Munique: No Limite da Guerra – Conheça o filme que é sucesso na Netflix. Vale a pena assistir?

E os amantes de história, em especial sobre o período da Segunda Guerra Mundial, ganharam mais uma super produção sobre o tema para assistir na NetflixMunique: No Limite da Guerra  é um filme britano/alemão que estreou na plataforma no último dia 21 de janeiro e já está entre os mais vistos.

Baseado no livro de Robert Harris, o filme explora o período pré-Segunda Guerra, e acontecimentos não muito conhecidos daquele momento.

Confira a seguir todos os detalhes sobre a produção antes de dar play na Netflix.

Sobre Munique: No Limite da Guerra

Na Europa de 1938, a maior parte do continente já está em alerta para uma provável declaração de guerra. Hitler está prestes a invadir a Tchecoslováquia enquanto o primeiro-ministro britânico da época, Neville Chamberlain, busca uma solução não violenta para o impasse.

É nesse cenário que os amigos Hugh Legat e Paul von Hartmann, agora em países opostos, se encontram em Munique para uma reunião de emergência.

A partir de então, ambos se envolvem em uma trama que tem como objetivo frear as investidas iniciais de Hitler e, quem sabe, evitar o início da luta armada.

Produção

munique no limite da guerra

A produção de Munique: No Limite da Guerra iniciou em 2020, com o elenco sendo anunciado em novembro daquele ano.

Christian Schwochow foi escolhido como o diretor do longa, com roteiro de Ben Power.

Oficialmente, o filme estreou no London Film Festival em outubro de 2021. Em seguida, teve uma estreia limitada em alguns cinemas dos Estados Unidos e 14 de janeiro desse ano, antes de chegar à Netflix.

Elenco

Essa produção histórica conta com um elenco de peso, incluindo o oscarizado Jeremy Irons, que nesse longa assume o papel do primeiro-ministro Neville Chamberlain.

Além do veterano, George Mackay é outro dos protagonistas desse filme. O jovem ator que entrou no radar mundial após assumir o papel de protagonista no longa de guerra, 1917, dá vida ao secretário britânico Hugh Legat, uma das peças-chave do filme na tentativa de derrubar Hitler antes do início da guerra.

Por fim, Jannis Niewöhner é o ator que assume o papel de Paul von Hartmann, personagem na outra ponta da tentativa de conspiração contra o líder da Alemanha.

Além dos três, ouros nomes no elenco são Alex Jennings, Sandra Hüller, Liv Lisa Fries, August Diehl, Jesica Brown Findlay, Anjli Mohindra, Ulrich Mattes, Mark Lewis Jones e Abigail Cruttenden.

Um filme fictício para entender os bastidores do pré-guerra

Como dito lá no início, esse é um filme para quem gosta de história, no entanto, é importante saber que boa parte da história não passa de ficção, ainda que o contexto geral seja baseado em fatos.

Acostumados com filmes e séries que mantém o destaque nos atos da guerra já iniciada, ou em períodos mais próximos de seu fim, o novo filme da Netflix se apresenta como uma novidade satisfatória, dando ao espectador novos fatos para refletir.

Em Munique: No Limite da Guerra temos um roteiro que tenta evidenciar quais foram os esforços ocorridos ao redor da Europa, especialmente na Inglaterra, para evitar que o conflito armado iniciasse. No entanto, personagens como Hugh Legat Paul von Hartmann não são reais, sendo apenas livremente inspirados em personalidades que realmente viveram o período.

Ainda assim, mesmo com a trama de espionagem dos dois homens não passando de trama literária, o filme carrega diversos fatos compatíveis com a realidade, entre eles, as negociações entre o primeiro-ministro ChamberlainAdolf Hitler, e os acontecimentos envolvendo a iminente entrega da Checoslováquia aos nazistas.

Dessa forma, diferente das produções que trazem Churchill como um dos principais líderes já no combate corpo-a-corpo contra o fascista da Alemanha, nesse filme, acompanhamos as manobras adotadas pelo primeiro-ministro anterior, Chamberlain, na tentativa de manter a paz o maior tempo possível.

Em resumo, ainda que nem todos os acontecimentos expostos no filme possam ter ocorrido exatamente daquela forma, é evidente que a história tenta adaptar ao máximo os fatos históricos, concluindo um ótimo trabalho ao informar e entreter de forma ritmada e nada massante.

CONFIRA Também:

5 séries parecidas com Ozark para você maratonar na Netflix

E então, vai conferir Munique: No Limite da Guerra na Netflix? Quando terminar, não deixe de voltar aqui e nos contar a sua opinião.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar