Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Quando o filme se passa no MCU?

Após meses de espera, os fãs da Marvel Studios finalmente já podem assistir Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” nos cinemas do país! O filme, protagonizado por Tom Holland e co-produzido pela Sony Picturesse trata do último longa da trilogia De Volta Ao Lar“, cujo conteúdo é voltado para os anos em que Peter Parker frequenta o ensino médio na cidade de Nova York.

Apesar do longa deixar isso claro em alguns momentos, alguns fãs podem ter ficado confusos a respeito de quando se passa o filme no contexto do Universo Cinematográfico da Marvelque tem o conceito de multiverso como elemento-central para a maioria de suas tramas durante a Fase 4, que iniciou-se no último mês de janeiro com a exibição da série WandaVision” no Disney+.

Para que os fãs possam se situar dentro do universo compartilhado e para que a experiência de Sem Volta Para Casa” fique cada vez mais imersiva, o Sobre Sagas resolveu abordar um pouco melhor a questão em alguns parágrafos com SPOILERS moderados sobre o longa. Confira:

Quando “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” se passa no MCU?

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Filme começa exatamente na mesma cena em que se encerrou “Longe de Casa”  (Imagem: Reprodução/Sony).

Se você não perdeu os minutos iniciais do filme, não é exatamente uma surpresa que Sem Volta Para Casa” tenha retomado a história exatamente na mesma cena em que se passa “Longe de Casa“, filme que estreou em 2019. Em um mundo futuro aos acontecimentos de Vingadores: Ultimato“, Peter Parker se vê frente uma grande exposição após Mistério ter utilizado drones das Indústrias STARK para atacar o herói e, por fim, expor sua identidade publicamente.

Aqui, vale ressaltar que apesar de um filme longo, Sem Volta Para Casa” não se estende por um período muito grande de tempo: é presumível que após Peter ter sua identidade exposta, ele leve certo período de tempo para voltar com sua vida nos trilhos e poder exercer atividades regulares, como voltar para a escola.

A partir do momento que ele recebe as cartas do MIT e procura a ajuda do Doutor Estranho, entretanto, os eventos do filme não levam mais que um dia para se desdobrarem. Isso significa que, em tese, o segundo e o terceiro ato de Sem Volta Para Casa” acontecem em sequência, e o filme se encerra exatamente no nascer do sol do dia seguinte, na Ilha da Liberdade.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Filme se encerra em batalha final na Ilha da Liberdade (Imagem: Divulgação/Sony Píctures).

Analisando a cronologia do estúdio, já se sabe que a maior parte de “Longe de Casa” se passa durante o verão de 2024. É provável, portanto, que Peter tenha sido exposto durante o outono deste mesmo ano, e os acontecimentos do filme – cuja cena final se passa no período de Natal – tenha seu desenvolvimento em meados de novembro.

Em relação a outras obras da Marvelé possível presumir que o mesmo também se passe logo antes de Gavião Arqueiro“: nele, Yelena Belova cita que a estátua da liberdade foi reformada e reinaugurada recentemente. Em Sem Volta Para Casa“,  entretanto, é possível ver o período em que a estátua ainda está sendo reformada, o que coloca a série de Clint Barton exatamente na sequência dos acontecimentos do filme, que também se encerra durante as festividades de fim de ano.

Gavião Arqueiro
Gavião Arqueiro: Yelena cita que Estátua da Liberdade foi recentemente inaugurada (Imagem: Reprodução/Marvel).

Em uma escala que analisa algumas produções da Fase 4 do estúdio, portanto, a cronologia dos lançamentos recentes seguem um modelo parecido com esse:

  • Falcão e o Soldado Invernal: Abril de 2024
  • Eternos: Verão de 2024
  • Homem-Aranha: Longe de Casa: Verão de 2024
  • Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa: Outono de 2024
  • Gavião Arqueiro: Final de 2024

CONFIRA Também:
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Filme será lançado no HBO Max; saiba quando!

E você, já havia sabia em qual momento do Universo Cinematográfico da Marvel se passa Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa“? Compartilhe suas opiniões com a gente em nossas redes sociais, e para mais in formações sobre o filme, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar