O Projeto Adam: 5 motivos para assistir e 2 para passar longe desse filme da Netflix

Desde o início do ano, quando a Netflix anunciou quais seriam suas principais apostas para os filmes de 2022, o longa O Projeto Adam” tem se destacado entre as demais produções originais da plataforma de streaming. Agora, que o mesmo já está disponível no catálogo, a gigante de mídia teve a confirmação do seu potencial quando ele estreou na mais alta posição do Top 10 em vários países – Brasil incluído.

Apesar da excelente repercussão e do filme já ter sido assistido por milhões de espectadores, certamente ainda existe uma grande gama de assinantes que estão em dúvida sobre assistir ao filme. Pensando nisso, o Sobre Sagas selecionou alguns motivos pelos quais você deve – ou não – assistir O Projeto Adam” no catálogo da plataforma. Confira:

Motivos para assistir “O Projeto Adam”

Para além da repercussão numérica – importantíssima para a Netflix – o filme O Projeto Adam” também tem arrancado bons vereditos da crítica especializada e da audiência geral. É claro que, com isso, é possível citar dezenas de motivos que fazem do longa uma experiência imperdível para os assinantes da plataforma, mas o Sobre Sagas se limitou em citar apenas 5:

1. Filme leve e descontraído

Decisões criativas do enredo o conduzem por um caminho leve e descontraído (Imagem: Divulgação/Netflix).

O primeiro – e talvez principal – motivo pelo qual você deve assistir O Projeto Adam”  na Netflix é exatamente na forma como sua história é contada. Ao abdicar-se de dar uma complexidade excessiva aos temas retratados, a produção do filme consegue fazer uma mistura de gêneros narrativos que funciona muito bem e é capaz de entreter o público durante sua duração. Com isso, atualmente, O Projeto Adamé a escolha perfeita para quem quer um entretenimento fácil e despretensioso. 

2. Ficção científica clássica

"O Projeto Adam" conta com referências de diversos outros filmes de ficção científica (Imagem: Divulgação/Netflix)
“O Projeto Adam” conta com referências de diversos outros filmes de ficção científica (Imagem: Divulgação/Netflix)

Outro motivo que faz “O Projeto Adam” ser uma escolha perfeita é a quantidade de referências a filmes clássicos de ficção científica. Quem já assistiu produções como “De Volta Para o Futuro”, “Star Wars” e “O Exterminador do Futuro”  certamente encontrará diversas conexões entre esses filmes, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora e divertida para os espectadores mais atentos.

3. Elenco com grandes nomes de Hollywood

Elenco de “O Projeto Adam” conta com diversas estrelas promissoras de Hollywood (Imagem: Divulgação/Netflix).

É impossível falar sobre O Projeto Adam” sem comentar sobre o time de atores talentosos que fazem parte do filme. A começar pelo protagonista, Ryan Reynolds, que já participou de grandes sucessos como “Deadpool” “A Proposta”. Além dele, também fazem parte do elenco atores premiados como Mark Ruffalo (Os Vingadores;
De Repente 30), Jennifer Garner (Dia do Sim; De Repente 30) e Zoe Saldaña (Guardiões da Galáxia; Avatar).

4. Temáticas relevantes para os espectadores

Apesar de ritmo descontraído, filme conta com diversas lições de moral em sua história (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar da história leve, O Projeto Adam” consegue, ainda assim, retratar temas importantes e traz em seu enredo lições de moral relevantes sobre o futuro, consequências dos seus atos responsabilidade. De forma descontraída, o filme ainda apresenta arcos secundários sobre bullying e, principalmente, a valorização do amor e ensinamentos dos pais durante o processo de amadurecimento.

5. Fique por dentro do que é sucesso

O Projeto Adam: 5 motivos para assistir e 2 para passar longe desse filme da Netflix
“O Projeto Adam” deve ser um dos principais lançamentos da Netflix em 2022 (Imagem: Divulgação/Netflix).

Por fim, um motivo que é quase redundante mas não de menor importância: o mundo do entretenimento é cheio de referências e conexões, e considerado o sucesso estrondoso de “O Projeto Adam” na Netflix, você certamente não irá querer ficar por fora de uma das principais estreias do ano. Ao assistir ao filme, você conseguirá emitir suas próprias opiniões pelo meemos e, além disso, avaliar por si próprio os pontos que o fazem ser um longa digno de assistir – ou não.

CONFIRA Também:
O que explica o sucesso do filme “O Projeto Adam” da Netflix?

Motivos para não assistir “O Projeto Adam”

Como nem tudo são flores, existem também alguns motivos que fazem O Projeto Adam” um filme não recomendado para todos os públicos. Se você se incomoda com algum dos elementos a seguir, portanto, talvez seja melhor ignorar toda a repercussão que o filme tem feito e procurar outros conteúdos para sua maratona.

1. Profundidade do filme

O Projeto Adam
Apesar de retratar viagem no tempo, filme não se aprofunda muito nesse sentido (Imagem: Divulgação/Netflix).

Aqui, o que está em jogo é uma escolha criativa que já foi citada antes: na tentativa de entregar uma história leve e descontraída, os criadores do filme tiveram que cortar diversas explicações que, se apresentadas durante o enredo, poderiam quebrar o ímpeto da narrativa e, dessa forma, deixar a trama mais maçante. Por esse motivo, os preceitos que embasam a viagem no tempo e seu mar de possibilidades não ganham complexidade durante a história – e apesar disso ter salvado a experiência para alguns, pode acabar decepcionando outros.

2. Clichês de ficção científica

Em diversos momentos, o enredo abraça clichês que podem deixar a trama previsível (Imagem: Divulgação/Netflix).

Apesar de não se aprofundar muito no tema – o que é comum a diversos filmes de ficção científica – o filme O Projeto Adam” ainda trás diversos clichês de títulos clássicos da ficção científica. Muitas vezes, inclusive, esses clichês apresentam-se como referências diretas aos filmes de origem, como já citado antes. A existência deles, contudo, podem acabar deixando a trama previsível em alguns pontos e, com isso, entediar um pouco quem já está acostumado com o gênero.

Assista ao trailer de “O Projeto Adam”:

E você, já assistiu O Projeto Adam” no catálogo da NetflixCompartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o filme todas as suas outras produções preferidas do streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar