Criadora da Semana da Visibilidade Lésbica rebate J.K. Rowling: “Exemplo perfeito de como não ser uma aliada”

Desde a manhã de ontem (25), quando J.K. Rowling compartilhou alguns tweets sobre a Semana da Visibilidade Lésbica em sua rede social, a autora tem estado entre os assuntos mais comentados da plataforma. Tudo começou quando a autora  compartilhou uma foto da ativista Allison Bailey com uma bandeira LGBTQIA+ para informar sobre o início do período de celebrações no Reino Unido.

A ativista que estampa a foto publicada por Rowling apoia o movimento chamado LGB Alliance” (Aliança LGB, em tradução livre), que exclui pessoas trans das lutas da comunidade LGBTQIA+ e conquista o apoio cada vez maior da comunidade anti-trans do Reino Unido. Em uma publicação, Bailey já chegou a acusar pessoas trans de assassinar seus cachorros em um ato de ódio – a postagem, contudo, foi apagada após reação de apoiadores da causa LGBTQIA+.

Não demorou muito para que o apoio controverso da autora – que tem compartilhado posicionamentos transfóbicos em suas redes – repercutisse pela internet e chegasse até a ativista Linda Riley, fundadora da Semana da Visibilidade Lésbica. Em uma publicação em sua rede, Riley foi categórica em rebater a autora de “Harry Potter”:

“Wow! Eu certamente não criei a #SemanaDaVisibilidadeLésbica para que pessoas como J.K. Rowling pudesse utilizá-la como um veículo para disseminar mais ódio dentro de nossa comunidade. Esse é um exemplo perfeito de #ComoNãoSerUmAliado #EuEstouComStonewall #LComUmT”

 

Linda Riley rebateu J.K. Rowling após comentário sobre Semana da Visibilidade Lésbica (Imagem: Reprodução/PinkNews/TheSun).
Linda Riley rebateu Rowling após comentário sobre Semana da Visibilidade Lésbica (Imagem: Reprodução/PinkNews/TheSun).

O apoio de Rowling à fala da ativista, inclusive, trouxe à tona um vídeo bastante polêmico de Allison Bailey: em um evento da LGB Alliance, a ativista lamenta pelos garotos trans  que fizeram cirurgia de redesignação sexual porque seus seios “nunca conheceram a carícia de um amante“. Assista :

CONFIRA Também:
J.K. Rowling compartilha vídeo que relaciona disforia de gênero ao espectro autista

Até o momento, a fala de Linda Riley não foi comentada pela escritora. Para mais informações sobre as atitudes recentes de J.K. Rowling e dos autores das principais sagas literárias, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar