Gavião Arqueiro | Todos os easter eggs do episódio 4

Mais uma quarta-feira chegou, e como de costume, o Disney+ disponibilizou em seu catálogo um capítulo inédito da série Gavião Arqueiro“, responsável por estabelecer as conexões entre Clint Barton (Jeremy Renner) e sua herdeira de legado heroico, a jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld).

O capítulo recente foi focado, sobretudo, em fortalecer a relação entre os dois personagens e, por fim, apresentar mais um dos antagonistas que estará presente nos conflitos finais da série, agendados para os próximos dois capítulos. É nesse contexto que a atriz Florence Pugh retorna mais uma vez ao papel de Yelena Belova, irmã adotiva de Natasha Romanoff que foi instigada à vingança ao final de Viúva Negra“.

Por ser uma produção da Marvelé claro que o 4° episódio da série estaria cheio de referências e easters eggs a outras produções e ao universo dos quadrinhos da marca. Sabendo disso, o Sobre Sagas separou alguns elementos de destaque. Confira:

Flechas Boomerang

Gavião Arqueiro
Flechas Boomerang, que já existem nos quadrinhos, é uma referência do 4° episódio (Imagem: Reprodução/Marvel).

Uma das principais referências que faz relação com os quadrinhos do herói é uma ideia que, dessa vez, vem da própria Kate Bishop: ao verificar que o Gavião Arqueiro sofre com um problema de perca de flechas e que as pontas especiais estão acabando, a heroína sugere que Clint pense em algum tipo de flecha Boomerang, que retorne para ele após ser utilizada.

Apesar do Clint Barton da série ter esnobado um pouco da ideia, sua versão dos quadrinhos chega a utilizar as Flechas Boomerang, algo que ele credita, inclusive, como uma criação dele mesmo. Considerado isso, existe a possibilidade dessa ideia de Kate Bishop ser levada em conta posteriormente.

Thanos estava certo

Gavião Arqueiro
“Thanos Estava Certo” parece ser uma campanha comum no mundo pós-Blip (Imagem: Reprodução/Marvel).

Um easter egg bastante sutil mostrado pelo 4º episódio da série acontece enquanto Kate Clint conversam sobre as tarefas diárias de cada um. Nessa sequência, Clint bebe chá em uma xícara com uma frase que parece ter ganhado força nos últimos anos: “Thanos estava certo“. Ainda não se sabe as proporções disso, mas parece que mesmo após suas atrocidades, o Titã Louco ganhou alguns admiradores após os acontecimentos de Ultimato“.

Roupa de Kate Bishop

Kate Bishop utiliza roupa semelhante ao universo dos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel).

Outra referência que a série faz ao mundo dos quadrinhos está na roupa utilizada por Kate Bishop enquanto ela e o Gavião Arqueiro estão no apartamento de sua tia. A estampa da mesma, que conta com uma palavra russa, faz uma clara referência a uma roupa que a personagem utiliza no universo dos quadrinhos.

Olhos de uma Viúva Negra

Acessório  utilizado por Yelena faz referência à caracterização da personagem nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel).

Antes de YelEna revelar sua verdadeira identidade, a personagem utiliza uma espécie de óculos que a concede visão noturna e, possivelmente, outras vantagens em luta. Apesar das reais funções do objeto não serem exploradas pelo episódio, ele é uma referência aos acessórios que a personagem utiliza quando assume o posto de Viúva Negra nos quadrinhos da Marvel Comics.

Armas da Sala Vermelha

Gavião Arqueiro
Yelena ainda utiliza alguns acessórios utilizados durante a época da Sala Vermelha (Imagem: Reprodução/Marvel).

Apesar da Sala Vermelha ter suas atividades encerradas após os acontecimentos de Viúva Negra“, parece que suas ex-agentes continuam tendo acesso a armas bastantes parecidas com as que eram utilizadas lá. É o caso, por exemplo, de Yelena Belova, que utiliza os famosos braceletes de agente para ganhar algumas vantagens em sequências de luta.

Você faz muita pose

Gavião Arqueiro
Yelena faz pose parecida com a da irmã em diversas cenas (Imagem: Reprodução/Marvel).

Outro easter egg que faz parte das sequências de luta do episódio e pode ter passado despercebido para alguns espectadores está na coreografia de luta utilizada por Yelena Belova. Em Viúva Negra“, a personagem critica Natasha por “fazer muita pose” enquanto luta, fazendo referência ao modo clássico da Viúva Negra aterrissar após embates corpo-a-corpo. Agora, parece que Belova também se tornou adepta a ideia de entregar poses cinematográficas em cenas de ação.

Gavião Arqueiro
Pose de Natasha Romanoff foi herdada por sua irmã (Imagem: Reprodução/Marvel).

Puxe-me para cima

Cena faz referência visual à queda de Natasha em Vormir (Imagem: Reprodução/Marvel).

Uma das referências mais emocionantes do episódio acontece durante uma cena de luta no final do capítulo. Enquanto trava um combate corpo-a-corpo com Yelena, a personagem de Hailee Steinfeld é arremessada da cobertura onde se passa a sequência. Posteriormente, Clint corre para a lateral do edifício na tentativa de impedir que a personagem caia, e até mesmo o enquadramento da cena faz uma referência à clássica cena em Vormir, onde Natasha se sacrifica em “Ultimato”.

Wendy Conrad/Bombshell

Citação à Wendy Conrad faz referência aos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel).

Enquanto Kate se vê ocupada pela tarefa de recuperar as flechas de Clint, ela procura ajuda de uma policial que se apresenta como Wendy Conrad. Apesar de, na série, a personagem trabalhar para a polícia de Nova York, nos quadrinhos esse nome pertence a uma mercenária conhecida como Bombshell, que era especialista no comércio de armas explosivas.

Outra referência à personagem dos quadrinhos acontece na cena em que ela empresta sua bolsa para que Clint possa levar suas flechas de volta. De acordo com o que ela diz, a bolsa se trata de um presente de sua esposa e tem até bordado um “Bombshell” em sua homenagem.

Fonte da S.H.I.E.L.D.?

Gavião Arqueiro
Fonte do celular de Clint Barton levanta dúvidas entre os fãs (Imagem: Reprodução/Marvel).

Quando Clint Barton manda mensagem pedindo que sua esposa, Laura, investigue a empresa Sloan LTD., utilizada pela Gangue do Agasalho para encobrir suas ações, é possível ver que seu celular conta com um tipo de fonte bastante diferente. A mesma já foi utilizada antes, na Marvelem dispositivos utilizados pela S.H.I.E.L.D., o que pode indicar que Barton ainda utilize um dispositivo da antiga agência para conseguir se comunicar em segurança com as pessoas.

Identificou algum outro easter egg no episódio? Compartilhe sua opinião com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre Gavião Arqueiro” e todas as outras produções originais do streamingfiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar