O Culpado | Tudo sobre o novo suspense com Jake Gyllenhaal na Netflix

Outubro chegou e com ele a Netflix começa a temporada de lançamentos de suas produções mais aguardadas do ano. Entre as estreias do mês, o suspense “O Culpado” já tem alvoroçado os fãs de produções com elencos populares, e a seguir a gente te conta mais sobre o filme.

Remake da produção dinamarquesa de mesmo nome, os direitos de “O Culpado” foram adquiridos em 2018 pelo ator Jake Gyllenhaal, que além de atuar como protagonista na versão estadunidense, também é produtor executivo do filme.

Com menos de uma semana desde a estreia na Netflix, a produção já se encontra no top 10 de mais assistidos da plataforma e vem sendo bem avaliada pela crítica especializada.

Veja a seguir mais detalhes sobre a produção de “O Culpado” que talvez te empolguem a dar uma chance para o filme na Netflix.

Enredo de “O Culpado” na Netflix

Joe Bayler (Jake Gyllenhaal) é um policial que trabalha como atendente de chamadas na central de emergência da polícia após ter sido rebaixado de cargo.

Em mais um dia tedioso de trabalho, o rabugento atendente precisa lidar com ligações convencionais, das quais muitas beiram o ridículo. As coisas mudam quando ele recebe a chamada de uma mulher que, fingindo estar falando com o filho, está na realidade reportando que foi sequestrada e está em risco.

A partir daí, Joe precisa retomar suas antigas habilidades como investigador para tentar ajudar a mulher mesmo a distância. Porém, quando ele começa a entender melhor sobre o crime que está atendendo, seu psicológico é abalado e ele precisa de todas as forças para manter o controle.

Produção

O Culpado Netflix

Como já citado, o filme que estreou na Netflix é na verdade um remake de uma produção dinamarquesa lançada em 2018, (e que está disponível na Amazon Prime Video com o nome de “Culpa”).

Sendo assim, como já é de praxe de Hollywood, não demorou para que a história muito bem sucedida em seu país de origem tivesse seus direitos adquiridos, e recebesse uma versão com grandes nomes do cinema mundial.

Além de Jake Gyllenhaal, o outro grande nome a assinar a produção da Netflix é Antoine Fuqua que assumiu tanto parte da produção quanto a direção do longa.

Fuqua é mais conhecido por ter dirigido “Dia de Treinamento”, filme que deu um Óscar para Denzel Washington e rendeu uma nomeação para sua co-estrela, Ethan Hawke.

O roteiro do filme ficou sob a responsabilidade do roteirista Nic Pizzolatto.

Curiosidades da Produção de “O Culpado”

Alguns fatos curiosos sobre as filmagens de “O Culpado” é que elas iniciaram em novembro de 2020 e duraram apenas 11 dias. 

Além disso, poucos dias antes do inicio das gravações, uma pessoa da produção acabou testando positivo para Covid-19. Com isso, o diretor do filme que havia tido contato com essa pessoa precisou se isolar e fazer o teste, que acabou dando negativo.

De qualquer forma, para não atrasar o cronograma e garantir maior segurança a ele e ao restante dos envolvidos, Fuqua dirigiu o filme todo de dentro de uma van. Ele tinha acesso a telas que lhe permitiam ver tudo o que estava acontecendo, e mantinha contato dessa forma com elenco e produção.

Elenco

Apesar de a história em si de “O Culpado” ser extremamente interessante, sem dúvidas o que marca um grande diferencial da produção é o elenco escalado para dar vida aos personagens, e mais que isso, em muitos casos com apenas suas vozes “aparecendo” em cena.

Esse foi o caso de Ethan Hawke Paul Dano, que precisaram dar tudo em suas atuações “vocais”, já que na maior parte do filme apenas Gyllenhaal aparece na frente das câmeras.

As estrelas de “Dia de Treinamento” e “Os Suspeitos” deram vida ao Sargento Bill Miler e a Matthew Fontenot de forma muito menos convencional do que estão acostumados.

Outros nomes no elenco são Riley Keough, Christina Vidal, Da’Vine Joy, Peter Sarsgaard, Adrian Martinez, Eli Goree, Christiana Montoya, Bill Burr, entre outros.

Recepção da Crítica

Antes de estrear na Netflix, o filme fez seu lançamento no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2021. Depois disso, teve lançamento limitado em alguns cinemas, o que prova que a Netflix tem aspirações de premiação com o longa.

Até o momento as críticas para “O Culpado” tem sido positivas e o filme possui média de 69% de aprovação no Rotten Tomatoes, o que o classifica como “fresco”.

Apesar disso, parte da crítica especializada acredita que, ainda que bem atuado e dirigido, o filme não consegue fugir da “americanização” de seu enredo em comparação com o original. Dessa forma, muitos acreditam que a produção dinamarquesa ainda é superior.

Entre os espectadores as opiniões sobre o filme também são em sua maioria positivas, e até o momento o filme conta com 77% de aprovação no Google.

CONFIRA Também:

Maid | Conheça a história real que inspirou a nova minissérie da Netflix

E então, animado para assistir a “O Culpado” na Netflix? Não esquece de contar para a gente qual a sua opinião sobre o filme depois que terminar de assistir, ok!?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar