonistas deve aprender a lidar com seus conflitos internos enquanto embarcam em uma missão que, em muitos pontos, parecem impossível. Para isso, os personagens precisam confiar na ideia de que nenhum lugar é seguro e de que o mundo bruxo mudou, e pode nunca mais ser o mesmo.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

“Tudo acaba aqui”. Foi essa a frase utilizada pela Warner Bros. Pictures para divulgar Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” nos cinemas. Após passar por diversos lugares na busca de Horcruxes, Harry, Rony Hermione são obrigados pelo destino a retornar para o lugar onde tudo começou: a escola de Hogwarts. Tomada pelas forças de Voldemort, Harry é obrigado a enfrentar seu destino.

É nesse contexto que todas as forças se dividem e Hogwarts, que antes era vista como um lugar seguro, vira o cenário de uma guerra explosiva e sangrenta. Enquanto busca as últimas horcruxes e tenta destruir seu vilão, Harry acaba perdendo amigos, descobrindo detalhes sobre seu passado e, por fim, duelando com a vida pela profecia que um dia ele reconheceu como dele.

CONFIRA Também:
Harry Potter | Emma Watson comenta sobre possibilidade de retornar para uma nova reunião

E aí, está pronto para se aventurar em uma maratona de todos os filmes de Harry Potter no HBO Max?Para mais informações sobre a franquia e sobre  o conteúdo da plataforma de streamingfiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar