O Mais assistido: Filme Polêmico do Batman lidera a audiência da HBO Max

A FlixPatrol é uma ferramenta que mensura a audiência de alguns serviços de streaming. Nos últimos dias, ela vem indicando que um polêmico filme da DC Comics relacionado ao universo do Batman está liderando a audiência da categoria “filmes” dentro da plataforma.

A animação adaptada que está ocupando a liderança do ranking da HBO Max é “Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke). Além do Brasil, outros 20 diferentes países apontam para a mesma tendência.

Essa animação é inspirada na história em quadrinho lançada em 1988. O filme, de mesmo nome da HQ, por sua vez, foi lançado pela DC em 2016 e, desde então, vem despertando alguns sentimentos conflitantes entre os fãs.

Mas por que o filme Batman: A Piada Mortal é polêmico?

Existem duas razões que podem ser discutidas acerca das polêmicas que envolvem essa produção. A história de Alan Moore e Brian Bolland traz, desde a época em que foi lançada nos quadrinhos, diversos problemas, principalmente com a forma como a personagem Bárbara Gordon foi retratada – usada apenas como um objeto sem profundidade para a história.

Coringa, para atingir Batman e o Comissário Gordon, alveja com um tira a filha do policial deixando-a paraplégica. Após isso, ele tira fotos dela nua para torturar Gordon e provocar a ira de Batman.

Porém, com já dito acima, a personagem de Bárbara é tratada sem a devida profundidade necessária para entender todo o contexto desse crime – fazendo dela apenas um objeto de atenção – e isso foi reconhecido por Alan Moore anos depois. Em entrevista dada em 2000, ele disse:

Não acho que seja um livro muito bom. Não diz nada muito interessante.” (fonte: Blather)

Além da polêmica que veio da história original, o filme que está fazendo sucesso na HBO Max ainda tem uma cena um pouco fora do tom entre Batman e BatGirl – logo no prólogo – algo totalmente novo.

Os dois personagem aparecem em uma cena de forte cunho sexual e isso pode chocar alguns fãs que estão esperando assistir apenas mais uma animação do homem-morcego. Por isso, cuidado com as crianças – não assista na presença delas.

Mesmo defendendo a cena, o animador chefe da produção, Bruce Timm, reconheceu que a cena geraria alguma reprovação por parte do público. Ele disse:

Estávamos cientes de que é um pouco arriscado. Definitivamente, há algumas coisas naquela primeira parte do filme que serão polêmicas.” (Fonte: ComicBook)

Porém, mesmo com todas essas polêmicas que esse roteiro pesado trás para a animação, o filme é um grande sucesso na plataforma e, certamente, continuará entre os mais assistidos.

Você gosta dos filmes de desenho do Batman? Essas polêmicas, de alguma forma, incomoda você? Se você estiver interessado em se aventurar em Batman:  A Piada Morta, assine a HBO Max e aproveite esse conteúdo e muitos outros ofertados pelo serviço de streaming.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar