Naquele Fim de Semana | Entenda porque o filme da Netflix foi reprovado pela crítica; vale a pena assistir?

Desde que estreou no catálogo da Netflixna última quinta-feira (3), o filme original Naquele Fim de Semana” tem gerado repercussões entre os assinantes da plataforma de streaming. Isso se deve, em grande parte, ao seu enredo despretensioso e a participação da estrela Leighton Meester (Gossip Girl) em seu elenco principal.

O filme acompanha os acontecimentos recentes na vida de Beth (Meester), personagem que tem a tradição de realizar uma viagem anual com sua melhor amiga, Kate (Christina Wolfe). Tudo muda quando, em uma viagem para a Croácia, Beth amanhece sozinha e percebe que sua companheira está desaparecida, e agora tem que desvendar os mistérios que envolvem o sumiço.

Baseado no livro de mesmo nome, o filme conta com apenas 90 minutos de duração e tem a investigação do desaparecimento de Kate como seu elemento central. Apesar de seus índices promissores entre os assinantes, o filme original não tem agradado muito a crítica especializada, e os motivos dessa divisão de opiniões você confere a seguir:

Por que “Naquele Fim de Semana” foi reprovado pela crítica?

Naquele Fim de Semana | Entenda porque o filme da Netflix foi reprovado pela crítica; vale a pena assistir?
Naquele Fim de Semana: filme foi reprovado por mais de 45% da crítica especializada (Imagem: Divulgação/Netflix).

Um dos principais termômetros de repercussão crítica de filmes e séries é o índice de aprovação do título na plataforma Rotten Tomatoes, que compila vereditos de críticos do mundo inteiro. Por lá, o longa Naquele Fim de Semana” conta com a aprovação de apenas 55% da crítica especializada, o que é considerado um índice negativo de acordo com os preceitos da plataforma.

Índice de aprovação de “Naquele Fim de Semana” no Rotten Tomatoes (Imagem: Reprodução/Rotten Tomatoes).

Entre os críticos que aprovam o filme, os argumentos mais frequentes se referem à sua capacidade de entreter quem o assiste, já que de acordo com eles, o fato do filme ser “previsível e desajeitado” em alguns pontos é algo intencional, que faz parte da premissa da produção. Aqui, contudo, há de se destacar que nenhum dos críticos que aprovaram o filme deram nota máxima para ele – a maioria, na verdade, são índices bem medianos.

Já entre quem desaprovou o enredo, os argumentos mais frequente são suas reviravoltas previsíveis e seu caráter anticlimático – o que faz com que o filme siga em um mesmo tom narrativo durante suas diversas etapas. De acordo com os críticos, por ser um filme que aborda um mistério de assassinato, era de se esperar que o longa fugisse um pouco do que é esperado – e não foi exatamente isso que aconteceu.

Vale a pena assistir ao filme?

Naquele Fim de Semana:
Naquele Fim de Semana: filme é recomendado para quem busca por entretenimento leve (Imagem: Divulgação/Netflix).

Ao se analisar a repercussão crítica de um filme, é necessário salientar que as opiniões dos especialistas nem sempre coincidem com a do público geral. Isso acontece porque, nesses vereditos, elementos técnicos acabam tendo um peso grande na avaliação.

A resposta se vale ou não a pena assistir Naquele Fim de Semana“, portanto, está crucialmente relacionada a qual a pretensão dos seus espectadores. Se você pretende assistir a um filme complexo, com enredo pesado e arcos secundários relevantes, esse título certamente não é uma recomendação para você.

Mas se sua pretensão é assistir um filme leve, que te conduz pela investigação de um crime intrigante e é capaz de te prender por um curto período de tempo, Naquele Fim de Semana” pode ser a aposta ideal. Por ter uma duração curta, o filme não se arrisca em subtópicos supérfluos e se entrega completamente ao seu enredo principal – que apesar dos seus furos e soluções fáceis, é perfeitamente capaz de entreter.

Se você acha que Naquele Fim de Semana” é o filme ideal para você, assista-o e não se esqueça de compartilhar suas opiniões com a gente nas redes sociais. Para mais informações sobre o filme e todos os outros principais lançamentos da Netflix, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Fonte: Rotten Tomatoes

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar