Memórias de uma Gueixa: filme vencedor de 3 Oscar tem conquistado o público da Netflix

Mesmo com a Netflix investindo cada vez mais em filmes e séries originais que tornam seu catálogo cada vez mais exclusivo, bastante comum que títulos licenciados e já lançados há certo tempo também façam sucesso na gigante de mídia. É esse o caso do longa Memórias de uma Gueixa” (Memoirs of a Geisha), longa estadunidense lançado em 2005 nos cinemas.

Produzido pela Amblin Entertainment, empresa gerenciada pelo renomado cineasta Steven Spielberg, o filme se consolidou como um dos maiores sucessos da época e foi indicado a 6 estatuetas do Oscar, levando para casa os prêmios de Melhor Direção de Arte“, “Melhor Fotografia” Melhor Figurino“. Conheça melhor o longa nos tópicos a seguir:

Conheça a história de “Memórias de uma Gueixa”:

Memórias de uma Gueixa: filme vencedor de 3 Oscar tem conquistado o público da Netflix
Filme acompanha trajetória de Chiyo para se tornar uma Gueixa (Imagem: Divulgação/Columbia Pictures).

Todo o enredo de Memórias de uma Gueixa” é focado na vida da personagem Chiyo (Zhang Ziyi), que passou por grandes dificuldades em sua vida. A garota nasce em uma vila de pescadores e, ainda como criança, foi vendida pelo seu pai para uma residência de gueixas. Lá, a personagem segue a tradição e começa se dedicando às tarefas do lar, mas enquanto era treinada para se tornar uma gueixa, ela continuava a nutrir a esperança de um dia voltar para sua família.

Tudo muda quando o destino se encarrega de cruzar seu caminho com o de Iwamura Ken (Ken Watanabe), um dos empresários mais sofisticados e poderosos do país. Não demora muito para que Chiyo se apaixone por ele e, na tentativa de chamar sua atenção, passa a investir nos seus talentos para que se destaque entre as outras gueixas de sua geração.

É a partir desse ponto que a personagem assume o nome de Sayuri e passa a ser guiada por uma das gueixas mais conceituadas da tradição local, Mameha (Michelle Yeoh). Acontece que essa treinadora nutre uma profunda rivalidade por Hatsumomo (Gong Li), uma outra gueixa que reside no mesmo local e faz de tudo para impedir seu sucesso. Conseguirá Sayuri superar os desafios impostos para que realize seu sonho?

Conheça o elenco do filme:

Zhang Ziyi e Michelle Yeoh ganham destaque no elenco do filme (Imagem: Divulgação/Columbia Pictures).

Apesar do Oscar ter concedido indicações às categorias técnicas do filme, é inegável que o trabalho da atriz Zhang Ziyi como protagonista é responsável pela maior parte do sucesso do filme. Pela sua atuação, ela foi indicada às estatuetas de Melhor Atriz” no BAFTA, também conhecido como “Oscar Britânico” e no Globo de Ouro, troféu entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Los Angeles.

Outros destaques também ficam para os atores Ken Watanabe, que interpreta o elegante Presidente Iwamura Ken no filme, Michelle Yeoh, que trilhou uma carreira de muito sucesso após dar vida à sábia Mahema no longa, e Gong Li, estrela e ativista que interpretou Hatsumomo na produção.

Inicialmente, o projeto seria dirigido pelo próprio Steven Spielberg, que acabou abandonando o posto para assumir o comando de A.I. – Inteligência Artificial”. A partir de então, o mesmo passou a ser dirigido por Rob Marshall, conceituado diretor que seguia uma trilha de sucesso após ter dirigido o musical Chicago” (2002), baseado na famosa peça da Broadway.

Vale a pena assistir ao filme na Netflix?

Memórias de uma Gueixa
Filme é uma aposta perfeita para quem gosta de técnica aliada a bom roteiro (Imagem: Divulgação/Columbia Pictures).

Se após todos os pontos evidenciados nos tópicos anteriores você ainda está em dúvida se compensa assistir ao filme no catálogo da Netflixa resposta é clara: sim. E isso porque a complexidade e a sensibilidade do roteiro do longa, baseado em um livro de sucesso, faz com que ele seja uma produção que permite as mais diversas interpretações promete agradar aos mais diversos públicos.

A vida e a trajetória de Chiyo se mostra como uma história marcante que, além de bem trabalhada por um enredo requintado, permite que os espectadores conheçam uma nova cultura e algumas das mais antigas tradições orientais. Os aspectos técnicos, como o cenário deslumbrante e os detalhes do figurino, são apenas um bônus para quem curte filmes que, além de contagiantes, são belos por definição.

Assista ao trailer de “Memórias de uma Gueixa”:

CONFIRA Também:
7 lançamentos da Netflix mais aguardados depois de Stranger Things

Você já assistiu Memórias de uma Gueixa” no catálogo da NetflixO que você achou do enredo e dos elementos do filme? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e todas as outras produções que fazem sucesso na plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar