Gavião Arqueiro | Relembre tudo o que aconteceu nos Episódios 1 e 2

Relembre tudo o que aconteceu nos Episódios 1 e 2 de Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Relembre tudo o que aconteceu nos Episódios 1 e 2 de Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Nesta quarta-feira (24), estreou no Disney+ Gavião Arqueiro, mais nova série do Marvel Studios. Como geralmente faz nas estreias, o serviço de streaming liberou dois episódios de uma só vez. O Tech News Brasil/Sobre Sagas já assistiu a ambos e preparou este resumo completo dos episódios 1 e 2 de Gavião Arqueiro para você relembrar e entender melhor o começo dessa que promete ser uma das melhores séries do MCU! Confira!

Episódio 1

No episódio 1 de Gavião Arqueiro, somos apresentados a Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma personagem dos quadrinhos da Marvel Comics que acaba assumindo o manto de Gaviã Arqueira após a aposentadoria de Clint Barton. Além disso, também descobrimos o que o próprio Clint Barton (Jeremy Renner), atual Gavião Arqueiro, tem feito da vida após os eventos de Vingadores: Ultimato.

A seguir, você confere um resumo dos principais acontecimentos do primeiro episódio de Gavião Arqueiro.

2012

A série começa voltando a 2012, durante os eventos de Os Vingadores – The Avengers (2012), no momento em que Loki (Tom Hiddleston) comanda uma invasão à Terra com a ajuda da raça alienígena Chitauri. Porém, vemos a invasão a partir da perspectiva da jovem Kate Bishop, que mora com seus pais em um apartamento em  Nova Iorque.

Durante a invasão, Kate, bastante assustada, quase é atacada por um dos alienígenas, mas Clint Barton, o Gavião Arqueiro, acaba salvando sua vida. A partir disso, Kate se torna fã do menos popular dos Vingadores e tem o seu interesse despertado para o arco e flecha. Porém, Kate também acabou perdeu seu pai durante a invasão, sendo criada apenas por sua mãe, Eleonor Bishop (Vera Farmiga).

Depois de um corte, vemos Kate Bishop no presente, já com 22 anos de idade, e com as habilidades de arquearia bem desenvolvidas. Depois de destruir a Torre do Sino de onde estuda (numa cena que claramente serviu para mostrar o quão boa no arco e flecha ela é), ela é enviada para passar o Natal com sua mãe. Lá, ela acaba descobrindo que Eleonor resolveu seguir a vida e está noiva de Jack Duquesne (Tony Dalton).

“Thanos Estava Certo”

Do outro lado da história, vemos como Clint Barton está levando a vida após os eventos de Vingadores: Ultimato. Na primeira aparição, Clint está em um musical dos Vingadores com os filhos, nitidamente constrangido pelo espetáculo. Um detalhe interessante aqui é que descobrimos que ele passou a ter problemas auditivos depois de anos e mais anos lutando e ouvindo explosões, sendo obrigado a usar um aparelho de surdez (o que pode vir a ser uma das justificativas para ele passar o manto de Gavião Arqueiro futuramente). Em um dos trechos do musical, aliás, ele desliga o aparelho e apenas foca na atriz que está interpretando sua melhor amiga, Natasha Romanoff, a Viúva Negra, que morreu na luta contra Thanos.

Além disso, nessa primeira aparição, também descobrimos que Clint Barton está tendo certa dificuldade para suportar a fama de ser um Vingador. Em outra cena icônica desse primeiro episódio, Barton vai ao banheiro e vê escrito em uma das pias: “Thanos estava certo”.

Leilão clandestino com itens de Ronin

Voltando à nova personagem, Kate Bishop vai com sua mãe em uma festa de Natal em Nova Iorque, onde somos apresentados a outro personagem: Armand III (Simon Callow). Em uma conversa, ele acaba revelando a Kate que sua mãe estava planejando se casar com Jack, pegando a jovem de surpresa. Quando Eleonor descobre, ela vai confrontar Armand, e Kate o ouve ameaçando sua mãe.

Desconfiando de Armand, Kate o segue e vai parar num leilão clandestino em uma adaga de vinho. Lá, ela descobre que dois dos itens leiloados são a espada retrátil e o traje de Ronin, uma identidade infame que Clint Barton assumiu após ter sua família morta pelo estalar de dedos de Thanos após os eventos de Vingadores: Guerra Infinita (2018). Nesse mesmo tempo, uma organização criminosa, que posteriormente descobrimos se tratar da Gangue do Agasalho, coloca em prática um plano para roubar uma peça específica do leilão: um relógio do “Avengers Compound”, ou seja, da Sede dos Vingadores, que supostamente estava com Ronin. O porquê do interesse por parte da gangue pelo relógio não está claro até o momento, mas ele definitivamente terá um papel importantíssimo ao longo da série.

Em meio ao ataque da Gangue do Agasalho, Kate veste-se com o antigo uniforme de Ronin e começa a lutar contra os capangas na primeira grande cena de ação da série. Os criminosos quase conseguem o relógio, mas um cachorríneo salva o dia (a noite, na verdade) e Kate salva o cachorríneo de um atropelamento. Não sabemos o paradeiro do relógio, mas há grande chances de o cachorro, que agora está sob a tutela de Kate, estar com ele de alguma forma. Já a espada retrátil acaba com Jack, que a rouba no meio da confusão.

Cena final

Na cena final do primeiro episódio, Kate vai até a casa de Armand e descobre que ele foi morto, aparentemente a partir de um golpe de espada. Enquanto foge da casa, Kate é perseguida por alguns capangas da Gangue do Agasalho, mas é salva pelo Gavião Arqueiro quando está prestes a ser capturada.

Episódio 2

No episódio 2 de Gavião Arqueiro, vemos a relação entre Kate Bishop e Clint Barton ser construída aos poucos. Além disso, começamos a ter algumas pistas sobre quem é o grande vilão da série. O segundo episódio foi um pouco menos revelador que o primeiro, com poucos acontecimentos grandes e um foco maior no desenvolvimento dos personagens.

Vigilante de 22 anos

Um dos destaques do segundo episódio é sem sombra de dúvidas a interação entre Kate e Clint. Os dois têm uma dinâmica muito interessante juntos, com Kate sendo assumidamente uma fã do Gavião Arqueiro, e Clint, nitidamente cansado da vida de Vingador, lamentando por ter sido privado de passar o Natal com os filhos por conta de uma maluca que resolveu usar o uniforme de Ronin.

Mesmo com Kate tendo usando uma máscara o tempo inteiro em que esteve vestindo o uniforme de Ronin, o ato falho de levar o cachorro para a casa fez com que a Gangue do Agasalho descobrisse sua identidade, destruindo sua casa em um incêndio e obrigando a dupla a abandonar o traje de Ronin — que já não estava mais no mesmo lugar depois que Clint voltou para tentar pegá-lo.

Evento de roleplay e luta de esgrima

Ao longo de quase todo o episódio, Kate e Clint acabam se separando. A jovem vai trabalhar na agência de segurança de sua mãe, tentando ficar segura dos perseguidores. Lá, ela tem alguns embates com Jack, pois desconfia que ele possa ter tido algum envolvimento com a morte de Armand III — afinal, ele era um dos herdeiros de sua fortuna. Possivelmente desconfiando de que ele acabou com a espada de Ronin, Kate, durante o jantar com ele e com Eleonor, toca várias vezes no assunto da espada e até mesmo o convida para uma luta de esgrima, mas Jack parece esconder o jogo — seja para não levantar suspeitas, seja para tentar ser um bom padrasto.

A série claramente está dando várias pistas de que Jack Duquese é um dos vilões da série. Nós já explicamos nesta matéria quem é Jack Duquesne nos quadrinhos da Marvel e que importância ele pode ter na Fase 4 do Marvel Cinematic Universe — e se ele pode ou não vir a ser o grande vilão de Gavião Arqueiro.

Clint Barton, por sua vez, seguindo uma pista de onde o traje de Ronin pode estar, acaba em um evento de roleplay, com pessoas vestindo trajes celtas e agindo como guerreiros. No meio deles está Grills (Clayton English), que achou o traje de Ronin e achou que seria  uma boa ideia usá-lo como fantasia. Como há vários bombeiros e policiais no meio do evento, Clint acaba desistindo de usar a força para recuperar o traje e é forçado a entrar na brincadeira. Para reaver o traje, ele é obrigado a simular uma luta com Grills, que exige a Clint que ele finja uma derrota como condição para devolver a roupa — afinal, aquela seria a única chance de sua vida de derrotar um Vingador, mesmo que “de mentirinha”.

Gavião tenta consertar as coisas, mas Kate não dá trégua

Depois de recuperar o traje de Ronin, Clint Barton coloca em prática um plano para tentar limpar a barra de Kate, que está sendo perseguida pela Gangue do Agasalho. O plano envolve se deixar capturar e de alguma forma convencer os sequestradores que Kate não teve nada a ver com a história e que foi tudo um mal entendido.

Kate, porém, sem saber que tudo fazia parte de um plano, acredita que Clint foi realmente sequestrado. Aproveitando a oportunidade de se aproximar do Vingador, ela rastreia sua localização(com a ajuda da empresa de segurança de sua mãe) e, exatamente no momento em que os capangas estavam começando a comprar a mentira de Clint, acaba arruinando tudo literalmente caindo do telhado no meio de todo mundo.

Na última cena do Episódio 2, somos apresentados a uma nova personagem: Maya Lopez (Alaqua Cox), a Echo, que terá um papel importante nos próximos episódios e até mesmo ganhará uma série própria no futuro.

Gostou dessa resumão dos episódios 1 e 2 de Gavião Arqueiro? Pois aproveite e confira também:
Gavião Arqueiro | Conheça o elenco principal da série

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar