10 adaptações de livros famosos para assistir na Netflix

Desde o início dos anos 2000, um dos recursos mais recorrentes entre os estúdios cinematográficos e plataformas de streaming tem sido produzir adaptações literárias de obras cujo sucesso já está consolidado.

Apesar das polêmicas, muitas delas são bem recebidas e acabam se tornando sucessos. A Netflix cada vem tem investido nesse tipo de produção e o resultado tem sido extremamente positivo, como é caso das adaptações de Bridgerton e Lupin. A última, aliás, foi recentemente renovada para uma segunda temporada.

Pensando nisso, o Tech News preparou para você, que é um leitor voraz, uma lista com 10 adaptações literárias disponíveis na plataforma de streaming. Entre elas as séries Virgin River e Outlander, e os filmes Bird Box e Por Lugares Incríveis.

Netflix adaptações livros famosos
O Sobre Sagas selecionou 5 filmes e 5 séries baseados em livros de sucesso (Imagem: Reprodução/Fox/Netflix).

Confira a lista completa abaixo:

Séries

Bridgerton (2020)

A série Bridgerton é uma adaptação da saga de mesmo nome da autora Julia Quinn. A primeira temporada da série teve como base o livro “O Duque e Eu“. A produção pretende continuar seguindo a cronologia das obras de Quinn e já tem sua segunda temporada confirmada.

Sinopse: Bridgerton mergulha no mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade londrina do início do século 19. Na época, a família Bridgerton, composta por oito irmãos, se esforça para lidar com o mercado de casamentos, os bailes suntuosos de Mayfair e os palácios aristocráticos de Park Lane. Daphne Bridgerton , a filha mais velha do respeitado clã, se encontra à procura de um marido adequado. Como seus pais, ela gostaria de se casar por amor, mas o irmão mais velho atrapalha seus planos e torna ainda mais difícil sua busca. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Temporadas: 1

Elenco Principal: Phoebe Dynevor, Regé-Jean Page, Julie Andrews

Lupin (2021)

A série Lupin quebrou diversos recordes e se tornou um dos maiores sucessos da Netflix nesse começo de 2021. A produção se inspirou em um dos maiores personagens da literatura britânica, Arsene Lupin, criado por Maurice Leblanc no início do século XX.

Sinopse: Lupin acompanha Assane Diop, um homem que, 25 anos atrás, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin, o famoso “ladrão de casaca” da literatura francesa. Conhecido como “Robin Hood da Belle Époque”, Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20 – e Diop vai seguir seus passos nos dias de hoje. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Temporadas: 1

Elenco Principal: Omar Sy, Shirini Boutella, Ludivine Sagnier

Virgin River (2019)

Adaptada da série de livros da autora Robyn Carr, Virgin River é outro seriado de muito sucesso na Netflix. A complicada história de Melinda Monroe conquistou milhares de espectadores e alcançou o topo da lista de conteúdos mais vistos na plataforma durante várias semanas.

Sinopse: Quando a jovem Melinda Monroe recebe uma proposta de trabalho, decide se mudar de Los Angeles para a pequena cidade de Virgin River. Mas ela logo percebe que a vida nesse lugar remoto é mais difícil do que imagina. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Temporadas: 2

Elenco Principal: Alexandra Breckenridge, Martin Henderson, Colin Lawrence

Sweet Tooth (2021)

Renovada para a 2ª temporada, a série de fantasia Sweet Tooth” apresenta as aventuras de Gus, um híbrido entre humano e cervo que deve cruzar o país na busca de um refúgio para crianças como ele. No caminho, ele é obrigado a forjar alianças e se esquivar de inimigos poderosos.

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico com um vírus mortal e uma nova evolução de humanos híbridos, um menino-servo e um nômade solitário embarcam juntos em uma aventura pela sobrevivência, criando um vínculo extraordinário.

Temporadas: 1

Elenco Principal: Christian Convery, Nonso Anozie, James Brolin

Outlander (2014)

A série Outlander é uma adaptação dos livros de Diana Gabaldon. A série de ficção histórica já conta com 8 volumes e atualmente a autora está trabalhando no nono livro. O seriado, por sua vez, possui 5 temporadas e já foi renovada para mais duas.

Sinopse: Outlander conta a história de Claire Randall, uma enfermeira em combate no ano de 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser, um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Temporadas: 6

Elenco Principal: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Sophie Skelton

Filmes

Para Todos os Garotos Que Já Amei

A trilogia Para Todos os Garotos é sem dúvida um dos maiores sucessos da Netflix dos últimos anos. Os 3 filmes são baseados nos livros homônimos de Jenny Han, que já está trabalhando em outras adaptações de obras suas para o Amazon Prime Video .

Sinopse: Lara Jean Song Covey escreve cartas de amor secretas para todos os seus antigos paqueras. Um dia, essas cartas são misteriosamente enviadas para os meninos sobre os quem ela escreve, virando sua vida de cabeça para baixo. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Lana Condor, Noah Centineo, John Corbett

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018)

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é uma adaptação cinematográfica baseada do romance de mesmo nome escrito por Marie Anne Shaffer. A autora trabalhou na criação do roteiro do filme que vinha sendo planejado desde 2010, mas que só foi lançado em 2018.

Sinopse: Juliet Ashton é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode

Por Lugares Incríveis (2020)

A história de amor entre Violet Marley e Theodore Finch é a base do enredo do best-seller Por Lugares Incríveis. O livro, escrito por Jennifer Niver, foi adaptado pela Netflix no ano passado e se tornou um dos grandes sucessos da plataforma em 2020.

Sinopse: O enredo de Por Lugares Incríveis acompanha Violet Markey e Theodore Finch, que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Elle Fanning, Justice Smith, Keegan-Michael Key

Deixe a Neve Cair (2019)

Deixe a Neve Cair é um livro composto por 3 contos escrito por Maureen JohnsonLauren Myracle e John Green, esse último já conhecido pelas diversas adaptações de suas obras. O filme é um compilado de tudo o que acontece nas três histórias.

Sinopse: Uma forte nevasca atinge a cidade de Gracetown na véspera de Natal e a transforma em um inesperado refúgio romântico. Um trem retido no meio do nada, uma corrida com os amigos no frio congelante e lidar com a tristeza da perda do namorado ideal. Três histórias de amor distintas que se conectam entre si. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Odeya Rush, Kiernan Shipka, Isabela Merced

Bird Box (2018)

Bird Box é sem dúvidas um dos filmes de maior sucesso dos últimos anos. A trama é uma adaptação do livro Caixa de Pássaros do autor Josh Malerman. Uma sequência para o longa já foi confirmada pela Netflix, ainda sem data de estreia prevista.

Sinopse: Malorie e seus filhos estão em um mundo pós-apocalíptico e precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança (Sinopse de: Adoro Cinema).

Elenco Principal: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, Sarah Paulson

Já assistiu a todos esses filmes e séries no catálogo da Netflix? Qual deles é o seu preferido? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que faz sucesso na plataforma de streaming, fique sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar