Manifest: 5 teorias podem explicar os grandes mistérios da série

Desde que foi lançada em 2018, o que não faltam são teorias que tentam explicar a trama de Manifest

Cheia de pontas soltas, a série criada por Jeff Rake é mestre em criar nós na cabeça dos espectadores que, em busca de algum alívio para sua curiosidade, tem buscando incessantemente explicações para os mistérios do voo 828.

Com a 4ª temporada da série ainda em produção, os fãs terão que esperar um bom tempo para descobrir todas as respostas, mas até lá, que tal fazer suas apostas em uma dessas 5 teorias que podem desvendar os segredos de Manifest? Confira!

Universo Paralelo

manifest-5-teorias-podem-explicar-os-grande

ATENÇÃO, os parágrafos a seguir contém spoilers das temporadas de Manifest.

Uma das teorias que mais fazem sentido em relação ao retorno do avião e de seus passageiros é a de que, na verdade, quem retornou foram as versões de passageiros de um universo paralelo, e não as originais que embarcaram no avião.

Esse pensamento poderia confirmar a teoria de Ben de que todos eles morreram no voo 828, mas ao invés de terem voltado à vida, os passageiros mortos foram substituídos por suas versões de uma linha do tempo similar, mas de outro universo.

Os “chamados” servem para reparar a linha do tempo

Como sabemos, todos os passageiros do avião e outros personagens que voltaram à vida, tem uma data limite para viver, que no caso é o mesmo número de dias que passaram mortos ou desaparecidos.

Pois bem, ainda alinhada a teoria do Universo Paralelo, alguns acreditam que os chamados são um vislumbre da linha do tempo original da qual os personagens vieram.

Dessa forma, se essa pessoa não faz com que a linha do tempo siga aquilo que deveria acontecer (respondendo ao chamado) isso pode perturbar o andamento do universo, fazendo com que a existência dessa pessoa se torne insustentável. É como se o universo tivesse que remover àquilo que não deveria estar ali.

Viagem no Tempo

Viagem no tempo é outro ponto extremamente possível na trama de Manifest e entrou em discussão pela primeira vez entre os personagens na 2ª temporada.

Por meio de um diário de um capitão marítimo do século XVI, Ben e a família descobrem que em algum momento quando seu avião desapareceu, ele esteve no mesmo local que o navio cinco séculos antes, com o capitão até mesmo visualizando a aeronave no céu.

O fato de Cal ter ressurgido no final da 3ª temporada em uma versão 5 anos mais velha, só reafirmou a teoria de que, quando desaparecem, as pessoas entram em uma espécie de fluxo temporal. E mesmo que essa não seja a única explicação, ela certamente se mostrará parte da explicação do mistério.

Os personagens foram ressuscitados por uma força divina

manifest-cinco-teorias

Agora, a teoria que mais ganhou espaço durante a 3ª temporada da série foi a de que, os passageiros do 828 foram ressuscitados por uma força divina.

Essa conclusão ganhou força depois que Saanvi encontra safira (historicamente a marca do divino) em todos os casos de desaparecimento, e que várias referências bíblicas começam a surgir nas investigações dos personagens.

Aliás, você pode conferir todas as referências ao cristianismo feitas na série, nesse artigo aqui.

Foi Cal quem criou os “chamados”

Por fim, uma teoria que ganhou muita força após o final bombástico da 3ª temporada da série é a de os chamados não vem de alguma entidade divina, e sim de que foi Cal quem os criou.

Cal sempre foi o personagem com maior ligação com os chamados. Além disso, ele parece ter adquirido a habilidade de simplesmente, sentir e saber de coisas que mais ninguém sabe ou sente.

Seu retorno como adulto no final da temporada após ter desaparecido por apenas alguns momentos, sugerem que o personagem viajou no tempo e em algum momento descobriu o que fazer para vencer a “data de morte”.

Com isso, no futuro ele encontrou uma maneira de projetar psiquicamente (fazer um chamado) indicando o que os passageiros deveriam fazer para sobreviver.

Se analisarmos o que já sabemos até agora sobre Manifest, cada uma dessas teorias faz sentido de alguma forma, mas também apresentam furos.

Dessa forma, só vamos saber o que realmente acontece com os passageiros do 828 após a conclusão da 4ª temporada da série, que ainda será dividida em duas partes.

Haja paciência para esperar!

CONFIRA Também:

Episódios da 4ª temporada de “Manifest” ganham títulos e deixam fãs apreensivos para o fim da série

E então, qual dessas teorias de Manifest você acredita que estão certas? Tem alguma outra explicação sobre os mistérios da série? Divide com a gente aqui nos comentários!

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar