La Casa de Papel | Por que a última temporada foi dividida em duas partes?

Na última sexta-feira (03), estreou na Netflix a primeira parte da 5ª e última temporada de La Casa de Papel, série espanhola que é uma das principais produções originais do serviço de streaming. Porém, como já estava previsto havia bastante tempo, a última temporada de La Casa de Papel foi dividida em duas partes. Mas por quê?

Se você já assistiu à primeira parte da quinta e última temporada de La Casa de Papel e ficou insatisfeito(a) com a divisão em duas partes, continue lendo esta matéria do Tech News Brasil e descubra por que essa separação foi necessária para a progressão da série.

Por que a última temporada de La Casa de Papel  foi dividida em duas?

Por que a última temporada de La Casa de Papel foi dividida em duas partes? (Imagem: Divulgação/Netflix)
Por que a última temporada de La Casa de Papel foi dividida em duas partes? (Imagem: Divulgação/Netflix)

Há várias razões para os produtores de uma série optarem por dividir uma mesma temporada em duas partes. Dá até para dizer que essa é uma tendência hoje em dia, com séries como LuciferThe Walking DeadBetter Call Saul recorrendo a esse método.

Algumas das razões para isso podem ser: manter a série na boca do povo por mais tempo, interrupções no cronograma de produção, uma temporada com muitos acontecimentos etc. Especificamente no caso da série La Casa de Papel, a quinta e última temporada foi dividida em duas por conta da atual pandemia de Covid-19.

As gravações da 5ª temporada de La Casa de Papel começaram na Europa, especialmente na Espanha, no segundo semestre de 2020. Porém, as gravações se estenderam por 2021. O problema é que, no começo desse ano, os casos de Covid-19 aumentaram consideravelmente na Espanha, fazendo com que diversas cidades, inclusive a capital, Madrid, decretassem uma série de restrições de circulação e aglomeração aos habitantes.

Mesmo que os casos tenham diminuído e as restrições tenham se tornado mais leves, as interrupções na produção da última temporada foram suficientes para que os produtores optassem por dividi-la em duas partes. Por sorte, já na fase de preparação do roteiro, os roteiristas levaram essa possibilidade em consideração.

O criador da série, Alex Pina, até mesmo fez a seguinte declaração antes da estreia do Volume 1:

Quando começamos a escrever a Parte 5 no meio da pandemia, sentimos que precisávamos alterar algumas coisas que eram esperadas de uma temporada com 10 episódios e usar todos os recursos que pudéssemos para criar uma sensação de final de série ou de temporada no próprio primeiro volume“.

Se você já assistiu à primeira parte da 5ª temporada de La Casa de Papel, você certamente sabe ao que Pina está se referindo, pois o final deu bastante o que falar pela dramaticidade, realmente passando uma sensação de final de série/temporada. Caso a nova temporada não fosse dividida em duas partes, o acontecimento em questão provavelmente seria empurrado para o final da temporada.

Ainda assim, muitos fãs acharam que a espera não valeu a pena pelo pouco que foi entregue na primeira parte.

O que esperar do Volume 2 da 5ª temporada?

Na mesma declaração de Alex Pina mencionada acima, o criador da série já nos deu uma boa noção do que podemos esperar do Volume 2 da 5ª temporada de La Casa de Papel.

Segundo Pina, o Volume 2, previsto para chegar ao catálogo da Netflix no dia 03 de dezembro de 2021, será focado mais na situação emocional dos personagens e de como as experiências que eles vivenciaram ao longo das cinco temporadas os tornaram próximos e conectados emocionalmente.

É justamente por isso que, como já comentamos em outra matéria, vários personagens que já faleceram em outras temporadas retornarão nesta última temporada em flashbacks. Como, por exemplo, Berlim (Pedro Alonso) e Nairóbi (Alba Flores).

Portanto, tudo indica que a série La Casa de Papel terminará de maneira dramática e emotiva, sacrificando talvez parte das cenas de ação que foram tão presentes ao longo de toda a série, inclusive no primeiro volume desta última temporada, focando mais nos sentimentos dos personagens e em suas relações.

Gostou dessa matéria sobre La Casa de Papel e a divisão da última temporada em duas partes? Pois aproveite e confira também:
SKY ROJO | Conheça a nova série dos criadores de La Casa de Papel

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar